Página Inicial » Musculação e Suplementação » Qualidades pessoais que o treinamento físico desenvolve

Qualidades pessoais que o treinamento físico desenvolve

A atividade física não beneficia apenas o aspecto estético como também quando adotada como um estilo de vida, contribui para a melhora de atitudes comportamentais

No pain No gain. Com certeza você que treina sabe o que isto significa. Mas não falo da tradução literal. Falo do sentimento, da atitude e de tudo mais que o treinamento físico impõe de obstáculos ao seu corpo e a sua determinação. Não importa se você treina para hipertrofia, treina corrida, treina para ficar mais saudável apenas. Com certeza, você indiretamente está desenvolvendo diversas qualidades morais em seu caráter, que se você souber canalizar para outras áreas pode ter excelentes resultados, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Irei enumerar algumas qualidades de caráter que você desenvolve levando o treinamento físico a sério:

  1. musculacao muito alem do fisicoDeterminação: quem treina sabe que os resultados são fruto da quantidade de energia que você coloca no treinamento. Ser determinado é fundamental, afinal, treinar, sentir dor, privar-se de uma alimentação fácil e gostosa e optar por uma regrada e cheia de restrições não é para qualquer um. Muitos tentam, mas nem todos conseguem se manter determinados durante longos períodos. Dai provavelmente nasçam os projetos de verão, onde as pessoas buscam apenas resultados rápidos e imediatos para determinada ocasião, não se preocupando com resultados melhores, nem com um estilo de vida mais saudável. Isso até pode levar a resultados ímpios num curto prazo, mas no longo a frustração de não ter se dedicado de corpo e alma a uma causa tomara conta da consciência destas pessoas. Por isso, se você treina de maneira séria, aprenderá a ser determinado, a pagar o preço pelo sucesso e pelas conquistas. Leve isso para sua vida profissional e pessoal e com certeza terá ótimos resultados.

  2. Resiliência: ser resiliente é aprender com as quedas, com as dificuldades. Quem treina sente dor, fica cansado após o treino e muitas vezes abre mão de programas prazerosos. Mas mantendo-se dedicado, resiliente, obterá resultados que os que não se propõem a pagar pelo preço das conquistas. Lembre-se que a vida é o somatório de nossas ações e atitudes e reclamar não vai adiantar na resolução dos seus problemas.

  3. Paciência: treinar é sinônimo de paciência, de saber esperar pelos resultados. Treinar significa sofrer agora para obter resultados positivos no futuro. Ter paciência para subir um degrau de cada vez é fundamental, na vida, na carreira e no treinamento. Atalhos não são bem vindos em nenhuma destas esferas da vida, pois se os atalhos fossem bons e corretos, seriam o caminho e não atalhos.

  4. Planejamento: saber planejar o treinamento é fundamental para o êxito. Na vida, nos negócios e na carreira também. Fazer as coisas conforme elas vão acontecendo, sem metas e objetivos não nos leva a nada. Como já dizia Lewis Carrol em Alice no País das Maravilhas ( sim, podem me julgar por eu citar esta obra num site de treinamento) “Para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve!”.

O treinamento não te deixa apenas mais forte e resistente fisicamente, ele te deixa melhor moralmente também. Vi a necessidade de escrever este artigo, que sai um pouco da minha linha editorial, pois vejo uma crescente onda dos ditos “projetos de verão” cada vez maior. Por isso, se você treina sério, o ano todo, sabe que está desenvolvendo muito mais do que um corpo, está desenvolvendo um caráter!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

como tomar creatina

Creatina – O que é, para que serve, efeitos e como tomar

Quer saber para que serve a creatina? Se ela faz mal ou engorda? Como tomar …

Creatina Universal (200g) – Como tomar, seus resultados e preço

A creatina da Universal Nutrition é comercializada em embalagens de 200g, 300g e 1kg em pó. …

  1. Muito bom seu artigo Sandro,
    já li num trecho do livro O Homem é Aquilo que ele Pensa, de James Allen, algo parecido com o que você escreveu.
    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!