Página Inicial » Dietas e Nutrição » Frutas » Seriguela – Seus 5 principais benefícios e como consumir

Seriguela – Seus 5 principais benefícios e como consumir

A seriguela por conter vitaminas e cálcio, seu consumo ajuda a prevenir algumas doenças por aumentar o sistema imunológico, fortalece os ossos, e ainda por ser rica em fibras, combate o colesterol ruim. Veja agora todos os seus benefícios.

Seriguela

A Seriguela é uma fruta encontrada na região Nordeste do Brasil, sendo também conhecida como Cajá Vermelho ou Ameixa da Espanha.

O fruto realmente lembra um cajá, só que menor. Se você nunca viu um cajá, pode imaginar a Seriguela como uma pequena fruta de cor alaranjada ou vermelha, um pouco maior do que uma acerola e em um formato mais cilíndrico.

A Seriguela possui um caroço relativamente grande em comparação ao tamanho da própria fruta, e seu sabor, quando madura, é bem adocicado. Pode ser consumida tanto in natura quanto para fazer sucos naturais.

A Seriguela pertence à família das Anacardiáceas, sendo nativa da América do Sul e América Central. É possível encontrar a produção no Brasil em alguns estados no Norte e no Sudeste, como em São Paulo, embora sua produção se concentre na região Nordeste.

Propriedades da Seriguela

A Seriguela pode ser utilizada como um diurético natural, pois possui a função de eliminar toxinas e excesso de líquido do organismo. Ela também tem a propriedade de fornecer energia para o metabolismo, funcionando como um energético natural, assim como o guaraná em pó, por exemplo.

A Seriguela também é rica em vitaminas e minerais. Por ser rica em ferro, ela é utilizada para o tratamento de anemia, e por conta de outras vitaminas e sais minerais, ela é muito utilizada para tratar febres, diarreias e acúmulo de gases no intestino.

A fruta também possui uma boa quantidade de antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres, moléculas instáveis que envelhecem precocemente as células e que podem causar várias doenças.

Outra propriedade interessante da Seriguela é que a fruta possui uma boa quantidade de fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Além disso, ela diminui o colesterol ruim e ainda serve como fonte de energia para quem pratica esportes, já que possui uma quantidade generosa de carboidratos.

Composição e valor nutricional da Seriguela

A Seriguela é uma fruta doce composta por muitas vitaminas e minerais, tais como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B12;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Fibras;
  • Carboidratos.

Um fruto pequeno pode possuir em média:

  • 7,6 kcal  0,38% de VD;
  • 1,89 g de carboidratos  0,63% de VD;
  • 0,14 g de proteínas  0,19% de VD;
  • 0,39 g de fibras  1,56% de VD.

É uma boa opção para quem busca se alimentar bem e ao mesmo tempo consumir alimentos que forneçam energia, já que além de fornecer energia é muito pouco calórica.

Para que serve a Seriguela?

O uso da Seriguela depende muito do que cada um busca com o consumo da fruta. Ela pode servir tanto para regular o intestino quanto para fornecer energia ou mesmo servir de alimento pós-treino por possuir poucas calorias.

A Seriguela pode servir até mesmo para limpar ferimentos ou aliviar queimaduras (é preciso utilizar o extrato da fruta), e também para fortalecer de modo saudável o sistema imunológico, por ser rica em vitaminas, principalmente em Vitamina C.

A fruta ainda é utilizada também para aumentar a produção de glóbulos brancos utilizados na defesa do organismo quando a produção está em baixa. A fruta não só fortalece os glóbulos brancos como também ajuda o organismo a produzir uma quantidade maior.

Outra utilidade da fruta se dá no tratamento de doenças como a anorexia.

Leia também => Morango: Seus benefícios para saúde, propriedades e principais vitaminas

5 benefícios da Seriguela

São vários os benefícios da Seriguela. Vamos listar abaixo cinco dos principais benefícios à saúde:

1. Redução do inchaço

A Seriguela possui a propriedade natural de ser diurética. Isso faz com que ela ajude o corpo a eliminar excesso de líquidos acumulados no corpo (muito disso pode ser pelo consumo excessivo de sódio presente em alimentos industrializados).

Isso também faz com que toxinas sejam eliminadas. O corpo acaba perdendo o inchaço causado pelo excesso de líquido e causa uma sensação de emagrecimento.

Isso porque a redução de líquido no organismo emagrece necessariamente, já que não há qualquer alteração química na utilização de gorduras como fonte de energia. Por isso a sensação de emagrecimento.

2. Redução de LDL

Como a Seriguela possui uma boa quantidade de fibras, há uma absorção menor por parte do intestino de gorduras.

Isso faz com que a quantidade de LDL seja reduzida (LDL é o colesterol ruim, não confundir com HDL, o colesterol bom) e que haja uma regulação melhor do colesterol no sangue.

3. Fortalecimento do sistema imunológico

São muitos os fatores que podem causar doenças no organismo, como má alimentação, exposição frequente às substâncias nocivas à saúde, etc.

Isso faz o sistema imunológico enfraquecer e consequentemente ficamos mais propensos a ficarmos doentes por conta da ação de vírus e bactérias.

A fruta é rica em zinco e principalmente Vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico e dificultam a ação de microrganismo que podem afetar o nosso organismo.

4. Fortalecimento dos ossos

Na verdade, o consumo da fruta pode auxiliar tanto no fortalecimento de ossos quanto de unhas, dentes e cabelo, já que a Seriguela é rica em cálcio.

Esse é o mineral mais abundante no organismo, responsável também pela contração muscular. A deficiência de cálcio pode causar danos sérios à saúde, como enfraquecimento dos dentes e ossos, causando doenças como a Osteoporose e aumentando as chances de ocorrer uma fratura óssea.

5. Combate à formação do câncer

A Seriguela possui muitos antioxidantes em sua composição, o que favorece o combate aos radicais livres.

Isso também faz com que a fruta combata células cancerígenas, diminuindo desse modo a formação de tumores malignos. A fruta não é capaz de curar o câncer, mas ela ajuda a combater a formação da doença.

Como consumir a Seriguela? Existem efeitos colaterais que exigem a precaução antes do consumo?

A Seriguela pode ser consumida de diversos modos. Ela pode ser consumida in natura, em forma de suco ou mesmo como geleias e doces.

Ela também pode ser consumida em forma de compota e até mesmo na salada. Embora não seja o mais comum, a fruta é utilizada em alguns pratos salgados típicos do Nordeste.

Não existem efeitos colaterais da Seriguela. No entanto, é preciso ficar atento antes de consumir a fruta, porque o consumo sem higienização adequada pode causar disenteria e outros problemas intestinais. Isso porque a fruta pode estar contaminada com bactérias que podem infectar o sistema gastrointestinal.

Inclusive, o ato de consumir a fruta sem lavar antes pode até mesmo causar doenças como cisticercose ou teníase, as mesmas causadas pelo consumo de carne crua.

Leia também => Acerola – Os seus 10 principais benefícios para saúde, mais receitas de sucos

O ideal é lavar bem as frutas antes com água misturada com vinagre ou mesmo água sanitária, e sempre conferir a procedência do alimento para saber se estão sendo tomadas providências de segurança e higienização para o cultivo e armazenamento da Seriguela.

Se você gostou de saber mais sobre a Seriguela e seus benefícios para a saúde, deixe o seu comentário abaixo caso já tenha provado a fruta e não deixe de compartilhar o artigo em suas redes sociais, divulgando informações importantes para as outras pessoas.

Deixe a sua curtida abaixo e fique de olho no Treino Mestre para acompanhar nossos próximos artigos. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend