Página Inicial » Saúde » Rutina – Para que serve, Indicação, Benefícios e Bula

Rutina – Para que serve, Indicação, Benefícios e Bula

Antiga Vitamina P, a rutina é um flavonoide que proporciona vários benefícios para saúde, além de tratar das hemorroidas e ainda auxilia no emagrecimento.

A rutina, assim como outros flavonóides, é essencial para a nossa saúde. Ela possui benefícios que abrangem diversas áreas importantes de nosso organismo. Você já ouviu falar dela? Se não, conheça agora!

O que é Rutina?

A rutina é um bioflavonóide (ou flavonóide). Antes de falarmos melhor dela, vamos esclarecer primeiro o que exatamente é um bioflavonóide.

Existem por volta de cinco mil flavonoides identificados e eles estão presentes em muitos alimentos, como chás, frutas, azeites, etc.

Apesar de terem sido descobertos na década de 30, foi só a partir dos anos 90 que eles foram ganhando popularidade por todas as suas vantagens para a nossa saúde.

Vale lembrar que eles não são produzidos em nossos organismos, por isso é importante consumir alimentos ou suplementos que contenham boas doses deles.

A Rutina (antigamente conhecida como Vitamina P) é um dos flavonóides mais comuns na natureza. Várias fontes alimentares são ricas em vitamina P, como:

  • Trigo sarraceno;
  • Feijão vermelho;
  • Cebola;
  • Chá preto;
  • Uva;
  • Maçã;
  • Vinho tinto;
  • Tomate.

Para que serve?

Para que serve

A rutina é muito usada na insuficiência venosa, na manutenção dos capilares e artérias e no combate aos radicais livres. Entre diversas ótimas propriedades, ela é: antioxidante, anti-bacteriana, anti-trombótica e anti-inflamatória.

A Rutina também é utilizada para o tratamento e para a prevenção de varizes e olheiras. Seu mecanismo de ação se dá através do aumento da resistência vascular.

Além de tudo isso, a ela é uma grande aliada da Vitamina C. Suas propriedades mais estudadas e populares têm a ver com ela. Isso porque a substância consegue elevar a absorção da Vitamina C no organismo, além de agir em conjunto com ela.

Nas funções da Rutina relacionadas à Vitamina C, podemos listar:

  • Previne que a vitamina C seja eliminada pela oxidação, aumentando sua eficácia;
  • Age em conjunto com a vitamina C para deixar os tecidos capilares e conjuntivos mais fortes, além de evitar a sua fragilidade;
  • Auxilia no tratamento de edema (acúmulo anormal de líquido);
  • Ajuda a regular as artérias, impulsionando a circulação sanguínea e mantendo os níveis de colesterol normais;
  • Fortalece a resistência contra viroses e infecções;
  • Acelera a recuperação e alivia os sintomas de resfriados ou gripes.

Por que a Vitamina C é tão importante?

Já que grande parte das funções da Rutina estão conectadas à vitamina C, é bom explicar o que exatamente é essa vitamina e porque ela é tão importante para nossa saúde.

A vitamina C é um antioxidante muito potente, que luta contra o desenvolvimento dos radicais livres.

Ela auxilia no crescimento e na manutenção da saúde das células do organismo — em especial as dos vasos sanguíneos, dentes, ossos e gengivas. Entre alguns dos benefícios da Vitamina C, é importante citar:

  • Proporciona saúde e força aos capilares sanguíneos;
  • É um ótimo complemento em tratamentos antialérgicos;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Previne e ajuda a tratar gripes e infecções;
  • Fortalece os ossos e dentes;
  • Aumenta a absorção de ferro pelo corpo;
  • Age no metabolismo de certos aminoácidos.

A deficiência de Vitamina C pode causar problemas muito sérios à saúde, como: hemorragias, envelhecimento precoce, depressão, anemia, escorbuto, sangramento de gengiva e distúrbios cardiovasculares.

Algumas pessoas utilizam suplementos para obter a vitamina C. Contudo, a maneira mais indicada de adquiri-la é através da alimentação. Ela pode ser achada nas frutas cítricas, nos morangos, tomates, abacaxis e pimentões, por exemplo.

Manter os níveis de Vitamina C altos no seu organismo ajudará a prevenir diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

Quais são os benefícios da Rutina?

Entre outros importantes benefícios desse flavonóide, podemos mencionar:

1. Tratamento contra varizes

As varizes normalmente ocorrem mais nas mulheres do que nos homens, mas é um problema preocupante para até 60% das pessoas.

Elas se desenvolvem quando as veias se alongam e suas válvulas, que evitam que o sangue flua para trás, não trabalham corretamente, permitindo que o fluxo vá para trás e se acumule nas veias.

A Rutina consegue suportar as paredes das veias e impulsioná-las a funcionar melhor. Além disso, ela alivia o gânglio e as dores das varizes. Os flavonoides também ajudam a diminuir o vazamento da veia e a reduzir o inchaço nas pernas.

2. Prevenção contra hemorroidas

Dados mostram que pelo menos 75% das pessoas têm hemorroidas em alguma etapa de suas vidas. As hemorroidas ocorrem quando há uma elevação da pressão sobre as veias do ânus e do reto, causando dor e muito desconforto.

Alguns estudos têm mostrado que consumir flavonoides, como a Rutina, pode melhorar o fluxo capilar, a microcirculação e o tom vascular. Tudo isso é essencial na hora de tratar naturalmente as hemorroidas.

Suplementos que unem a castanha da índia e a Rutina, são muito usados no tratamento das hemorroidas, já que seu consumo pode auxiliar na prevenção às complicações longas e perigosas das hemorroidas.

3. Redução de doenças cardiovasculares

Algumas pesquisas feitas na Europa e nos EUA analisaram a relação entre a ingestão de flavonóides e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Os resultados mostraram que o consumo frequente destas substâncias está fortemente associado à redução dos riscos de doenças do coração.

4. Eficácia contra contusões

As contusões (também chamadas de hematomas) acontecem quando os vasos sanguíneos se rompem, devido a alguma força ou impacto, e vazam sangue para as regiões sob a pele.

Seus principais sintomas são: dor na área da pele afetada, coloração ou descoloração e inchaço.

A Rutina é altamente indicada, juntamente com vitamina C, para indivíduos que se machucam com facilidade. Isso porque ela ajuda no fortalecimento dos capilares, o que os permite serem eficientes para curar hematomas.

5. Cicatrização das feridas do frio

As feridas causadas pelo frio ocorrem por culpa do vírus do herpes simples, que gera uma infecção a qual pode ocasionar somente uma única ferida ou um conjunto delas.

Tais machucados precisa ser cicatrizados logo. Só assim é possível evitar que eles se espalhem pelo resto do corpo, incluindo órgãos genitais e olhos.

Um estudo indicou que o uso da Rutina e da Vitamina C juntas, sendo ingeridas de três a cinco vezes por dia, aceleram a recuperação dos machucados frios em até 57%. Isso evidencia que a substância é benéfica para tratar a herpes.

6. Diminuição de alergias

Como a Rutina é um anti-inflamatório e age bem com a Vitamina C, ela é comumente usada no tratamento de alergias, assim como outro flavonoide chamado Quercetina.

Essas substâncias podem evitar algumas alergias alimentares e reações cutâneas. Além disso, elas também ajudam na redução de sintomas alérgicos incômodos, como tosse, coriza, olhos aquosos, dor de garganta, mal-estar e urticária.

7. Proteção contra a hipertensão

A hipertensão é um dos principais fatores de risco para o AVC (acidente vascular cerebral).

Um estudo realizado na Universidade de Sinai, no Mississippi, apontou que um nível baixo de flavonóides no organismo aumenta o risco de hipertensão.

Portanto, consumir a Rutina e outros bioflavonóides pode diminuir a pressão arterial e prevenir seu organismo contra doenças perigosas, como o AVC. Além disso, também pode reduzir os danos causados pela hipertensão nos órgãos.

A Rutina emagrece?

Em um estudo realizado com ratos obesos, a Rutina foi bem-sucedida em proteger a quantidade de mitocôndrias no músculo esquelético, o que diminuiu bastante o tecido adiposo (células que acumulam gorduras) e o peso.

Além disso, ela conseguiu aumentar as atividades de enzimas que proporcionam o aparecimento de novas mitocôndrias (produtoras de energia), que levam os ácidos graxos à oxidação, ou seja, previnem e/ou tratam a obesidade.

Então, sim, podemos dizer que a Rutina emagrece. O ideal, no entanto, é usá-la como um complemento às dietas e exercícios físicos.

Dosagem e Como usar?

Se optar pelo suplemento de Rutina, a dosagem normalmente indicada é a de 1 cápsula por dia. O recomendado costuma ser uma dosagem diária de 300mg de Rutina, sendo dividido em 2 cápsulas de 150mg ao dia. Isso pode variar dependendo do aconselhamento de um profissional.

Bula e onde comprar

Para comprar o suplemento de Rutina em uma farmácia de manipulação confiável e nossa parceira há muitos anos, além de poder consultar sua bula, como tomar e preço, clique no banner abaixo:

Quais são os efeitos colaterais e contraindicações?

Até agora pode-se dizer que a ingestão da substância é muito segura. A sua suplementação não possui efeitos colaterais perigosos se for consumida nas dosagens certas e sem excesso.

Se você está grávida ou é lactante, não utilize o produto antes de falar com um médico. Isso também vale para quem faz algum tratamento com anticoagulantes ou outros remédios que possam causar interações prejudiciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend