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Rabanete – Conheça todos os seus benefícios, propriedades e como preparar

O rabanete ajuda emagrecer sim, além de controlar o colesterol e diabetes. Conheça todos os seus benefícios e melhor forma de se consumir.

rabanete

O que é

O rabanete é uma planta de pequeno porte com flores, folhas verdes e raiz tuberosa na cor predominantemente vermelha. Tem origem no mediterrâneo e possui o nome científico de Raphanus sativus.

É um vegetal da família Brassicaceae, a mesma do nabo, repolho e couve. Sua produção requer solos férteis e climas um pouco mais frios. No Brasil, a produção de rabanetes está mais concentrada nas regiões sul e sudeste.

Apesar de o formato e a cor mais conhecida da raiz do rabanete ser o arredondado e a vermelha, respectivamente, essa hortaliça também pode ser encontrada em um formato mais comprido e com raízes de cores branca e arroxeada.

Para que serve

No Brasil esse vegetal não é muito utilizado, ao contrário de países da Europa e da Ásia. Porém, a sua principal utilização é na culinária sendo bastante incluído na preparação de saladas cruas.

Além disso, pode ser utilizado para fins medicinais, tanto as folhas quanto as raízes.

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Propriedades nutricionais

O rabanete é um alimento baixíssimo em calorias. Cada 100 gramas possui em torno de 20 calorias apenas. Também é um alimento pobre em proteínas e gorduras.

Contudo, é rico em outros nutrientes entre os quais se destacam:

  • Vitaminas: vitamina A, C e do complexo B;
  • Minerais: ferro, potássio, magnésio, cálcio, fósforo e sódio;
  • Fibras;
  • Antioxidantes.

Benefícios

Apesar de ser um alimento não muito conhecido e nem consumido no nosso país, o rabanete pode oferecer vários benefícios à saúde. Entre esses benefícios estão:

1. Ajuda no emagrecimento

Essa hortaliça é uma ótima opção para entrar na dieta de quem deseja emagrecer. Por ser baixo em calorias, pode ser consumido diariamente por esse grupo de pessoas.

As fibras desse alimento também ajudam o corpo a perder peso, pois elas dão mais saciedade ao organismo. Isso ocorre porque, ao serem ingeridas, permanecem por mais tempo no trato gastrointestinal sendo digeridas de forma mais lenta. Com isso, o corpo se sente mais saciado, a fome fica retardada e a ingestão alimentar passa a ficar mais controlada.

Também é um alimento de baixo índice glicêmico. Essa propriedade faz com que os açúcares desse alimento sejam absorvidos de forma mais lenta e constante para a corrente sanguínea. Dessa forma, o aumento dos carboidratos no organismo é evitado e o aumento de peso também, pois quando o corpo recebe muito carboidrato, parte dele é convertida na forma de gordura para ser armazenada no tecido adiposo como reserva de energia para que o corpo possa utilizar essa reserva em tempos de escassez. Com a ingestão do rabanete e de outros alimentos de baixo índice glicêmico, a produção de gordura e o aumento de peso não ocorrem

2. Ajuda na digestão

Esse vegetal ajuda na digestão dos alimentos, principalmente os que contêm amido, que é um tipo de carboidrato, através de uma enzima que ele possui, a diatase.

3. Melhora o funcionamento do intestino

As fibras presentes nesse alimento é que promovem esse benefício. Quando estão presentes no intestino, as fibras do rabanete estimulam os movimentos e o trânsito intestinal.

Além disso, essas fibras se unem com a água no intestino e ajudam a formar o bolo fecal facilitando a sua eliminação. Isso é benéfico para pessoas que têm problemas com prisão de ventre, além de prevenir doenças intestinais como a própria constipação e o câncer de intestino.

Mas para esse efeito benéfico das fibras realmente acontecer, é preciso que, junto com a ingestão desse e de outros alimentos ricos em fibras, a ingestão de água seja aumentada, caso contrário, pode ocorrer o efeito contrário, ou seja, o intestino pode ficar mais preso ainda e provocar inflamações e o aparecimento de doenças intestinais.

4. É antioxidante

Outro grande benefício do rabanete é que ele possui ação antioxidante. Suas substâncias antioxidantes, a luteína e a zexantina, combatem a ação de substâncias danosas à saúde, os radicais livres.

Os radicais livres surgem no corpo como produtos de processos oxidativos naturais como a respiração, por exemplo. Porém, esses radicais podem danificar células sadias do organismo e até provocar a morte delas.

Esses radicais também podem entrar no corpo por meio de fontes externas como poluição, radiação solar a artificial, substâncias tóxicas presentes no cigarro, no álcool e em agrotóxicos e pesticidas, alimentação rica em gorduras, sal e açúcar, estresse, entre outras fontes.

Com isso, um desequilíbrio no corpo passa a se instalar dando origem a consequências como o envelhecimento do organismo e o aparecimento de doenças, a grande maioria doenças agressivas como o câncer e doenças neurodegenerativas. Além disso, esses radicais enfraquecem o sistema imunológico diminuindo as defesas do organismo.

As substâncias antioxidantes agem de forma a neutralizar a ação dos radicais livres ou até destruí-los, impedindo, então, que causem prejuízos ao organismo.

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5. É diurético

O rabanete também é um alimento diurético. Ele ajuda a aumentar a eliminação de líquidos pela urina estimulando o funcionamento dos rins e prevenindo doenças urinárias como as infecções. Além disso, diminui a retenção de líquidos que causa inchaço no corpo.

6. Auxilia no controle da diabetes e o colesterol

Esse benefício ocorre por causa da presença das fibras e pelo baixo índice glicêmico desse vegetal. Com isso, a absorção de açúcares e gorduras pelo intestino fica mais controlada e, consequentemente, as taxas de glicose e colesterol sanguíneos também ficam normalizadas.

7. Ajuda na cicatrização

Esse alimento também ajuda na cicatrização de feridas por causa da vitamina C que possui ação antioxidante e estimula a capacidade de regeneração da pele.

8. Melhora a saúde da pele

A pele precisa de vários nutrientes para se manter saudável e sempre jovem. Entre esses nutrientes está a vitamina A encontrada no rabanete. Essa vitamina ajuda a manter não só a saúde da pele, como também das unhas e cabelos. Além disso, previne o aparecimento de doenças de pele.

Outra vitamina importante para a pele é a vitamina C, também presente nesse vegetal. Ela é importante para manter essa parte do corpo sempre jovem, pois estimula a produção do colágeno e da elastina, fibras presentes na composição da pele e responsáveis por deixá-la sempre lisa, brilhante e jovem. Essas fibras também são importantes para prevenir o aparecimento de estrias e celulite.

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9. Fortalece o sistema imunológico

Esse vegetal ajuda a fortalecer o sistema imunológico por causa das substâncias antioxidantes e da vitamina C prevenindo, então, o aparecimento de doenças e infecções no organismo.

10. Outros benefícios

Outros benefícios do rabanete são:

  • Possui propriedades calmantes;
  • Previne o escorbuto, uma doença decorrente da falta de vitamina C que causa, entre outros sintomas, hemorragia;
  • Funciona como tônico muscular, principalmente em crianças;
  • É expectorante;
  • Ajuda a hidratar o corpo por causa do seu bom conteúdo de água.

Como consumir

A principal parte consumida do rabanete é a raiz que, como vimos, é mais utilizada em saladas cruas. Pode ser, por exemplo, cortada em rodelas para ser consumida junto com folhosos, pepino e tomate. Essa forma de consumo é a melhor para se aproveitar todos os nutrientes que esse alimento contém.

Também pode ser consumido refogado ou cozido. Quando consumido cru, possui um sabor marcante, levemente picante. Ao ser cozido, esse sabor característico fica mais reduzido.

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Outras utilizações culinárias do rabanete são em molhos, sopas, petiscos, recheios e tortas.

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  1. Algumas dessas dicas eu pretendo passar para minha filha. É muito importante esse alimento na refeição!

  2. Elisabete da silva luna

    Fiquei muito mas muito feliz em saber que o rabanete ajuda contra adiabetes pois acabo de deaco ri que meu marida tem obrigada mas preciso saber se o rabanete pode ser consumido em qualquer hora em qualquer quantidade

    • SIM> É um alimento precioso de pouca divulgação no Brasil, porem importante pelas suas características alimentícias. Comprei lindos e coloquei na salada dando um sabor especial.
      Ao vinagrete para entradas e tira gosto , combina com bebidas e torradas ou pães.

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