Página Inicial » Saúde » Quiabo – Todos os seus benefícios, propriedades e como consumir

Quiabo – Todos os seus benefícios, propriedades e como consumir

O quiabo pode ajudar na redução do colesterol ruim e aumentar a imunidade. Veja todos os seus benefícios, se ele emagrece, como armazenar e melhores formas de preparo.

Quiabo

O quiabo é uma planta originária da Etiópia, que foi trazida pelo Brasil pelos escravos. O seu cultivo foi adaptado ao Brasil, apesar de todas as diferenças climáticas com o país de origem.

Este vegetal possui diversos benefícios que não são muito bem conhecidos pela população em geral. A seguir, serão explicadas algumas ações benéficas deste alimento, e como ele pode se tornar um aliado  no tratamento e prevenção de algumas doenças.

Também, você descobrirá que pode desfrutar de todos os benefícios da planta de diversos modos: sucos, saladas, cremes, e muito mais.

Como armazenar e consumir o quiabo?

A maneira mais correta de conservar o quiabo, é através de porções divididas em saquinhos plásticos e armazenadas na geladeira. Assim, você pode conservar o alimento fresco por até 5 dias. Como se trata de um alimento muito perecível, esteja sempre atento com as datas de embalagem.

Existem diversas formas de consumir e aliar o quiabo à sua dieta. Conheça algumas delas a seguir:

Forma in natura:
Utilizada principalmente no feitio de saladas, para dar um toque e gosto especial na receita.

Cozido:
O quiabo pode ser utilizado também em sua forma cozida, porém deve-se tomar um pouco de cuidado para que alguns nutrientes não sejam perdidos com o aquecimento.

Água do quiabo:
A extração da água do vegetal pode ter diversos benefícios, visto que conserva todas as propriedades e nutrientes do vegetal.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Quiabo refogado:
Pode ser uma forma deliciosa para desfrutar dos benefícios do quiabo.

Sucos:
Também é uma alternativa para pessoas que não gostam de consumir o produto in natura.

Cremes:
Como será abordado a seguir, o quiabo pode ter ação essencial sobre a pele, visto que é rico em vitamina A; sendo assim, pode ser utilizado ainda na forma tópica sobre a pele.

Sendo assim, você pode aliar a forma mais conveniente aos seus hábitos de vida!

Benefícios do quiabo

1. Prevenção de doenças cardíacas:
O quiabo tem o poder de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), e ao mesmo tempo, elevar as taxas de colesterol bom (HDL). Sendo assim, previne-se a formação de placas gordurosas no sangue (ateromas), diminuindo o risco de acidentes vasculares, e garantindo a saúde do seu coração e vasos sanguíneos.

2. Pode ser útil durante a gravidez:
Diferente de muitos alimentos que possuem ação abortiva, o quiabo age exatamente ao contrário – previne abortos espontâneos. Também, tem alão sobre o desenvolvimento cerebral do feto.

3. Presença de substâncias anti-inflamatórias:
O quiabo possui propriedades naturais anti-inflamatórias, que ajudam na prevenção e redução de problemas ocasionados pela asma, por exemplo.

4. Diminui as possibilidades de se ter um câncer:
Devido as diversas propriedades antioxidantes presentes no vegetal, você pode ter as chances de câncer drasticamente reduzidas.
A proteção pelo consumo de quiabo é ainda maior para os cânceres colorretais.

5. Auxílio do sistema imune:
O alimento pode agir diretamente na morte e eliminação de corpos estranhos ao organismo humano. Sendo assim, tem ação antimicrobiana sobre vírus, bactérias e fungos, ajudando a prevenir e reduzir infecções.
É um aliado em infecções e quadros de baixa imunidade.

6. Melhora o processo da digestão:
Pessoas que sofrem com constipação podem ter seu quadro melhorado com o consumo do quiabo. Isso ocorre pois o vegetal é rico em fibras (principalmente pectinas), que ajudam na formação do bolo fecal e controle do trânsito intestinal.

7. Complementação proteica:
O quiabo é um alimento riquíssimo em aminoácidos, que são os compostos matéria-prima para a construção de proteínas. Ele pode ser útil em dietas veganas e vegetarianas, para complementar a dieta e nutrientes.

8. Redução dos riscos de diabetes:
O quiabo tem o poder de reduzir os níveis de açúcar sanguíneos, e concomitantemente, eleva a sensibilidade do mesmo à insulina. Sendo assim, pode ajudar a melhorar o quadro de diabetes, ou mesmo preveni-lo em pacientes saudáveis.

9. Prevenção de anemias:
Como se trata de um alimento rico em ferro, pode-se prevenir ou melhorar quadros de anemias, visto que o nutriente é capaz de estabilizar os níveis de hemoglobina no sangue.
Existe também, a presença de ácido fólico, outro composto relacionado com a prevenção de anemias.

10. Melhora a qualidade da visão e evita problemas:
Por se tratar de um alimento rico em vitamina A e carotenoides, tem-se uma ação positiva sobre os olhos. Estes nutrientes serão responsáveis por proteger os olhos de radicais livres, que causariam catarata, glaucoma e degeneração macular.

11. É bom para pele e cabelos:
Também pela presença de vitamina A, pode ajudar a melhorar o aspecto da pele e diminuir manchas.

Também é um alimento rico em propriedades antioxidantes, que reduzem o envelhecimento celular precoce, manchas e muito mais.

Qual a relação do quiabo com emagrecimento?

O quiabo pode sim ser um aliado na sua dieta, visto que é um alimento rico em nutrientes e pobre em calorias.

Além disso, é rico em fibras e compostos que podem ajudar a causar a sensação de saciedade no paciente que deseja emagrecer, e assim, diminui a fome e o apetite.

Outra ação já mencionada, é a do controle e funcionamento intestinal, que são fatores essenciais para uma dieta saudável e emagrecimento.

Vale ressaltar também, que o quiabo pode ser uma forma de suplementar vitaminas, sais minerais e proteínas. Porém, a recomendação deverá sempre ser feita por um médico ou nutricionista capacitado e responsável pelo caso.

Quem não pode ingerir o quiabo?

Existem algumas situações em que se deve reduzir ou evitar o uso do quiabo:

  • Pacientes com cálculos renais: o alimento é rico em oxalato de cálcio, que pode colaborar e aumentar a produção de cálculos renais. Por isso, deverá ser evitado nestas situações.
  • Problemas na vesícula biliar.
  • Problemas testiculares: estudos recentes relacionaram o consumo de quiabo com alguns casos de atrofia testicular.

Também, não deixe de utilizar seus medicamentos prescritos por um médico, e no caso de aparecimento de qualquer efeito colateral durante o consumo, suspenda-o imediatamente e procure seu médico, nutrólogo ou nutricionista.

Leia também

Triptofano: Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Além de melhorar a qualidade do sono o triptofano ajuda a reduzir o estresse e …

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!