Página Inicial » Emagrecimento » Piperina (Pimenta Preta) Para que serve? Emagrece? E efeitos colaterais?
piperina pimenta preta
Piperina, composto da pimenta preta.

Piperina (Pimenta Preta) Para que serve? Emagrece? E efeitos colaterais?

A Piperina (composto da pimenta preta) ajuda emagrecer sim, além de prevenir e diminuir colesterol. Veja agora todos os seus benefícios, dosagem correta e onde comprar.

Alguma vez você já ouviu falar da Piperina?

Muito tem se falado sobre seus benefícios, que garantem qualidade de vida. Também conhecida como Pimenta Preta tem apresentado muitas vantagens quando consumida regularmente.

Mas não é somente isso não, por essa razão fizemos esse post, pois a muito para se falar da Piperina.

Vamos lá?

E então, o que é a Piperina?

A Piperina é também conhecida como pimenta preta e normalmente utilizada para temperos ou como ingredientes de preparo de alguns remédios dentro da medicina popular.

Ela foi uma especiaria muito usada para tratar diversas doenças.

A Piperina tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana e atua contra a doença de Chagas e Leishmaniose, por exemplo.

É possível encontrar o composto da Piperina na Pimenta do Reino, mas tradicionalmente a extração da Piperina é feita através das sementes da pimenta preta.

Para que serve?

A Piperina mostrou que quando ingerida, ela auxilia no aumento do aproveitamento de determinadas substancias de compostos dietéticos, no organismo.

Além disso, a Piperina mostrou ter uma maior disponibilidade em aproveitar a curcumina, conhecida como um remédio natural capaz de estimular o organismo.  

Outra funcionalidade apresentada pela Piperina se refere a inibição da ABCA1 que é um dos principais substancias associada a doença arterial, sem esquecer de mencionar que ela é uma proteína responsável pela diminuição do colesterol.

Isso quer dizer que a Piperina não serve somente como um remédio natural em doenças arteriais, mas também como uma substancia que diminui o colesterol e ainda consegue estimular o organismo aumentando os efeitos de outros nutrientes.

A Piperina emagrece?

A Piperina tem poder de emagrecimento por atuar contra o acúmulo de gordura e por melhorar o sistema digestivo. Devido a isso ela tem reduzido o colesterol presente no sangue.

Para você entender, vamos explicar melhor:

– A Piperina evita o acúmulo de gordura devido aos seus compostos termogênicos capazes de aumentar o nível metabólico do corpo, assim ela aumenta a energia que seu corpo gasta.

Com o gasto energético, o organismo passa a quebrar as células de gordura e aumentar a temperatura interna do corpo, o resultado disso é a queima de gordura corporal.

– As funções digestivas passam a ser melhor com o auxílio da Piperina, pois ela ajuda na absorção das substâncias e aumenta a produção de sucos gástricos.

Além disso, alivia gases, dores de cabeça, dilatação de vasos e ajuda a perder peso por melhorar a digestão dos alimentos.

– A Piperina ajuda na regulação das células adiposas, que são as células de gordura do corpo, impedindo que novas celulas possam surgir.

Leia também => Resveratrol: Para que serve, benefícios e dosagem

Quais são os benefícios?

Devido as propriedades encontradas na Piperina, principalmente na absorção de nutrientes e vitaminas e por ajudar o organismo a funcionar melhor, inúmeros são os benefícios comprovados, mas vale a pena mencionar alguns deles aqui.

  • Absorve nutrientes importantes, como o Selênio que é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório;
  • Ajuda na digestão e em flatulências;
  • É capaz de controlar o ácido úrico e por isso muito eficiente na doença de gota;
  • Aumenta a capacidade do corpo e absorve nutrientes;
  • Ajuda na quebra de gorduras e por isso ajuda no emagrecimento;
  • Aumenta o nível metabólico do corpo;
  • Poder antioxidante, protegendo as células sadias do corpo e diminuindo os radicais livres (células ruins);
  • Atua de forma antimicrobiana destruindo ou inibindo o desenvolvimento de bactérias, fungos, vírus e outros micro-organismos;
  • Atua melhorando os níveis de colesterol;
  • Atua na produção da adrenalina e outras substâncias, diminuindo os níveis de estresse;
  • Melhora os níveis de vitaminas corporais;
  • Poder anti-inflamatório que ajuda na recuperação de enfermidades;
  • Auxilia no antienvelhecimento;

A Piperina tem algum efeito colateral?

Piperina pimenta preta e cúrcuma

A Piperina não é indicada para quem faz o uso de medicamentos, isso porque ela atua na absorção dessas substâncias que pode levar a níveis perigosos do remédio na corrente sanguínea.

Outros efeitos colaterais contam com a redução de algumas enzimas do corpo e pode diminuir o trânsito intestinal, podendo ocorrer prisão de ventre e efeitos gástricos.

Existe uma dosagem recomendada?  

Não existe ainda uma dosagem exata a ser recomendada da Piperina, mas hoje já se fala de uma média mais adequada para o organismo humano que gira em torno de 15mg a 60mg por dia, sendo esta a dosagem que causaria os benefícios para o organismo.

Fabricantes de suplementos recomendam tomar a Piperina concentrada 3 vezes ao dia antes das principais refeições, sendo 15 mg em cada refeição (café da manhã, almoço e jantar).

A pimenta do reino que consumimos diariamente não apresenta dosagens altas e por isso seu uso não é restringido.

De qualquer forma é importante seguir orientações médicas e ver as recomendações quando for ingerir a suplementação de Piperina.

A Piperina é encontrado em outras pimentas?

O composto da Piperina é encontrado em maior quantidade na pimenta preta, mas ela também pode ser encontrada em menores quantidades na pimenta branca, pimenta longa, pimenta longa Bali e pimenta do reino, por exemplo.

Para ser feita a suplementação desse composto a venda é realizada em pó ou em pílulas.

Suplemento, onde comprar?

A Piperina é comercializada de forma concentrada através de suplementos e é indicada para prevenir e combater o colesterol, ação anti-inflamatório, antioxidante e até para emagrecer. Além dos benefícios citado agora pouco.

Ela pode ser encontrada também em conjunto com outras substâncias, como a cúrcuma, suplementos pró-hormonais e até em termogênicos. Para comprar a piperina concentrada através de uma farmácia de manipulação de confiança, você pode clicar no banner abaixo para ter mais informações de dosagem e preço:

Conclusão

A Piperina quando ingerida de forma consciente pode ajudar o organismo a funcionar melhor, agindo diretamente na absorção de vitaminas e nutrientes, além de ser um grande estimulante natural para o corpo.

Além disso, possui benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, atuando na melhora da digestão e controle de gases o que favorece o fluxo sanguíneo prevenindo infartos, ajuda também no emagrecimento por quebrar células de gordura e possibilitar a queima das calorias.

A suplementação deve ser feita de acordo com a dosagem permitida e para isso pode ser necessário a recomendação médica ou nutricionista.

Piperina (Pimenta Preta) Para que serve? Emagrece? E efeitos colaterais?
Avalie este artigo

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de

Send this to a friend