fbpx
Pesquisar

Resveratrol: Para que serve, 8 Benefícios e Onde Encontrar

Um polifenol do tipo antioxidante, o Resveratrol é encontrado em grande quantidade no vinho e promete aumentar a longevidade, prevenindo o câncer, AVC e colesterol.

resveratrol para que serve benefícios e dosagem


PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido falar que tomar um cálice de vinho tinto por dia faz bem para a saúde. Mas será que sabe exatamente o porquê? Se não, leia este post. Nós vamos te explicar.

O vinho (assim como outros alimentos que citaremos mais adiante) possui uma substância chamada de resveratrol em sua composição e esta traz enormes benefícios ao nosso organismo.

Estudos recentes mostram cada vez mais que adicionar o resveratrol em sua dieta lhe proporcionará uma qualidade maior de vida.

O que é o resveratrol?

O resveratrol é um composto originado de vegetais cuja principal função é agir como antioxidante no corpo. Ele é mais encontrado nas cascas e sementes de uvas e de outras frutas vermelhas.

É exatamente por isto que o vinho tinto é rico em resveratrol: sua fermentação utiliza tanto as sementes quanto as cascas de uvas roxas cheias do componente.

Em algumas pesquisas feitas, os suplementos de resveratrol se provaram mais ricos em relação à quantidade do composto do que os alimentos em que ele está naturalmente presente.

Fontes nos alimentos de resveratrol

O vinho tinto é a principal fonte de resveratrol graças às uvas roxas ricas na substância que são fermentadas na sua confecção. Mas se você não gostar dessa bebida, pode consumir outros alimentos como:

  • Amendoim e nozes; e produtos derivados deles, como pastas e cremes;
  • Chocolate com nível alto de cacau; os meio amargos ou só amargos também são boas opções;
  • Mirtilos e amoras, assim como outras frutinhas silvestres;
  • Uvas escuras: vale comer apenas as frutas ou aproveitar os sucos de uva orgânicos se você não quiser beber o vinho.

Vale lembrar que a quantidade de resveratrol contida nesses alimentos é bem menor do que a que vem nos suplementos em cápsulas.

Qual é a dosagem certal?

A dosagem ideal do resveratrol ainda não foi indicada pelos profissionais. Normalmente os estudos são realizados com doses bem altas.

Alguns médicos sugerem que o paciente ingira, pelo menos, 40 a 50 mg da substância por dia.

No entanto, nas pesquisas citadas, já foram utilizadas dosagens que atingem o triplo dessa referência e os resultados se mantiveram positivos.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Os suplementos em cápsulas estão sendo cada dia mais procurados por quem deseja usufruir de todas as funções dessa substância, especialmente as antioxidantes.

Normalmente uma cápsula vem com 20 mg de resveratrol, que é equivalente a impressionantes 40 cálices de vinho!

Como eu devo tomar o suplemento resveratrol?

Muitas pessoas evitam beber vinho porque estão querendo emagrecer e é um fato que bebidas alcoólicas e perda de peso não são as melhores amigas.

Apesar de as uvas escuras e os outros alimentos citados serem indicados para quem quiser aproveitar o resveratrol, vale reforçar que o seu teor é bem abaixo do indicado para gerar os benefícios que mencionamos.

Portanto, as cápsulas de suplementos parecem ser realmente as melhores opções para consumir a substância de forma a conseguir obter um resultado satisfatório.

É sempre bom procurar um profissional na área da saúde para lhe orientar quanto a equilibrar o consumo de alimentos e de suplementos, assim como a dosagem correta para que você alcance seus objetivos.

Para a maioria dos benefícios citados logo abaixo, dosagens de 60mg por dia, dividas 2 vezes de 30mg cada cápsula nas principais refeições, já é o suficiente.

Leia também:

Coenzima Q10 – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e dosagem

Chá Verde Emagrece? Quais os Benefícios? VEJA COMO FAZER!

Fosfatidilcolina: Para que serve, Funções, 9 Benefícios e Dosagem

Ginseng: Para que Serve, 11 Benefícios e Como Tomar

8 Benefícios, para que serve o resveratrol?

1- Equilibra o colesterol

Alguns estudos realizados com animais mostram que os suplementos de resveratrol permitem que o sangue possua mais colesterol HDL e menos colesterol LDL.

O primeiro é considerado o tipo bom de colesterol e o segundo o ruim. Isso se dá mais uma vez graças ao fato de o resveratrol ser um poderoso antioxidante.

Ele atua na redução dos efeitos gerados pelas enzimas produtoras de colesterol e assim combate a sua oxidação.

Em outro estudo realizado, vários participantes consumiram extrato de suco de uva rico em resveratrol durante seis meses.

Ao término desse período, os resultados concluíram que os níveis de colesterol tinham caído bastante.

Tudo isso indica que o resveratrol pode ajudar a todos, especialmente aqueles que necessitam manter suas taxas de colesterol sob controle para evitar doenças, especialmente as do coração.

2- Atrasa o envelhecimento do organismo

Estudos têm mostrado que o resveratrol é uma substância antioxidante, ou seja, ele consegue lutar contra o envelhecimento das células, protegendo o organismo.

Esta proteção acontece principalmente nas situações relacionadas às doenças que costumam aparecer com o avanço da idade, como as degenerativas e algumas inflamações crônicas.

Outras pesquisas também demonstraram que o resveratrol reduziu bastante processos inflamatórios em alguns pacientes.

Além disso, o composto ajuda a melhorar a manutenção da saúde do organismo no geral, tanto de forma interna quanto externa.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Resumindo: a substância auxilia no prolongamento da nossa vida de quem a consome regularmente.

3- Reduz a pressão arterial

Outra de suas vantagens para o organismo é baixar a pressão sanguínea. Isso porque ao consumir bastante resveratrol, a produção de óxido nítrico é impulsionada pelo nosso corpo e acaba relaxando os vasos sanguíneos.

Tais vasos sofrem a pressão em suas paredes cada vez que o coração bate. Com o seu relaxamento a pressão arterial sistólica se mantém estável ou até é reduzida.

Isso é muito importante, pois, com o passar dos anos, a pressão sistólica tende a aumentar cada vez mais devido aos revestimentos das artérias ficarem mais rígidos.

Isso é muito perigoso, pois maximiza o risco de a pessoa adquirir alguma cardiopatia.

4- Melhora a pele

Evidências confirmam que o resveratrol estimula as sirtuínas (proteínas celulares) e com isso aumenta o tempo de vida das células, o que deixa os tecidos da pele ainda mais saudáveis.

Além disso, o composto estimula a atividade das mitocôndrias, que são responsáveis por produzir a energia contida nas células, o que beneficia ainda mais o metabolismo.

Por tudo isso, o resveratrol vem sendo cada vez mais procurado por pessoas que querem tratar a pele.

Ele é bastante usado como ingrediente em produtos de beleza, em especial nos cremes para o corpo que previnem o envelhecimento, melhoram a estética da pele e protegem contra a deterioração do colágeno.

Aliás, vale lembrar que o colágeno é o responsável pelo aspecto jovem e bonito da pele, que infelizmente perece com o passar dos anos. O resveratrol consegue auxiliar na proteção dele, garantindo sua beleza por mais tempo.

Interessante mencionar também que um estudo chegou à conclusão de que o composto é também é eficaz no tratamento contra a acne, as populares “espinhas”.

5- Previne diabetes

Foi demonstrado por alguns estudos recentes que o resveratrol ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina.

Isso ocorre porque ele age sobre a SIRT-1, a enzima responsável por influenciar várias etapas do desenvolvimento da glicose em diversos órgãos, como pâncreas e fígado, por exemplo.

Dessa forma, o resveratrol permite alguns caminhos metabólicos que proporcionam a utilização mais eficiente da insulina e da glicose, o que por consequência resulta na diminuição das taxas de açúcar no sangue.

Além disso, o composto também protege nosso corpo contra os efeitos colaterais da diabetes, como doenças renais, retinopatias diabéticas e a síndrome do pé diabético.

6- Combate células cancerígenas

Mais um motivo para você amar o fator antioxidante do resveratrol: ele ajuda a prevenir o câncer!

Pesquisas comprovaram que os suplementos são eficientes em interromper a formação e o desenvolvimento de células cancerígenas em diversos órgãos, como a mama, a próstata, o cólon e a pele.

Isso porque o composto inibe o crescimento canceroso, assim como transforma os genes dessas células e age sobre os hormônios que também podem ser eficazes no combate ao progresso da doença.

7- Diminui as dores articulares

Os suplementos de resveratrol estão sendo utilizados de forma bem-sucedida para o tratamento de problemas nas articulações do corpo, pois eles evitam que a cartilagem se danifique.

Além disso, a substância também reduz as inflamações locais e elimina a irritação e o incômodo causados por elas.

Por isso é vantajoso começar a consumir o resveratrol se você possui problemas relacionados à artrite.

Ela, apesar de ser uma doença comum, é perigosa porque pode causar muita dor e eventualmente até a perda de mobilidade.

8- Ajuda no funcionamento cerebral

Em um dos diversos estudos realizados sobre as propriedades do resveratrol, foi concluído que o composto previne declínios cognitivos.

Trata-se de esquecimento, falta de atenção e outros transtornos muito comuns, especialmente em idosos.

Como antioxidante, o resveratrol aumenta o fluxo do sangue no cérebro, além de melhorar a distribuição de oxigênio e de nutrientes para os neurônios.

Outros estudos também provaram que os participantes consumidores das cápsulas de resveratrol conseguiam se lembrar e se concentrar mais nas coisas.

É entendido também que este componente pode auxiliar na prevenção contra o AVC (acidente vascular cerebral) e os Males de Alzheimer e de Parkinson.

Todos esses benefícios são excelentes, mas não são os únicos.

O resveratrol possui ainda mais vantagens que vêm sendo testadas através de estudos. Entre esses benefícios bônus podemos citar também:

  • Fortalecimento ósseo, pois o composto estimula o metabolismo dos ossos, assim como atua na vitamina D, nutriente importantíssimo para o desenvolvimento e manutenção óssea;
  • Combate à obesidade, isso porque a substância permite a ação da adiponectina, responsável por estimular a oxidação da gordura;
  • Melhora a resistência física, como comprovado em estudos, o resveratrol age no metabolismo oxidativo e estimula a função cardíaca;
  1. Aumento de testosterona, pois os homens acima de 30 anos começam a ter uma redução nos níveis do hormônio. Já foi constatado que um consumo diário de resveratrol pode aumentar em até 50% esses níveis.

Leia também:

Glutationa – O que é, função, benefícios, fontes nos alimentos, preço e onde comprar

Metionina – Para que serve, funções, fontes nos alimentos e suplemento

O resveratrol possui alguma contraindicação?

resveratrol

Possíveis efeitos colaterais ainda estão sendo estudados, mas até agora nenhum importante foi comprovado. Algumas pesquisas mostram que se sua saúde está normal, o resveratrol só lhe fará bem.

No entanto, é bom deixar claro que a sua interação com outros medicamentos pode causar efeitos perigosos.

Também é bom lembrar que se ele for usado em excesso (o que não é indicado para nenhum tipo de substância) pode causar problemas na coagulação do sangue.

Então, se você estiver ingerindo algum anticoagulante é melhor que evite o uso de resveratrol.

Alguns remédios para controle de pressão arterial, ansiolíticos e imunossupressores podem reagir de forma prejudicial ao resveratrol, pois este último bloqueia algumas enzimas em sua “limpeza” pelo orgânico.

Por isso antes de começar qualquer tratamento utilizando os suplementos de resveratrol, é essencial que procure um médico para tirar todas as suas dúvidas sobre isso.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *