fbpx
Pesquisar

Sal de Epsom – 5 Grandes Benefícios, como usar e onde comprar

Além dos benefícios para saúde, o sal de Epsom (sulfato de magnésio) traz grandes vantagens para estética, principalmente para cabelo e pele.

sal de epsom

Com o avanço da Internet, é comum vermos cada vez mais opções de produtos naturais que podem ajudar a tornar nossa alimentação mais saudável.

É exatamente por isso que as pessoas acabam desconfiando quando surge uma ideia nova, afinal, como saber no que realmente vale a pena investir?

Pesquisar ajuda muito e é por isso que hoje trouxemos uma dica incrível e bem detalhada sobre um desses fenômenos dos últimos anos: o sal de Epsom.

O que é?

Ele é um mineral encontrado em Epsom, na Inglaterra – o que já explica o seu nome.

Muito utilizado como um medicamento natural e capaz de prevenir e tratar várias doenças, seu sucesso é enorme nas redes sociais e nos blogs de saúde e medicina.

Relativamente mais barato do que o sal tradicional, o mineral é composto por magnésio e sulfato.

No artigo de hoje, iremos explicar melhor funciona o sal de epsom, qual seus benefícios e como utilizá-lo de forma prática e simples!

Como dissemos, pesquisar sobre as novas descobertas faz toda a diferença na hora de escolher o que vale ou não a pena consumir para otimizar o funcionamento do nosso organismo.

Por isso, hoje vamos entender de maneira bem simplificada o que é esse composto que tem feito tanto sucesso entre os amantes da boa saúde e descobrir para quem ele é indicado e também quais são suas formas de utilização.

Diferente do que o nome indica, o sal de Epsom na verdade não é um sal tradicional e nem mesmo costuma ser utilizado para fins culinários 

Já adiantamos, inclusive, que seu consumo oral deve ser feito de forma bastante cuidadosa, pois podem haver efeitos colaterais no estômago.

Sua utilização mais comum é através de aplicações na pele, cabelos e no corpo em geral, seja a versão in natura ou mesmo em cosméticos, que são fabricados acrescentando alguns ingredientes extras ao sal – se você procurar em lojas de produtos naturais, irá encontrar uma infinidade deles!

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A dica é ler as embalagens e escolher o produto que tem maior concentração do mineral de forma pura, garantindo que está adquirindo algo realmente satisfatório e que condiz com o composto encontrado na Inglaterra.

Benefícios do Sal de Epsom

Os benefícios do Sal de Epsom são incríveis e é por causa deles que sua fama cresceu tanto nos últimos anos. Vamos citar os principais deles:

1- Alívio de dores musculares

Um dos benefícios mais comentados e impressionantes do Sal de Epsom é o alívio de dores musculares, sejam elas derivadas de treinos pesados ou mesmo por causa de estresse emocional.

Isso porque quando estamos tensos, temos a tendência de contrair e fazer com que os músculos se retraiam, o que causa a dor ou mesmo a fadiga deles.

O sal quente em um banho promove o relaxamento imediato de todo o corpo, aliviando as dores na hora.

A dica é preparar um banho com água morna e deixar o sal de molho por alguns minutos. Depois, reaqueça a água e despeje no corpo.

Finalize com um banho comum logo depois.

2- Saúde para a pele

Muitos cosméticos já utilizam o Sal de Epsom como ingrediente principal para manter a saúde da pele e renová-la.

Mas a sua versão in natura também pode ajudar nesse sentido: basta preparar um pequeno creme com o Sal, fervendo-o em água quente e um pouco de creme para o rosto.

O resultado é excelente, pois o magnésio é um excelente rejuvenescedor, além de promover uma melhora aparente em espinhas e cravos.

O sal de Epsom também é muito utilizado em problemas no pé, como cravos plantares ou mesmo olho de peixe – que é causado por bactérias contidas no chão.

Para ambos os problemas, a solução pode ser aplicada diretamente no local.

Leia também:

Sal Rosa do Himalaia: 11 Benefícios, Propriedades e Como usar

Sal Marinho: O que é, 4 Benefícios e diferença para o refinado

O que são Sais minerais? Funções, Tipos, Importância e Alimentos

Cloreto de magnésio PA – Benefícios, como tomar, indicações, efeitos colaterais, preço e onde comprar

3- Cabelos mais volumosos e saudáveis

Quem deseja dar um volume a mais aos cabelos pode aproveitar para utilizar o Sal de Epsom com essa finalidade.

Excelente para dar volume aos fios de maneira saudável, ele é facilmente aplicado na sua forma in natura para essa finalidade.

Basta adicionar o mineral ao seu condicionador de preferência e deixar agir por até 20 minutos.

Faça isso todos os dias que lavar os cabelos e veja a diferença! Para quem cachos ou quem deseja fazer uma transição capilar, essa é uma excelente forma de começar a mudar.

Ainda falando sobre os fios, o sal de epsom também ajuda a retirar excesso de química, por isso, quem tem uma progressiva e quer assumir os cachos, ele pode ser um aliado incrível!

4- Cuidados de feridas

Outro benefício excelente do sal de epsom é sua ação anti-inflamatória consideravelmente eficaz.

Um bom exemplo é no caso de cortes ou espinhos presos na pele: o sal ajuda a desinflamar o local e ajuda a retirar objetos estranhos do corpo.

Para isso, é importante fazer uma solução com o composto mineral e aplicá-lo diretamente no local.

5- Saúde em geral

Por fim, mas não menos importante, temos a ação do sal de epsom em relação à saúde no geral.

Estudos indicam que ele tem sido bastante eficiente para evitar problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, devido à sua função desinflamatória.

Porém, é essencial consultar um médico antes de ingerir o composto, especialmente no caso de pessoas mais propensas à problemas de gastrite e úlceras.

Contraindicações

Falamos mais acima que o sal de epsom deve ser consumido oralmente de forma bastante cuidadosa e com indicação médica.

Isso porque ele não é um sal comum e pode irritar as paredes do estômago de pessoas mais sensíveis e propensas à ter problemas de gastrite e úlceras.

Na dúvida, a dica é utilizar o sal apenas de forma externa, aplicando nos cabelos, no rosto e na pele e sempre observando possíveis reações alérgicas. Se houver alguma, suspenda o seu uso.

Para mulheres grávidas ou lactantes, o uso oral do sal não é indicado, pois o bebê ainda tem um organismo muito sensível para digerir alguns minerais.

Vale a pena esperar essa fase passar para começar a consumi-lo. Consulte seu médico também para o caso de fins estéticos.

Outros usos do Sal de Epsom

Além do uso para finalidades estéticas e até mesmo para a saúde, o Sal de Epsom é um excelente aliado para a limpeza geral da casa. Um bom exemplo é a limpeza de azulejos do banheiro e da cozinha.

Com uma solução simples feito com o composto e um pouco de água morna, manchas insistentes costumam desaparecer com apenas uma aplicação.

Outra dica é optar por limpar máquinas de lavar com o sal, além de remover manchas nas paredes, seja devido à infiltração ou mesmo sujeiras gerais.

Utilize um tipo de aplicador de jardinagem para facilitar o trabalho.

Por fim, é importante lembrar que o Sal de Epsom é ótimo para fertilizar plantar e deixar a grama mais verde.

Para isso, basta misturá-lo com água e aplicar em toda a região que precisa de maior atenção.

Mas cuidado: faça uma mistura saudável e comece aos poucos, como 5 gramas para cada litro de água. Teste a reação de suas plantas antes de aumentar a dosagem.

Onde comprar?

Como dissemos, o Sal de Epsom é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais – seja in natura ou mesmo em forma de cosméticos.

É importante saber apenas que ele pode ser mais caro dependendo do local de compra, por isso, muitas vezes a internet supre essa demanda mais facilmente.

Sempre utilize sites confiáveis caso opte pela venda online e, no caso de produtos a base do sal, sempre olhe a composição para que ele seja o mais puro possível e seu efeito seja mais intenso.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *