Página Inicial » Emagrecimento » Sinefrina emagrece? Veja seus benefícios, efeitos colaterais e onde comprar

Sinefrina emagrece? Veja seus benefícios, efeitos colaterais e onde comprar

A Sinefrina é um excelente estimulante natural que auxilia na queima de gordura e ainda melhora o desempenho em atividades físicas.

Sinefrina

O que é

A p-sinefrina ou simplesmente sinefrina é uma substância natural encontrada na casca da laranja-amarga também conhecida como laranja-azeda (Citrus aurantium) que é de origem oriental. É uma substância com ações termogênicas e estimulantes, muito procurada com a finalidade de perda de peso e de gordura.

A sinefrina passou a ser utilizada em substituição a uma outra substância, a efedrina, cujo uso foi proibido pela Food and Drug Administration (FDA) desde 2004 por causa dos seus fortes efeitos colaterais encontrados, entre eles estão o aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial e maiores chances da ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), além de problemas psiquiátricos.

A sinefrina possui efeitos semelhantes aos da efedrina por causa de suas formas moleculares que também são semelhantes, porém, aquela possui efeitos colaterais bem mais brandos comparados aos desta. Por isso é indicada pela sociedade médica e desportista em substituição à efedrina.

Mesmo com fórmulas moleculares semelhantes, a opção de uso da sinefrina em substituição à efedrina tem sido por causa do seu efeito termogênico que é bem maior e por causa dos seus efeitos colaterais mais amenos.

Antigamente, a sinefrina era bastante utilizada como uma substância medicinal para tratamento de patologias. Hoje, tem sido mais utilizada como um produto ergogênico.

Benefícios

1. Emagrecimento

Os principais benefícios oferecidos por esse produto são promover o emagrecimento, a perda de gordura e combater a obesidade. Esses benefícios ocorrem por causa do efeito estimulante e termogênico dessa substância.

Uma substância termogênica, quando ingerida, aumenta o trabalho do metabolismo e aumenta a temperatura corporal. Esses dois fatores promovem uma queima calórica maior estimulando, assim, a perda de peso.

2. Efeito ergogênico

Essa substância também possui um efeito ergogênico, ou seja, é utilizada para o aumento do desempenho esportivo. Isso ocorre porque ela estimula o sistema nervoso central e induz a liberação de adrenalina. Com isso, ocorre não só o aumento da performance atlética como também o ganho de massa magra com a prática da musculação.

A sinefrina emagrece?

Essa substância emagrece porque possui a ação termogênica. O efeito termogênico ocorre porque esse composto estimula o sistema nervoso central, especificamente o sistema nervoso adrenérgico, que é sensível aos neurotransmissores adrenalina e noradrenalina.

Com esse efeito sobre o sistema nervoso central adrenérgico, a sinefrina acelera o metabolismo ao aumentar a taxa metabólica basal e ao aumentar a temperatura corporal. Com isso, ocorre a lipólise (quebra das gorduras) para que haja utilização das reservas de gorduras como fonte de energia. Dessa forma, ocorre a perda de gordura e, consequentemente, do peso.

A sinefrina exerce um efeito emagrecedor mais eficaz quando a sua ingestão é aliada a uma alimentação saudável e pobre em carboidratos refinados como arroz branco, pão branco e alimentos ricos em açúcar refinado, já que estes alimentos são os principais causadores do aumento do peso.

Sabemos que a fonte de energia primária do organismo são os carboidratos. Quando estes nutrientes estão em excesso no corpo, parte deles é convertida em reserva de energia na forma de gordura corporal, o tecido adiposo. Quando a ingestão de carboidratos se torna reduzida, o corpo passa a utilizar essa reserva de gordura corporal como fonte de energia. Com isso, o corpo perde peso e com a ajuda de uma substância termogênica o processo de emagrecimento se torna mais acelerado fazendo com que o corpo emagreça de forma mais rápida.

Em alguns casos foi observada uma maior ação do hormônio insulina através da ação da sinefrina. Isso ocorre por causa da melhora da sensibilidade do organismo a esse hormônio. Dessa forma, evita-se o aumento do acúmulo de gordura e, consequentemente, o aumento do peso corporal.

Por causa do seu efeito emagrecedor, a sinefrina é utilizada como um dos componentes de suplementos para a perda de peso.

Efeitos colaterais da sinefrina

Apesar de ser obtida de uma fonte natural, essa substância pode causar algumas reações adversas. Por isso, é fundamental o cuidado com o uso dessa substância.

Como vimos, ela age diretamente estimulando o sistema nervoso central aumentando os batimentos cardíacos e a pressão arterial elevando, então, o risco de alterações no sistema cardiovascular.

Porém, o nível dos efeitos adversos vai depender da quantidade ingerida, da ação em cada organismo e da tolerância do mesmo a essa substância. Os efeitos adversos podem ocorrer tanto por superdose quanto por baixa tolerância do organismo mesmo em pequenas quantidades administradas.

Além dos efeitos colaterais principais que são o aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, a sinefrina pode causar outros efeitos adversos como:

  • Sudorese;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Problemas digestivos;
  • Dilatação da pupila;
  • Insônia;
  • Vasoconstrição (pode causar hemorragias).

Indicações

Essa substância pode ser usada para a perda de peso e para o aumento do desempenho esportivo, porém, somente com acompanhamento médico.

Contraindicações

A sinefrina é contraindica para pessoas que possuem problemas cardíacos, pressão alta e insônia. Como essa substância estimula diretamente o sistema nervoso central, pessoas que já sofrem com esses problemas podem ter os efeitos agravados. Além disso, também é contraindicada para gestantes e lactantes.

A ingestão dessa substância também é contraindicada para pessoas que possuam distúrbios alimentares, principalmente a anorexia nervosa, pois os sinais de hipotensão e bradicardia podem ficar mascarados.

Como consumir

Não consuma esse produto por conta própria. O ideal é procurar primeiro um médico para que você possa verificar o seu estado de saúde geral e ver se não tem nenhuma contraindicação do uso dessa substância.

A sinefrina é encontrada na forma de suplementos em cápsulas e pode ser tomada isoladamente ou em combinação com outra substância. Porém, como vimos, somente o profissional especializado pode dizer se você pode fazer uso dessa substância, além de orientar como você deve ingeri-la e indicar a quantidade certa para você tomar de acordo com o seu estado clínico e nutricional.

É importante, ainda, tomar cuidado com produtos que contêm sinefrina aliada a outros estimulantes como a cafeína, por exemplo, para que os efeitos colaterais e os riscos à saúde não sejam aumentados.

Onde comprar? É liberado pela Anvisa?

Caso queira comprar produtos que tenham essa substância emagrecedora, você pode visitar os artigos de famosos termogênicos nacionais como o Sineflex e importados como Lipo 6, que possuem a sinefrina em suas composições.

Atualmente a Anvisa libera a venda de produtos no Brasil que tenham a sinefrina em suas composições.

Nota

Esse artigo tem caráter informativo e não substitui a orientação profissional. Antes de utilizar qualquer que seja o termogênico ou suplemento alimentar, um profissional da saúde deve ser consultado.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Leia também

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!