Página Inicial » Treinos » Qual a importância do cinto lombar na musculação

Qual a importância do cinto lombar na musculação

Nesse artigo vamos falar sobre que os estudos dizem a respeito de usar o cinto lombar, quais seus benefícios e quem precisa utilizar.

De uma maneira geral o treinamento de força solicita em praticamente todos os exercícios a estabilização da parte medial de nosso corpo e de nosso ponto de equilíbrio, que fica na região do abdômen. Isto é natural de nosso corpo, pois em praticamente todos os momentos de nosso dia a dia precisamos da estabilização tanto dos músculos abdominais e dos lombares.

Porém em exercícios com uma grande sobrecarga sobre esta região, como por exemplo o agachamento, onde a força gravitacional vertical da carga causa uma pressão sobre a musculatura da região lombar que pode causar lesões no longo prazo.

O que os estudos dizem sobre o uso do cinto lombar

Neste sentido, o pesquisador Giacobbe (1990), após estudo com pessoas bem treinadas, conclui que a utilização do cinto auxilia na execução correta dos movimentos pois aumenta a pressão intra-abdominal, desta forma auxiliando no momento do arranque principal do movimento, sem o risco de comprometer a técnica e ainda estabilizando todo o tronco na fase de maior força, que é quando podemos causar as lesões.

Outro pesquisador, Miranda, (2004) descreve baseado em sua pesquisa feita com pessoas destreinadas, constatou que o cinto é um equipamento de grande importância para os exercícios de agachamento, tanto o profundo e o em 90° como o stiff, além do levantamento terra. As contrações ocorridas nos músculos abdominais e no diafragma causam uma pressão intra-abdominal.

Desta forma, esta pressão estabiliza a coluna e principalmente diminui a força compressiva nos discos intervertebrais. Este fator acontece principalmente na região lombar pela maior compressão. Desta forma, estes pesquisadores concluíram que o cinto tem como função não só o auxílio na segurança e na saúde da coluna vertebral como no desempenho.

Leia também => Melhores alongamentos para lombar, exercícios que não podem faltar em seu treino!

Groves (2002) também constatou após revisão bibliográfica que a função principal do cinto lombar no exercício de agachamento é estabilizar os músculos da região abdominal para que estes possam auxiliar no apoio a coluna durante um levantamento mais pesado.

No mesmo estudo ele constatou também que as faixas de joelhos também oferecem não apenas o apoio lateral durante o movimento de agachamento, como também um efeito de arremetida na parte mais baixa do levantamento.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Todas estas pesquisas evidenciam algo de certa forma óbvia, que o cinto lombar auxilia na estabilização dos movimentos do tronco. Sua função é antes de mais nada protetiva, pois evita o deslocamento lateral dos discos intervertebrais, que causam a hérnia de disco a longo prazo.

Além disso, em casos mais brandos de hérnia de disco, como citei neste artigo (hérnia de disco e musculação) pessoas com esta patologia podem executar movimentos que seriam proibidos para portadores desta.

O que é evidenciado também é que em exercícios com maior recrutamento dos músculos estabilizadores da região lombar, como o agachamento convencional, o profundo e o stiff além do levantamento terra, é possível conseguir uma estabilização que possibilita uma maior concentração do movimento nos músculos solicitados. Desta forma, além de prevenir lesões o cinto lombar ainda por cima auxilia muito no desempenho.

Quem precisa usar o cinto lombar?

Porém nem todas as pessoas vão necessariamente precisar usar este cinto, que em muitos casos não passa de modismo. Sem utilizar este cinto, conseguimos fortalecer nossos músculos estabilizadores. Por isso é fundamental que quem não treina com altas cargas e não apresente problemas de coluna, treine sem o cinto, para melhorar o desenvolvimento dos músculos estabilizadores.

Leia também => Como fortalecer a lombar (exercícios com e sem aparelhos)

É também fundamental que se executem exercícios específicos, tanto para a lombar quanto para o abdômen, a fim de realizar uma melhora de estabilidade muscular. Enfim, você deve trabalhar seus músculos estabilizadores, independente da utilização ou não do cinto lombar, pois somente desta forma você previne e evita problemas de coluna decorrentes da falta de fortalecimento. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Treino de costas, bíceps e antebraços, dicas práticas

A divisão do treino de costas, bíceps e antebraços é muito interessante para iniciantes, pois …

Treino de pernas e ombros para iniciantes, dicas práticas

A divisão de treino de pernas e ombros para iniciantes é uma alternativa bastante interessante …

  1. Treino a mais de 20 anos e nunca usei cinto,mesmo fazendo agachamentos pesados!
    Hoje fui no ortopedista e descobri que minha dor nas costas e por causa do desgaste de algumas vértebras da coluna lombar!Acredito que se tivesse usado cinto esse problema não existiria!
    Fica à dica!Abs

  2. BOA TARDE. TENHO 29 ANOS E 2 HERNIAS DE DISCO LOMBAR E COMECEI A FAZER MUSCULAÇÃO POR ORIENTAÇÃO MÉDICA. ESTOU USANDO O CINTO PARA PROTEGER MINHA COLUNA. MINHA PERGUNTA É: VOU TER QUE USAR PARA SEMPRE??? OU É SÓ POR ENQUANTO QUE COMECEI A MALHAR AGORA? OBRIGADA

  3. Treino a 20 anos , a 10 anos atras sofri uma lesão durante o treino , pesava 118 kg fazia uso de muita carga , resultado pinçamento na medula , 8 meses sem os movimentos da perna esquerda e 2 hernias lombares e duas cervicais apos um longo e doloroso tratamento melhorei , hoje faço uso de cinto para todos os exercícios e sou muitas vezes reprimido por educadores físicos pelo uso do cinto a falta de conhecimento e má formação dos profissionais é lamentável

  4. Gostaria de ver as fontes dos estudos em que esse artigo se baseia.

  5. Boa Tarde ! Quem poderia me responder como usar o cinto para fazer agachamento livre , é porque ?

  6. Como definir a largura do cinto para cada atividade? Pois já vi cintos com larguras diferentes (11,5, 10, 13 cm)!

    Estava praticando Tire Flip (150kg) tenho 1,82 de altura e 120 kg, dei uma pausa neste pneu por causa so peso, medo de me machucar.

    Qual seria o cinto mais apropriado neste caso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!