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Parkour: o que é, como surgiu e como fazer os movimentos

Tem interesse em começar a praticar o Parkour? Então veja essas dicas essenciais para se dar bem nesse esporte!  Saiba quais alongamentos, aquecimentos e exercícios são mais recomendados, e os principais movimentos e cuidados.

A prática da atividade física é extremamente importante para a promover boa saúde e qualidade de vida.


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Praticar esportes é uma forma de se divertir e também se manter ativo e saudável, sendo que existe uma grande diversidade de atividades desportivas existentes.

Um dos esportes que atualmente vem se popularizando, principalmente entre os jovens é o parkour.

Porém muitas vezes algumas pessoas já até escutaram falar do parkour, porém tem dúvidas em relação a sua origem e como se pratica e para responder a estes questionamentos escrevemos este artigo.

Parkour

O que é e de onde vem o parkour?

O parkour é um esporte, no qual o principal objetivo do praticante é deslocar-se de um ponto até outro vencendo obstáculos e para tal deve utilizar de diversos movimentos, como correr, pular, assim como realizar diversas manobras.

Os praticantes devem progredir de maneira a realizar cada percurso da forma mais ágil e rápida, porém sendo o mais eficiente possível, evitando gastar energia desnecessária nas manobras.

Esta modalidade foi elaborada por David Belle, o qual nasceu na região da Normandia na França e idealizou o esporte a partir de suas experiências na ginástica olímpica e artes marciais.

Após se juntar a outros jovens David Belle buscou divulgar os fundamentos, técnica do parkour, nomeando as manobras de forma a tornar mais popular esta atividade.

Como começar a fazer o Parkour

Muitas pessoas admiradoras do esporte sentem o desejo de praticá-lo também, porém ao ver vídeos dos traceur (nome dado a quem pratica o parkour) se desanimam por acreditar que seja impossível chegar a realizar uma manobra.

Assim como outros esportes, o primeiro passo é conhecer os fundamentos e técnicas da atividade e dessa forma ir de maneira progressiva treinando os movimentos e depois aumentando o grau de complexidade dos mesmos.

O parkour requer um grau de flexibilidade, agilidade e resistência para poder realizar manobras e vencer os obstáculos, portanto é necessário um treinamento com a finalidade de melhorar o desempenho na atividade.

Os primeiros passos para iniciar o treinamento são:

Alongamento

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Realizar um alongamento do corpo inteiro auxilia a preparar os músculos para a atividade, no parkour é extremamente importante o alongamento para seus praticantes.

Um bom alongamento é essencial para os traceur, de maneira que necessitam de uma boa flexibilidade para garantir um desempenho máximo na atividade.

Aquecimento

Aquecer também é extremamente importante, pois é neste momento que o corpo é preparado para a atividade propriamente dita, com a finalidade de evitar possíveis lesões.

Esta parte pode ser realizada, realizando uma caminhada ou corrida de intensidade moderada por 15 minutos.

Treino

Esta é a parte, a qual interessa aos simpatizantes e curiosos em geral. Neste momento serão realizados os movimentos e manobras, sempre progredindo dos mais simples aos mais complexos.

O equilíbrio, aterrizagem, rolamento e as manobras são repetidos de maneira a aperfeiçoar a técnica e alcançar cada vez níveis mais altos em grau de dificuldade.

Vídeo com dicas de 10 movimentos fáceis para iniciantes

Cuidados e contra indicações

O parkour é um esporte, o qual desafia os limites físicos e psicológicos dos seus praticantes, sendo assim alguns cuidados devem ser tomados a fim de garantir uma atividade prazerosa e segura.

Respeite seus limites

É comum seja por inexperiência ou pela vontade de estarem sempre se superando, algumas pessoas tentam pular etapas com o objetivo de chegar ao mais alto grau de complexidade o mais rápido possível.

Portanto querer ir além dos limites de maneira indiscriminada pode levar a lesões, o que além de afastar das atividades e impactar de forma negativa na qualidade de vida do praticante.

Comece pelos movimentos básicos

Antes de saltos magníficos e movimentos que beiram o impossível é preciso aprender a técnica de maneira a realizar primeiro as manobras mais básicas.

Aprender a maneira correta de aterrizar, além de como saltar e diminuir o impacto utilizando o rolamento são alguns movimentos que devem ser compreendidos antes de passar para manobras mais difíceis.

Por ser um esporte, o qual requer um alto grau de mobilidade e também há muito impacto, pessoas com lesões nas articulações do tornozelo e joelho principalmente podem não conseguir desenvolver as atividades.

Para evitar desconforto, além de não agravar as devidas lesões, esta atividade pode ser contra indicada para populações que possuam patologias articulares e musculares em primeiro momento.

Concluindo

O parkour é um esporte, dessa forma é necessário tentar sempre progredir para conseguir alcançar vários limites, sendo necessário fortalecer os músculos e evitar desequilíbrios musculares por meio do treinamento resistido (musculação).

Além do mais é importante treinar a flexibilidade de maneira a melhorar o desempenho durante a atividade e também evitar lesões.

A inclusão de exercícios de mobilidade também serão bastante úteis, com a finalidade de facilitar o progresso do praticante e garantir uma melhor evolução nos movimentos deste esporte.

Antes de iniciar qualquer treino, consulte seu professor de Educação Física para que ele prescreva e oriente um programa de treinamento específico de acordo com suas necessidades para poder estar praticando o parkour.

O parkour é importante como atividade física e também é uma ferramenta contra o sedentarismo, praticar este esporte além de desafiar o físico e psicológico também tem em sua filosofia o companheirismo e seu caráter de socialização.

Portanto informe-se e desfrute desta modalidade e aproveite para conhecer novos amigos, mantendo-se ativo e saudável.

Bons treinos!

Parkour: o que é, como surgiu e como fazer os movimentos
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Sobre Victor Hugo de Olivera

Professor de Educação Física Licenciado pela UNIME e bacharelando em Educação Física pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

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