Página Inicial » Esteroides Anabolizantes » Prós e contras da reposição de testosterona para homens

Prós e contras da reposição de testosterona para homens

Recentemente um dos maiores lutadores de MMA do mundo desistiu de uma luta que valia o cinturão de sua categoria, pois a entidade que emite as licenças para atletas proibiu os atletas que fazem TRT (terapia de reposição de testosterona) de lutarem sob a pena de doping. Com isso a discussão acerca da reposição hormonal para homens, que em 95% dos casos se trata de reposição de testosterona, voltou à tona. Muito se fala sobre a reposição hormonal, sendo que muitos são a favor e muitos são contra. Não que exista uma resposta em definitivo, pois cada pessoa tem um metabolismo e um estilo de vida diferentes que fazem com que a queda de produção de testosterona seja diferente para cada homem.

GettyImages

Mas antes de mais nada temos de entender o papel da testosterona no organismo masculino e por que é muito importante que ela não falte.

Funções da testosterona

O hormônio sexual masculino tem funções importantíssimas no organismo do homem e sua queda pode resultar em diversos problemas. Entre as funções primárias, a testosterona é responsável pelo desenvolvimento muscular na adolescência, além das características masculinas, como voz mais grossa, ativação do desejo sexual e muitas outras. Mas meu foco aqui no que se refere a testosterona é uma de suas principais funções na vida adulta, que é o anabolismo. A testosterona é altamente anabólica, pois participa ativamente dos processos de reconstrução muscular. Por isso, quedas na produção deste hormônio estão intimamente ligadas a sarcopenia (diminuição da massa muscular).

Devo fazer reposição hormonal?

Pois bem, o assunto é polêmico e divide opiniões. Ainda serão necessárias muitas pesquisas para chegarmos a um consenso. O que existe de concreto é que o que se deve buscar é um controle equilibrado da testosterona, pois ela é prejudicial tanto em excesso quanto em falta. Diversas características psicológicas são relatadas em pessoas com níveis muito altos ou muito baixos de testosterona, como por exemplo, agressividade (excesso) e diminuição do desejo sexual (diminuição).

O que se sabe hoje é que a reposição hormonal só deve ser feita para casos evidenciados de diminuição de produção de testosterona. Essa diminuição é comum a partir dos 40 anos e fica mais evidenciada depois dos 60 anos. Apesar de esta queda ser natural, muitos homens tem quedas muito bruscas, o que compromete a sua saúde. Nestes casos, com o acompanhamento de um bom endocrinologista, que vai saber avaliar especificamente cada caso e receitar as doses mais acertadas.

Muitas pessoas pregam que a reposição hormonal deve começar muito antes dos primeiros sintomas da andropausa, pois assim não teríamos perdas maiores. Mas na verdade, nosso corpo não entende desta forma, ele somente responde, positiva ou negativamente, aos estímulos recebidos. Se você fizer uma reposição hormonal sem que o corpo tenha uma baixa na produção da testosterona, o corpo vai, numa atitude de defesa e sobrevivência, reduzir a produção deste hormônio, sendo que a TRT deverá ser cada vez mais elevada. Além disso, diversas pesquisas mostram que pessoas que fazem reposição hormonal de testosterona sem necessidade tem o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral elevados em mais de 15%.


Leia também:
Testosterona – Aumente sua produção natural e tenha excelentes ganhos de massa muscular
Como o Cortisol pode prejudicar os ganhos de massa muscular e como prevenir seus efeitos

Musculação e testosterona, qual a relação?

Como é de conhecimento de todos, a testosterona é um dos hormônios mais anabólicos de nosso corpo. Portanto, os resultados da musculação são diretamente ligados a produção de testosterona. Outro fator que deve ser levado em conta, é que durante a prática de exercícios por períodos muito prolongados, temos a produção de um hormônio opositor a testosterona, o cortisol, que faz com que a produção da testosterona seja reduzida a longo prazo. Porém, assim como para qualquer pessoa, somente quem tem evidenciado a diminuição da produção de testosterona deve procurar a reposição hormonal, sempre com o respaldo de um endocrinologista. Lembre-se, seu corpo tem uma individualidade, ele é único. Somente um bom médico pode avaliar se você precisa ou não de reposição hormonal. Bons treinos!

Leia também

Stanozolol (Winstrol): Para que serve, seu ciclo, efeitos colaterais e o antes de depois

Tire todas as dúvidas a respeito do esteroide Stanozolon (Winstrol), como funciona seus ciclos (Homens …

Qual o melhor produto para TPC (Terapia Pós Ciclo)? – Melhores marcas do mercado

Nessa lista atualizada agora em 2017, você irá encontrar os melhores produtos para TPC, segundo o …

  1. para quem se interessar. Usei três ampolas de durateston. Como massa muscular senti melhora, mas sexualmente putz foi tenso. Estou com 49 anos um mes antes de usar tinha vida sexual excelente, sem nenhum problema até acima do normal. Bem agora após as 3 doses senti queda de uns 60 por cento do libido sexual. Conselho não usem. Vão pelo método convencional, alimentação e reeducação alimentar e bons hábitos de saúde. Isso sim é maneiro é saudável. Abraços

  2. Meu caro Roberto, vc usou tres ml de durateston e ficou com queda de libido? Que isso cara, pra começar, vc nunca deveria ter feito isso pois pelo que vejo nao tem conhecimento com essas coisas, segundo, um ciclo de anabolizantes nao é feito assim, vc precisa combinar no minimo dois produtos como a famosa formula 2ml dura+ 1ml deca sendo a durateston aplicada duas vezes por semana e a deca apenas uma. Um ciclo nao é feito em tres doses de um produto e sim em varias, o mais comum é ciclo de 8 semanas ou dois meses, logo depois, vc espera o efeito da ultima aplicaçao passar, ou seja, normalmente quinze dias e ai inicia a TERAPIA PÓS CICLO, que é chamada de TPC onde vc usará medicamentos para combater os efeitos colaterais dos produtos, no caso da testosterona vc pode usar o aTRIBULUS TERRESTRIS que é encontrado em qualquer loja de suplemento ou até mesmo farmacia de manipulaçao, com o uso dele sua testosterona natural será produzida normalmente pois ele incentiva o seu corpo a produzir ela novamente e para os outros produtos que usar basta tomar TAMOXIFENO que da tudo certo. Claro, tem as quantidades certas de cada produto para usar depois de um ciclo, leigos no assunto nunca se darao bem com o uso de tais, seja com tres aplicaçoes ou com mil. Procure se informar melhor antes de usar as coisas pra depois nao sair por ai falando coisas erradas ou relatando tragedias ocorridas com vc por nao saber o que faz.

    • OK. Diminuiçao na libido ocorre devido a reaçao do organismo no intuito de interromper produçao de testosterona. Só que para tentar combater os efeitos “pós ciclo” tribulus por ser um medicamento fitoterápico deve ser ministrado muito antes do fim do ciclo para ter efeito. Se tratando de uso de medicamentos no ciclo deve-se usar “medicamentos para combater possiveis efeitos colaterais ex. Clomifeno ou Tamoxifeno pode-se associar vitamina E.
      Espero ter ajudado.

    • Muito obrigado pela explicação Scott, uma pergunta eu não tomo nada e nunca tomei…eu posso tomar somente a TRIBULUS TERRESTRIS?

      Ou seja, algo mais natural para produzir um volume maior de testosterona.

      Sempre tive vontade de tomar a DURATESTON / Deca mas nunca tive coragem fico preocupado com os efeitos colaterais.

      Abs.

    • Olá.boa noite meu querido tudo bem
      Espero que sim.
      Será que vossa senhoria poderia.mim ajudar meu.nobre .
      Tehno 25 anos.peso 42 kg anos passado eu cheguei a fazer um.ciclo com um.médico especializado tive bons resultados porem eu morava em.SP tinha um.ótimo emprego então eu tinha como pagar pelos comprimidos que ele avia mim passado farmácia manipulado mais fui mandado embora por conta da crise hoje mim resíduo na Bahia custa de vida aqui é abaixo estou fazendo bicos mais o que eu tinha ganhado perde tudo mais gostaria de voltar pra academia meu.nobre eu conversando com algumas pessoas aqui mim indicaram tomar 50mg de testo por dia o que você mim receitaria tomar meu jovem hoje estou.magrinho kkkkk

  3. Tenho 49 anos e queria tomar sustanon ou durateston 1 ml por semana durante 10 semanas sera que terei algum problema

  4. estou pensando em tomar durateston, apenas 2 Mls (sem ciclar) vou tomar apenas uma vez para perder gordura… Tem algum risco, se houver é muito alto?

    • Extremamente alto, inclusive correndo risco de vida. Ainda mais quando não se tem conhecimento algum, como por exemplo, achar que Durateston é para perder gordura…leia mais a respeito. Temos artigos sobre essas e outras drogas aqui no Treino Mestre. O melhor caminho para iniciantes ainda é: Treinar corretamente, comer corretamente e descansar corretamente. Estudando muito sobre esses pilares da musculação, ou pagando para ter orientação de um profissional.

    • Não vai perder gordura, pois esse efeito demora meses num contexto de TRT, e ainda vai ferrar a produção endógena de testosterona. O resultado é que pode acabar ficando mais gordo.

  5. Gostaria de uma opinião.
    Vi um anuncio que SOMATODROL combinado com EREMAX pode aumentar o pênis, gostaria de saber se isso é possível mesmo?
    Aguardo alguma resposta.
    Obrigado!

    • Isso é falso. Sou estudante de medicina e até hoje o único método de aumentar o pênis é cirúrgico e ainda assim não dá para aumentar o quanto quer, só uns 3cm. Só funcionaria se você tomasse lá pelos 12-13 anos quando existem células se desenvolvendo no pênis, no adulto não tem esse efeito.

  6. Prezados

    Estou adquirindo 30 comprimidos (manipulados) de testosterona. 20mg ,cada.

    Desejo saber como devo fazer o primeiro ciclo de testosterona com oxandrolona 20mg.

    ATT

  7. Sou magro tenho 17 anos peso 55 kl sou alto tenho 4 meses molhando não tenho muito resultado, queria tomar alguma coisa alguém me indica.

    • Primeira coisa, recomendo rever seu treino, faço musculação há 03 anos e no primeiro ano (70kg) quase não ganhei massa (cheguei à 73 em um ano), mas porque cometi erros básicos de treino. Não fazia os movimentos corretos, ficava no whatsapp nos intervalos. Peça ajuda ao educador físico para corrigir TODOS seus movimentos de treino, veja se seus intervalos não estão maiores que 45seg-1min e por fim procure uma nutricionista para orientar sua alimentação e verificar a necessidade de suplementação. Desde que eu fiz isso aí que falei já ganhei 11kg em dois anos hoje estou com 84kg.

  8. Eu quero usa testosterona o que devo usa apos pra n me prejudica ??

  9. Boa noite, tenho 21 anos e queria saber o que posso tomar para ter um desenvolvimento, quase nao tenho pelos e barba parece que so após os 35, nem sinal, fiz recentemente uma bateria de exames e constatei que meus niveis hormonais estavam dentro do limite porém na baixos, conversei com meu medico e ele insistiu que não havia necessidade de reposição, malho ja a quase dois anos, com acompanhamento a nutricionista e professor e durante este periodo obtive pouquissimos resultados, tenho 1,84 de altura, peso 61 KG e sinceramente, estou cansado de ter cara de 15, já tentei de quase tudo, manter uma dieta adequada, sigo à risca os treinos, porém nada parece funcionar. Queria saber os males que corro em fazer um tratamento hormonal e os beneficios deste e a quem devo procurar para ter uma receita.
    Obrigado.

  10. qual o malefício que o testomaster causa? É aconselhável usa-lo?

  11. Tenho cancer controlado se eu tomar testomaster irá prejudicar a minha doença obrigado se alguém responder

  12. Estou na quinta semana de ciclo, já se foram 10 ampolas de dura + 100 capsulas manipuladas de oxandrolona 20 mg. Não observo nenhum colateral até o momento, exceto certa agressividade e aumento da libido, fora isso é notório o aumento de força e massa muscular… Faltam mais 10 ampolas hehe…

  13. Luiz Otávio da silva pinto

    Estou com 58 anos. Treinando a um ano não ganhei muita massa muscular. Sempre fui magro 1,65 de altura não consigo passar de 53 kilos. Minha pressão é normal 12 por 6 . Será que durateston será benéfico ou trará algum problema de saúde. Obg

  14. Bom dia, já usei durateston mas meu libido aumentou e muito, assim como a massa muscular.

  15. Boa noite ,fiz exame sangue e resultado estou com quantidade de testosterona baixa ,já sinto cansaço físico,queda cabelo e voz mudando ,como é oque poderia fazer tratamento para normalizar quantidade d testosterona? É a esa baixa quantidade testosterona influencia ter filhos,pois a quantidade de espermatozóides deu bem baixa estou tentando com minha esposa e não conseguimos? Já tomei tribulus terrestre,e vitaminas e ,c e não obtive melhoras
    Obrigado

  16. Tenho 33 anos , sinto varios sintomas de falta de testosterona, nos exames deram abaixo de 300 ,a endocrino fala q eu sofro de ansiedade. Por isso minha testo esta tao baixa, teria problema comecar afazer trt com essa idade ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!