fbpx
Pesquisar

Polypodium Leucotomos: O que é, Para que Serve e Como tomar

Atualizado em
Compartilhe:

Você pode até achar que Polypodium Leucotomos é um nome um tanto quanto difícil de se pronunciar, mas sabe o que ele representa? Já ouviu falar de seus benefícios? Não? Então continue lendo para descobrir tudo sobre ele!

Polypodium Leucotomos

O que é Polypodium Leucotomos?

Polypodium Leucotomos é uma planta tropical, que tem origem na América do Sul e Central. Ela é utilizada na composição de medicamentos, sendo o mais famoso o Inthos, que está relacionado ao tratamento de problemas da pele.

É composta principalmente por alguns tipos de ácidos, como o vanílico, cumárico, cafeico, clorogênico e ferúlico.

Quais são as propriedades da Polypodium Leucotomos?

É possível dizer que a planta Polypodium Leucotomos contém as propriedades listadas a seguir:

  • Fotoprotetora (protege da luz do sol e previne o fotoenvelhecimento);
  • Antioxidante (combate os radicais livres, moléculas que apresentam perigos às células);
  • Anti-inflamatória;
  • Cicatrizante;
  • Imunomoduladora (reforça o sistema imunológico contra invasores);
  • Protetora do DNA celular (as alterações mutantes do DNA podem causar câncer).

Para que serve?

Como você pôde ter uma ideia pelas propriedades listadas acima, a Polypodium Leucotomos é conhecida por lidar com problemas na pele, principalmente aqueles relacionados à exposição excessiva à luz do sol.

Ela também serve como um anti-inflamatório e antioxidante, trabalhando para prevenir e tratar os prejuízos causados pelos efeitos do sol na pele. Além disso, ela também é usada para evitar eczema, vitiligo, psoríase, queimaduras solares, etc.

5 benefícios da Polypodium Leucotomos

Listamos abaixo os benefícios que mais estão ligados ao uso da Polypodium Leucotomos como medicamento ou suplemento. Dê uma olhada:

1 – Aumenta a resistência da pele

Segundo um estudo de 2004, a suplementação do extrato de Polypodium Leucotomos pode reduzir de forma considerável o eritema (vermelhidão na pele). Isso porque a substância é capaz de elevar a resistência da pele aos raios UV.

2 – Ajuda a prevenir o câncer de pele

Quando é ingerido de forma oral, o suplemento de Polypodium Leucotomos pode diminuir os estragos ao DNA, assim como suas mutações. Isso faz com que o ciclobutano pirimidina (dano celular provocado pelos raios UV) seja prevenido.

Além disso, ela também reduz o prejuízo ao DNA mitocondrial. Tudo isso ajuda a evitar que o câncer de pele causado pela exposição ao sol possa aparecer.

Leia também:

Ácido hialurônico – Para que serve, benefícios, contraindicações e onde comprar

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

3 – Evita o envelhecimento precoce da pele

O suplemento de Polypodium Leucotomos pode evitar que alterações geradas pelos radicais livres e uma baixa defesa antioxidante ocorram. Ele também bloqueia o impacto dos colagenases, que são enzimas danosas ao colágeno.

O suplemento ainda pode melhorar a produção do colágeno em si, assim como a da elastina (forma as fibras elásticas da pele).

Para completar, o Polypodium Leucotomos (PL) evita o dano à membrana celular gerado pela degradação de lipídios.

4 – Trata o melasma

Este benefício é um dos maiores motivos pelos quais as pessoas buscam o Polypodium Leucotomos. Afinal, o melasma é uma doença dermatológica cujo principal fator causador é a exposição à luz do sol, que gera manchas na pele.

O PL é indicado para o tipo de melasma prolongado, que resiste a outros tratamentos. Por melhorar a resistência da pele e protegê-la dos efeitos da radiação ultravioleta, o suplemento de PL é tido como uma boa forma de tratamento.

Leia também:

Pycnogenol – O que é, para que serve e benefícios

O suplemento de Polypodium Leucotomos engorda?

Não existem relatos ou estudos confiáveis que comprovem efeitos colaterais relacionados ao ganho de peso por parte do consumo de Polypodium Leucotomos. Mesmo assim, outros efeitos secundários podem aparecer, como falaremos adiante.

Como tomar?

As cápsulas do PL precisam ser ingeridas inteiras, sem serem partidas ou mastigadas. O indicado é que elas sejam consumidas com água, para melhor absorção.

Com relação à dosagem, não existe uma regra geral. Depende de seus objetivos e da orientação médica. Muitos dizem que o ideal é tomar uma cápsula pela manhã, outros falam que o melhor é ingerir ao menos 3 cápsulas por dia.

Por isso, o recomendado é que você procure um profissional da saúde que lhe dê informações precisas e específicas às suas necessidades.

Quais são os efeitos colaterais?

De acordo com observações de medicamentos à base de Polypodium Leucotomos, é possível listar abaixo os efeitos colaterais relacionados à substância:

  • Reações alérgicas, como o comichão;
  • Problemas gástricos leves;
  • Distúrbios no sistema digestivo.

Esses efeitos podem ser evitados s o indivíduo consumir as quantidades corretas indicadas pela bula ou pelo médico. Nunca ingira mais do que o recomendado, pois os efeitos positivos não serão maiores, mas os negativos sim.

Caso sinta qualquer um dos problemas acima, procure ajuda médica assim que possível para receber orientações eficazes. Nunca tente se automedicar.

Leia também:

17 Melhores Suplementos Para Mulheres: Guia Completo

Ácido Alfa Lipóico – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais, contraindicações e onde encontrar

Quais são as contraindicações?

Como todo suplemento ou medicamento, o Polypodium Leucotomos, apesar de ser uma substância natural, também possui algumas contraindicações importantes de serem notadas. Veja abaixo para quem ele não é indicado:

  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Crianças;
  • Pessoas com hipersensibilidade aos componentes;
  • Indivíduos em tratamento com medicamentos controlados.

Caso você pertença a um dos grupos acima e deseje fazer o uso do Polypodium Leucotomos, não deixe de procurar um médico.

De qualquer forma, é importante buscar auxílio médico especializado, de preferência dermatológico, para que você seja instruído sobre todos os aspectos relacionados ao consumo do PL.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de