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Rhodiola Rosea: Para que serve, 7 Benefícios e Como tomar

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A Rhodiola Rosea (conhecida também como raiz de ouro) ajuda proteger o sistema cardiovascular, auxilia no tratamento de depressão, problemas de impotência e distúrbios do sono. Conheça todos os seus benefícios e contraindicações.

Rhodiola Rosea

Rhodiola Rosea é um suplemento dietético muito antigo que está sendo usado cada vez mais pelos fabricantes de suplementos em produtos de musculação. De onde vem a rhodiola rosea? Quais são essas virtudes?

Para que serve?

O uso medicinal desta planta remonta à Grécia antiga para melhorar o desempenho atlético, funções cognitivas, imunológicas e sexuais.

Também usado na medicina tradicional chinesa e escandinava, a rhodiola rosea tem a reputação de ser uma planta adaptogênica eficaz.

É uma estrela da medicina herbal que também é considerada a medicina do século XXI pelos naturopatas.

Benefícios da Rhodiola Rosea

Os mecanismos neuroquímicos específicos têm sido amplamente documentados por estudos científicos.

Os efeitos de Rhodiola rosea são praticamente executados por mudanças no nível de serotonina e dopamina devido à inibição da monoamina oxidase e sua influência sobre os peptídeos opióides como a beta-endorfina.

Estudos realizados com vários consumidores de rhodiola mostraram que ela aumenta suas condições físicas.

Aumenta a energia do corpo e reduz a fadiga, a rhodiola ainda é usada hoje na medicina tradicional chinesa.

7 Benefícios

1. Propriedades anti-câncer

Rhodiola estimula e protege o sistema imunológico, restabelecendo o equilíbrio metabólico do corpo, como também aumenta as células assassinas naturais no estômago e baço.

2. Pode diminuir o estresse

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A Rhodiola é conhecida há muito tempo como adaptógeno, uma substância natural que aumenta a resistência do corpo ao estresse de maneiras não específicas.

Consumir adaptogens durante períodos de estresse é pensado para ajudá-lo a lidar melhor com situações estressantes.

3. Pode combater a fadiga

Estresse, ansiedade e sono inadequado são apenas alguns fatores que podem contribuir para a fadiga, o que pode causar sentimentos de cansaço físico e mental.

Devido às suas propriedades adaptogênicas, acredita-se que a rhodiola ajuda a aliviar a fadiga.

4. Ajuda a reduzir os sintomas da depressão

A depressão é uma doença comum, mas séria, que afeta negativamente a maneira como você se sente e age.

5. Melhora a função cerebral

Exercício, nutrição adequada e uma boa noite de sono são maneiras seguras de manter seu cérebro funcionando forte.

6. Pode melhorar o desempenho do exercício

A Rhodiola também se mostra promissora para melhorar o desempenho no exercício.

Em um estudo, os participantes receberam 200 mg de rhodiola ou placebo duas horas antes de realizar um teste de ciclismo.

7. Pode ajudar a controlar o diabetes

Diabetes é uma doença que ocorre quando o organismo desenvolve uma capacidade reduzida de produzir ou responder ao hormônio insulina, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue.

Onde comprar

A Rhodiola rosea pode ser encontrada em lojas de produtos naturais tanto na internet quanto em lojas físicas, onde vendem a raiz a granel ou em pacotes.

Além de suplementos em cápsulas concentradas com a quantidade recomendada apenas com a erva ou em conjunto com outras substâncias.

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Propriedades do Rhodiola Rosea

Sua raiz contém mais de 140 ingredientes ativos, os dois mais potentes são o rosavin e o salidroside.

Como Usar o Rhodiola Rosea

É melhor tomar rhodiola com o estômago vazio, mas não antes de dormir, pois tem um ligeiro efeito estimulante.

A dose ideal de rhodiola para melhorar os sintomas de estresse, fadiga ou depressão é de 400-600 mg em uma dose única por dia.

Se você estiver após os efeitos de melhora de desempenho da rhodiola, tome 200 a 300 mg uma ou duas horas antes do exercício.

Contraindicações

Devido à falta de dados toxicológicos completos, a raiz de rhodiola é contraindicada na gravidez.

Aconselha-se precaução para pessoas com psicose maníaco-depressiva em que a raiz pode desencadear excitação psíquica (mania).

Efeitos colaterais

Excitação e agitação podem ocorrer. Neste caso, é aconselhável reduzir a dose e depois aumentá-la gradualmente.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

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