Página Inicial » Emagrecimento » Saxenda – O que é, para que serve, 4 Benefícios, como usar e depoimentos

Saxenda – O que é, para que serve, 4 Benefícios, como usar e depoimentos

Um dos mais famosos medicamentos para combater a obesidade, o Saxenda utiliza o hormônio da saciedade para ajudar no emagrecimento.

saxenda preço bula e onde comprar
Saiba como funciona o Saxenda e onde comprar

Apesar de só ter começado a receber a devida atenção de uns anos para cá, o Saxenda já é estudado há muito tempo, mais especificamente desde que a liraglutida, o seu princípio ativo, começar a ser usado para tratar a diabetes.

Continue lendo este texto e descubra como ele funciona, quais são seus benefícios e mais informações importantes que você precisa saber sobre o Saxenda. Confira!

Leia também:

Liraglutida – Remédio para Emagrecer – Bula e Preço

O que é?

O Saxenda é um medicamento do tipo injetável, criado para o tratamento da obesidade.

Em 2014, a FDA (Food and Drug Administration), um órgão que controla alimentos e remédios nos Estados Unidos, aprovou seu uso. Assim como, em 2015, a Comissão Europeia de Medicamentos também autorizou sua utilização.

Em 2016, foi a vez da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também aprovou o seu consumo no Brasil. É por isso que, apesar de ser conhecido há tempos, o Saxenda só recentemente passou a ser comercializado.

Para que serve e como funciona?

O seu princípio ativo, liraglutida, é conhecido por ser um “agonista do receptor GLP-1”. Esse GLP-1 é um hormônio liberado pelo intestino quando o órgão nota a presença de nutrientes em seu interior.

Simplificando: o hormônio GLP-1 avisa ao cérebro que há comida no intestino. Dessa forma, ele entende que o corpo está bem alimentado.

Assim o cérebro acaba por inibir o apetite, o que faz com que paremos de comer temporariamente.

Para você ter uma ideia do funcionamento dos hormônios, funciona assim: cada hormônio é como se fosse uma chave dotada de uma fechadura específica (receptor).

Para conseguirem realizar suas funções em nosso corpo, os hormônios precisam dessa fechadura (receptor).

O liraglutida é um tipo de molécula sintética que atua no receptor do hormônio GLP-1, e com isso faz com que ele consiga cumprir suas funções, mesmo que o corpo não esteja realmente alimentado.

A vantagem disso é que você não sente mais tanta fome. O liraglutida também atua no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea de pessoas diabéticas.

Isso auxilia o organismo a liberar a insulina para equilibrar os níveis de açúcar.

Leia também:

Femproporex emagrece sim, mas existem riscos. Veja onde comprar!

Quais são as indicações para o Saxenda?

Na prática, a verdade é que quase todo mundo pode usar o Saxenda. No entanto, ele não é indicado para qualquer um.

O ideal é consultar um médico ou nutricionista para lhe aconselhar sobre utilizá-lo ou não, de acordo com seus objetivos e características. A empresa produtora de Saxenda indica o tratamento com para dois grupos específicos:

  • Pessoas obesas

A obesidade deve ser diagnosticada por um médico que analisa o IMC (índice de Massa Corporal) do paciente. Para a pessoa ser considerada obesa, o seu IMC precisa ser igual ou superior a 30.

Isso quer dizer que a pessoa tem 30kg de gordura por cada metro quadrado, uma quantidade muito além do que seria o ideal. Geralmente, o IMC das pessoas normais chega a no máximo 25.

  • Pessoas com sobrepeso ou com doenças crônicas geradas pela gordura excessiva:

Normalmente, quem pertence a este grupo possui um IMC entre 26 e 29. Em alguns casos, o IMC pode nem chegar a 26, mas a pessoa ser indicada ao tratamento com Saxenda.

Isso porque ela pode ter gordura demais no organismo. Daí a importância da orientação de um profissional da área de saúde.

A diabetes tipo II, a hipertensão, as taxas de colesterol elevado, os distúrbios do sono etc, são todos exemplos de problemas que o Saxenda pode ajudar a tratar.

Quais são os benefícios do Saxenda?

Entre os principais benefícios observados com o uso do Saxenda, podemos listar:

1 – Prevenção de problemas cardiovasculares

Estudo feito com diabéticos em tratamento com a liraglutida observou que o medicamento proporcionou resultados mais positivos quanto à saúde cardiovascular do que os grupos de voluntários que fizeram o tratamento com placebo.

2 – Rápida perda de peso

Algumas pesquisas evidenciaram que o emagrecimento causado pelo Saxenda costuma acontecer logo nas primeiras 40 semanas de uso do medicamento.

3 – Simples aplicação

Por ser injetável, o Saxenda é absorvido com muito mais rapidez e eficiência pelo organismo, diferente de outros medicamentos com a mesma finalidade.

4 – Efeitos colaterais raros

Se o medicamento for utilizado nas dosagens corretas, é muito difícil que qualquer efeito colateral seja observado. Isso se deve ao fato de que o Saxenda age a partir de um hormônio natural, presente em nosso corpo.

Leia também:

Lida Daidaihua emagrece mesmo? Saiba como ele funciona, efeitos colaterais e onde comprar

Além desses benefícios acima, é possível citar ainda mais alguns importantes:

  • Limpa a gordura da barriga, deixando-a sequinha.
  • Proporciona mais energia.
  • Regula as funções intestinais.
  • Ajuda a tratar diabetes tipo II.
  • Permite que o metabolismo trabalhe com mais velocidade.
  • Baixa o colesterol ruim (LDL).

Será que o Saxenda emagrece mesmo?

Já falamos muito sobre os benefícios relacionados ao emagrecimento advindos do Saxenda. Entretanto, será que o medicamento realmente ajuda a pessoa a emagrecer?

Sim, ajuda. Sua ação é eficiente graças àquele processo que explicamos no início do texto.

Para esclarecer ainda mais: quando você consome um alimento, o Saxenda atrasa a digestão e o esvaziamento gástrico, o que permite a sensação de saciedade.

Alguns estudos feitos com ao menos 3 mil pessoas obesas observaram que o medicamento é capaz de ajudar na perda de até 4kg por mês, o que diminui a gordura do corpo em até 10% e reduz por volta de 8 cm as medidas abdominais.

É claro que o Saxenda funciona muito melhor se a pessoa estiver fazendo uma dieta alimentar saudável e praticando exercícios físicos diários, mas, caso não esteja, os efeitos ainda podem ser notados.

Quais são as dosagens recomendadas?

Apenas o médico poderá dizer exatamente qual é a dosagem ideal para suas necessidades e objetivos. Todavia, existem algumas recomendações exemplificativas.

Geralmente o Saxenda é aplicado 1 vez por dia na coxa, na barriga ou no braço – no horário de sua preferência. A dosagem máxima normalmente recomendada é a de 3 mg ao dia, sendo que a quantidade inicial é de 0,6 mg.

As dosagens vão aumentando gradualmente com os dias. Por exemplo, no primeiro é 0,6 mg, no segundo é 1,2 mg, no terceiro 1,8 mg, no quarto 2,4 mg, e no quinto finalmente 3 mg.

A partir do quinto a pessoa passa a tomar apenas os 3 mg diários.

Valor e onde comprar

Para quem pretende comprar o medicamento Saxenda, ele é comercializado de forma injetável e tem seu uso indicado tanto para homens como para mulheres. Cada aplicação contém 6 mg da substância Liraglutida, além outros compostos, tais como:

  • propilenoglicol;
  • ácido clorídrico;
  • hidróxido de sódio;
  • água específica;
  • feno;
  • fosfato de sódio.

A embalagem com dosagem de 6mg/ml para 3 aplicações, tem seu preço médio entre R$523,00 a caixa, podendo custar até R$740,00, mas isso vai depender da farmácia.

Quais são os efeitos colaterais do Saxenda?

Como já dissemos, é difícil que o medicamento cause efeitos colaterais. No entanto, se a dosagem máxima diária não for respeitada, é possível a pessoa sofrer alguns efeitos ruins sim, como:

  • Urticária e outras reações alérgicas;
  • Diarreia e náuseas;
  • Tontura;
  • Dores abdominais;
  • Gastrite;
  • Hipoglicemia;
  • Perda de paladar.

Leia também:

Remédio para emagrecer rápido que é natural

Quais são as contraindicações?

As contraindicações são as mesmas da maioria dos remédios. Não use o Saxenda se você fizer parte de um dos grupos abaixo:

  • Diabéticos tipo I;
  • Indivíduos com problemas renais ou digestivos, alérgicos aos componentes ou em tratamento com outros medicamentos controlados;
  • Menores de idade;
  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

Para mais informações, é necessário consultar a bula do Saxenda.

Esse medicamento só pode ser utilizado por indicação de um médico é vendido apenas com receita. Gostou do artigo? Então ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.

Saxenda emagrece mesmo? Deixe seu depoimento

Já usou ou ainda está usando o Saxenda? Deixe seu depoimento sobre os resultados e conte sua experiência para leitores. Deixe seu relato logo abaixo nos comentários.

Saxenda – O que é, para que serve, 4 Benefícios, como usar e depoimentos
3.6 (72%) 5 votes

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend