
A Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é uma planta medicinal pertencente à família crassulaceae. Ela tem a particularidade de crescer nos locais mais frios do planeta, como o Ártico, os Alpes e montanhas diversas da Ásia e da Europa.
O extrato da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) tem sido utilizado com diversas finalidades.
Ele pode melhorar tanto o desempenho físico quanto o aspecto mental, sem ter os efeitos adversos de medicamentos sintéticos. Leia para saber mais sobre esta planta!
Para que serve o Rhodiola Rosea?
A Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) tem uma série de finalidades quando o assunto é medicina. Isto é amplamente conhecido, uma vez que já existem centenas de pesquisas científicas a respeito da eficácia desta planta.
Não é à toa, aliás, que há séculoas ela já é utilizada de forma medicamentosa nas mais diversas culturas. Isto ocorre, em especial, na parte oriental da Europa e na Ásia, locais em que ela foi inicialmente valorizada e, depois, transposta ao Ocidente.
Ou seja, ela possui uma série de indicações e isto já é comprovado na prática.
Veja abaixo, em resumo, para que serve a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro):
- Serve para regular o humor;
- Serve para melhorar o desempenho físico;
- Serve para melhorar, igualmente, o desempenho mental;
- Serve para reduzir a fadiga;
- Serve para regular desordens provocadas por altas latitudes;
- Serve para melhorar a qualidade do sono e regularizar o ciclo circadiano.
Como curiosidade, estas indicações de para que serve a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) estão ligados inclusive ao início de sua utilização.
Como falei anteriormente, ela está presente em locais muito frios, sobretudo em torno de montanhas.
Dessa maneira, uma de suas primeiras utilizações, há séculos, foi a de ser ingerida para melhorar a condição de quem vivia e, em especial, subia as montanhas.
Considerava-se que ela reduzia o cansaço, melhorava a resistência e reduzia a incidência de doenças relativas a esta subida.
Com o passar do tempo, então, estes efeitos começaram a ser estudados na prática.
No fim, os estudos científicos demonstraram que a sabedoria popular dos moradores destes locais estava correta, e ela realmente ajudava.
Hoje em dia, a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é prescrita como um fitoterápico.
Dessa forma, ela auxilia em tratamentos e, embora não substitua os farmacêuticos, tem eficácia positiva e sem efeitos colaterais.
Qual a melhor marca de Rhodiola Rosea?
Compre a melhor marca de Rhodiola Rosea do mercado da empresa Now Foods Sports, clique no banner abaixo para consultar seu preço atual em uma loja parceira.
Como funciona
A Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é conhecida como uma planta que tem um efeito o qual chamamos de adaptogênico.
Basicamente, isso está relacionado à atuação dela no organismo que, como sugere o termo, pode se adaptar dependendo da sua necessidade.
As ervas que são ditas adaptogênicas, como a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro), possuem uma função de ação à qual se diz bimodal. Esta função de ação bimodal determina se o efeito será sedativo ou estimulante a depender das condições do indivíduo.
Isto significa, em síntese, que a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) pode ter efeitos bem distintos.
Ela poderá inibir estímulos como o estresse se o seu corpo der esse estímulo, ou irá produzir efeitos estimulantes se for necessário. Dessa maneira, tem uma boa resposta para ambos os casos.
Isto ocorre por conta de seus compostos.
Veja o que ela possui entre as principais substâncias que agem no corpo humano:
- Ácido gálico
- Fenóis
- Flavonoides glicosinados
- Glicosídeos cinâmicos (rosina, rosarina e rosavina)
- Taninos
Em particular os seus compostos fenólicos são os atuantes nesta ação adaptogênica. Eles atuam mais especificamente no sistema nervoso central e no sistema simpato-adrenal, que são dois de grande importância para a regulação do organismo.
A forma pela qual como atua a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) também traz outras consequências potencialmente positivas. Isto porque, por mexer com algumas questões das células, ela pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Da mesma forma, ela promove a adaptação a latitudes elevadas, por meio da sua ação celular. É como se o seu corpo ficasse mais adaptado às diferentes condições, como na subida das montanhas sobre as quais já mencionei.
Quais os principais Benefícios?
Os benefícios da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) estão ligados, portanto, aos seus compostos.
Também estão relacionados à forma pela qual o extrato desta planta age no organismo, gerando impactos positivos nas células.
1. Combate problemas como a depressão e o estresse
Ao atuar no sistema nervoso central, a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) induz a otimização dos níveis de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. Estes, por sua vez, são responsáveis pela sensação de bem-estar. Assim, a planta reduz sintomas como depressão, ansiedade e estresse, além de melhorar o humor
2. Reduz a fadiga
O efeito estimulante, ou anti-fadiga, da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é comprovado por estudos científicos. Foi feito em mais de 160 cadetes, com o uso de planta e com placebo, demonstrando diminuição da fadiga naqueles que utilizaram a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro).
3. Melhora o desempenho físico
Outro ponto positivo com relação ao mecanismo de ação da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) no corpo diz respeito ao desempenho físico. Entende-se que ela pode melhorá-lo, sobretudo porque aumenta o índice de resistência.
4. Normaliza o sono
O efeito adaptogênico da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) faz com que ela possa ser tanto estimulante quanto sedativa. Dessa maneira, ela é usada também para regularizar o ciclo circadiano, sem ter os efeitos colaterais de estimulantes farmacêuticos.
5. Indicado adaptação a altas altitudes
Digamos que você vá viajar a algum local com altitude mais elevada em relação à que se encontra no momento. Então, para acelerar o processo adaptativo do seu corpo, a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é indicada.
6. Previne alguns tipos de câncer
Pesquisas têm comprovado que esta planta pode gerar efeitos negativos contra alguns tipos de câncer. Os tumores de Ehrlich, de Levis e B16 são alguns exemplos.
Sugestão de como tomar a marca
A indicação de como tomar a Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) pode vir com indicação do seu médico ou nutricionista. Na prática, porém, este suplemento fitoterápico tem dosagens padronizadas.
Como resultado, a forma que via de regra se indica sobre como tomar Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é a seguinte:
- Tome uma a duas cápsulas por dia
- Se optar por duas, não tome as duas ao mesmo tempo
- As cápsulas devem ser ingeridas sempre de estômago vazio
- Após aberta a embalagem, armazene em local fresco e seco
Efeitos colaterais
Não são conhecidos efeitos colaterais da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) quando ingerida nas dosagens recomendadas acima ou indicadas pelo médico ou nutricionista. Isto significa que as pesquisas não conseguiram identificar nenhum efeito adverso relacionado à planta.
Ainda assim, caso você sinta algo e acreditar que está relacionado à ingestão da Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro), procure o seu médico. Ele saberá realizar exames clínicos ou laboratoriais para identificar o seu problema, e poderá dizer se tem relação com ela ou não.
Contraindicação
A Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro) é contraindicada apenas nos estados de excitação (com muita agitação) e se você tiver hipersensibilidade à planta. Não são conhecidas outras contraindicações.
Mulheres grávidas ou em lactação, crianças, idosos, pacientes que tenham problemas de saúde conhecidos e pacientes que façam uso de medicamentos de uso contínuo devem consultar o seu médico antes de iniciar o uso de Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro).