Página Inicial » Estética » Roacutan (Isotretinoína) – Tratamento para acne

Roacutan (Isotretinoína) – Tratamento para acne

Todas as informações sobre o medicamento Roacutan (Isotretinoína). Seus benefícios no tratamento da acne, efeitos colaterais, bula e antes e depois.

roacutan tratamento acne efeitos colaterais

Quem tem problemas com acne sabe como pode ser constrangedor ficar com a pele do rosto completamente marcada com cicatrizes de espinhas e tê-las espalhadas por todos os cantos. Isso é complicado, em especial, para as mulheres, que prezam muito pela beleza e estética. Até mesmo na hora de usar algum tipo de maquiagem é mais difícil porque a pele fica cheia de ondulações. A solução? Visitar o consultório de um bom dermatologista. Normalmente eles tentam vários tipos de tratamento mais leves. Caso o problema não seja resolvido, a última alternatina é partir para drogas mais fortes como o Roacutan.

O que é o Roacutan

Fabricado por uma das maiores empresas de medicamentos do mundo, a Roche, o Roacutan que tem por nome da formulação genérico Isotretinoína, pode ser encontrado em praticamente todas as farmácias do país e é necessário ter receita médica para comprá-lo. Ele é indicado para problemas de acne mais graves, nódulo-cística e conglobata. O seu principal ingrediente, ou seja, o seu composto ativo é o 13-cis-retinoico. É possível também encontrar outros componentes como o óleo de soja hidrogenado, cera amarela, dióxido de titânio, entre outros.

Para que ser o Roacutan?

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, que possui entre outras funções, ação protetora da pele e das mucosas, auxiliando, principalmente, no processo de cicatrização do tecido epitelial. O grande trunfo do Roacutan que o que faz desse medicamento ser tão eficiente é o fato dele suprimir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Para começar a ver os seus reais é feitos é necessário realizar o tratamento de 8 a 16 semanas.

Contraindicações

Se você é mulher e deseja engravidar, o Roacutan não é o mais indicado. Porém, se a pessoa conseguir satisfazer alguns critérios, o dermatologista pode indicar a droga para a paciente:

  • o médico precisa ter a certeza de que ela cumprirá todas as instruções;

  • a acne deve ser resistente a outras terapias mais convencionais;

Há outras medidas que devem ser seguidas, em sua maioria, orientações médicas e a obrigação de ter um teste de gravidez de 11 dias antes com o resultado negativo. Outros tipos de pacientes também estão no rol dos contraindicados para essa medicação: indivíduos com insuficiência hepática, valores lipídicos sanguíneos muito elevados, alergia a qualquer componente da droga e hipervitaminose A preexistente.

Efeitos colaterais do Roacutan

É preciso ter certeza se vale a pena o uso do Roacutan devido aos seus vários efeitos adversos que não se limitam a quem está querendo ter um filho. Veja abaixo outros problemas que foram relacionados diretamente ao uso do Roacutan:

  • Hipervitaminose A: ressecamento de pele e mucosas, rouquidão, conjuntivite, sangramento nasal;

  • Pele e anexos: dermatite facial, prurido, acne fulminante, suor excessivo, alergia;

  • Sistema músculo esquelético: dor muscular e articular, calcificação de partes moles como tendões e ligamento, porosidade óssea;

  • Sistema Nervoso Central: mudança no comportamento, dor de cabeça, convulsões;

  • Desordens sensoriais: fotofobia, visão turva, visão noturna reduzida, alteração na visão para cores diversas;

  • Desordens hepáticas: aumento de enzimas hepáticas;

  • Sistema respiratório: pode ocorrer broncoespasmo em pessoas que já vêm com histórico de asma;

  • Sistema sanguíneo: redução das células vermelhas, aumento das plaquetas, anemia, tromocitopenia;

Precauções com Roacutan: sinais e sintomas
O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Quem ingere o Roacutan precisa ficar ciente de que deve seguir algumas precauções. Uma delas é a doação de sangue, que deve ser evitada, pelo menos, em até 1 mês depois do final da medicação. Alguns efeitos colaterais foram relatados por pacientes que fizeram o tratamento. Problemas como depressão, sintomas psicóticos e até mesmo tentativas de suicídio foram relatados, mas em casos raros. Caso isso aconteça, o melhor é requisitar um acompanhamento psiquiátrico.

Interações medicamentosas do Roacutan

Se você está fazendo algum outro tipo de tratamento é sempre bom ficar de olho nos medicamentos que usa. Os remédios podem iniciar alguma reação química entre eles e fazer um belo estrago no seu corpo e na sua saúde. Pode parecer até inofensivo, mas utilizar suplementação de vitamina A com o Roacutan pode levar a problemas de saúde. Isso porque o medicamento já tem como ingrediente básico a vitamina A, o que poderia causar uma hipervitaminose.

roacutan antes e depois

Outro tipo de formulação que é contraindicada em caso de você desejar iniciar o tratamento com o Roacutan é a tetraciclina. A interação dessas duas medicações pode elevar a pressão intracraniana. Carbamazepina ou fenitoína podem ter os seus níveis séricos plasmáticos reduzidos por conta da interação com a isotretinoína. Também não é indicado o uso de doses de progesterona em combinação com o Roacutan.

O Roacutan deve ser utilizado exatamente como o seu médico indicar. Como é uma droga que pode resultar em muitos efeitos colaterais não é aconselhável e, muito menos seguro, consumir a medicação por conta próprio. Qualquer efeito adverso que surgir você deve falar imediatamente para o seu médico. Ele pode lhe encaminhar para um profissional mais adequado para aquele problema ou ajustar a dosagem de acordo com o seu organismo.

Abaixo um vídeo com relato e o antes e depois do uso do Roacutan

Sobre Calila Galvao

Leia também

Óleo de Rícino – Para que serve, benefícios e onde comprar

Estudos recentes tem mostrado que o óleo de rícino (ou óleo de mamona) pode auxilar …

Óleo de Argan – Para que serve, benefícios e como usar

Rico em vitamina E, o óleo de argan e muito utilizado para o tratamento do …

  1. Eu tomei Iso durante 9 meses, e melhorei muito, hj qse n tenho acne, alguma vezes apenas alguns pelos da barba inflamam, mas em 1 ou 2 dias ja melhoram, porém notei mto o ressecamento da muscosas, principalmente nos olhos e nos lábios, durante todo o tratamento e mesmo hj 1,5 anos depois de finalizar o tratamento tenho q usar bastante colírio e meus lábios ressecam com facilidade. Notei que enquanto estava fazendo o tratamento meu colesterol e triglicerídeos subiram nas alturas a bilirrubina alterou um pouco tbm, e notei uma grande fadiga ao fazer exercícios físicos. Claro q tudo foi acompanhado por um dermatologista q de tempos em tempo alterava as doses da ISO de acordo com o exames de sangue que eram realizados a cada 2 meses. E mesmo eu sendo homem eu assinava um ‘contrato’ garantindo que não passaria o remédio para uma gestante. E sem contar q n pode tomar NADA de álcool durante o tratamento, com isso me ajudou q agora nem tenho mais vontade de beber 😀

  2. Pode tomar DHEA com Roacutan?

  3. Estou no fim do tratamento e não tive nenhum efeito colateral!! Nem meus lábios racharam, somente ficaram ressecados quando eu não ingeria os 4L de água indicados pelo meu dermato. Super vale a pena. Deixo aqui para qm está pesquisando e com medo de tomar: toda medicação tem efeitos colaterais, de aspirina a fitoterápico, uns tem reações outros não. Vc só saberá fazendo o tratamento, e se vc não se adaptar é só parar. Acne é um lance que mexe com sua auto estima e seu contato com mundo, não deixe de fazer por medo, seu médico lhe passou os exames necessários e afirma que vc está apto para fazer, FAÇA! Boa Sorte a todos! Abçs

  4. Posso tomar Maca Peruana estando em uso do rocutam ?

  5. Deividson Araujo de Paula

    só faltou escreverem sobre o uso de roacutan e a alimentação, suplementação, musculação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!