Pesquisar

Os erros mais frequentes no uso de suplementos alimentares

O uso de suplementos alimentares está mais comum a cada dia. Mas apesar da indicação de médicos e nutricionistas, muitas pessoas ainda os veem com maus olhos. Isso se deve, principalmente, pela falta de informação a respeito.

Qualquer pessoa – atletas, gestantes, adolescentes, crianças, idosos, etc – pode ingerir suplementos, desde que estes sejam adequados à idade, sexo, condições físicas e, principalmente, que seja realmente necessária a ingestão deste tipo de produto. Por isso, a importância de procurar um profissional de nutrição para ajustar o tipo de suplemento e a dosagem adequada ao perfil de cada indivíduo.

Preparamos uma lista com os erros mais comuns na administração dos suplementos.

1) Tomar mais suplementos do que realmente necessita 

Proteínas, carboidratos e até vitaminas, quando consumidas numa dose excessiva, pode causar prejuízos ao organismo.

2) Consumir suplementos antes de treinar para aumentar o desempenho
Inúmeras pessoas utilizam os suplementos um pouco antes de iniciar o treinamento, acreditando que assim, rapidamente, o desempenho do corpo irá aumentar. De acordo com especialistas, isso é um erro, pois a suplementação tende a causar efeitos a longo prazo e não imediatamente. É muito comum ocorrer as seguintes situações:

  • Tomar creatina antes do treino para melhorar a performance naquele momento: O efeito da suplementação com creatina é crônico, ou seja, ele só ocorre depois que houver saturação celular e isso leva alguns dias para começar a acontecer. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer momento do dia, preferencialmente junto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma ótima dica é acrescentar a creatina ao shake pós-treino, tendo como base whey protein e dextrose.
  • Ingerir dextrose ou maltodextrina antes do treino para otimizar a performance: Para a maioria das pessoas essa prática pode causar um efeito contrário do desejado. Ao ingerir dextrose antes de treinar, pode ocorrer uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. O ideal é consumir a dextrose ou a maltodextrina junto com whey protein, no pós-treino.

3) Usar somente whey protein após o treino
Após o treinamento, a principal necessidade do nosso organismo é repor as reservas de glicogênio perdidas durante o exercício físico. O mais recomendado para isso é consumir carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com a fonte protéica de rápida absorção (whey protein). Ingerir apenas o whey protein é desperdício.

4) Tomar whey protein com leite após o treinamento
Whey protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que a torna especial para o período pós-treino, quando o organismo está ávido por nutrientes. Porém, o consumo de whey protein com leite irá retardar o processo. Tanto antes, quanto depois do treino, o consumo do suplemento dever ser feito com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

5) Fazer uso descomedidamente de polivitamínicos
A suplementação com vitaminas e sais minerais é complexa e deve ser feita com cautela. A ingestão inadequada de algum micronutriente pode acarretar, em alguns casos, a deficiência de outro. Busque a orientação de um profissional de nutrição para saber qual nutriente é preciso repor.

6) Considerar os polivitamínicos remédios
Não trate os polivitamínicos como se fossem remédios. Na quantidade certa eles realmente deixam o corpo protegido, mas nunca deve ser usados para tratar doenças já instaladas no organismo. Eles não possuem efeito alopático, ou seja, não produzem reação oposta aos sintomas.

7) Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica, quando a intenção é reduzir a gordura corporal
É muito comum observarmos nas academias muitas pessoas fazendo bicicleta ergométrica, esteira ou outros exercícios aeróbicos com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos ao invés de água. Porém, essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas: para aumento de performance – devido ao efeito poupador de glicogênio – ou para repor os eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora. Esses repositores energéticos contém altas concentrações de carboidratos e se ingeridos à revelia e sem controle, podem causar efeito contrário ao objetivo desejado, já que carboidrato em excesso no organismo, vai se transformar em gordura.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

Os erros mais frequentes no uso de suplementos alimentares
Avalie este artigo

115
Deixe um comentário

avatar
85 Tópicos de comentários
30 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
84 Autores de comentários
welboAdilsonGedairNoeliAlexandre Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
welbo
Visitante
welbo

bom dia!!!
pre treino: alimentaçao bcaa, durante treino malton
pos treino: wey,dextrose,creatina batata doce e ovo ou frango
posso fazer isso?

Adilson
Visitante
Adilson

Estou com algumas duvidas, Treino de Segunda Quarta E sexta Feira, normalmente das 9:00 as 10:00 horas, A 03 meses nos dias de Treino ao acordar tomo em jejum o Kimera e 02 capsula de Bcaa antes do treino, e 02 capsula de Bcaa com 02 doses de Proteinas, agora a pedido medico preciso fazer reposição hormonal, então alguns amigos de treino me passou para comprar o Somatodrol, sendo assim gostaria de saber como faço o uso, pois normalmente o pessoal toma antes e depois do treino, ou tomam um 02 horas antes do almoço e ao deitar, como treino apenas 03 dias e já faço uso de kimera,bcaa e proteína fiquei na duvida se tenho que suspender alguns desses ou posso tomar junto,e nos dias que nao treino como tomo, pergunto pois o kimera tem me ajudado muito nos treinos a perder gordura e ter mais animo para treinar, e a duvida se posso tomar tudo junto, incluzive com bcaa e a proteina

Gedair
Visitante
Gedair

ola me chamo gedair e tomo uma hora antes de malhar bcaa, tribulus, arginina, creatina,dependendo tomo whey tbm quando to com fome , glutamina (sistema imunologico mto baixo) e antes de malhar tomo pré treino pós treino tomo bcaa e whey
por favor alguem me ajuda a regular esses produtos em horarios corretos pois sou iniciante
costumo malhar de manha trabalho anoite ja saio e vo malhar e depois dormir

Noeli
Visitante
Noeli

Posso tomar massa+whey+bcaa? Juntos.

Alexandre
Visitante
Alexandre

Bom dia posso tomar o whey +batata doce em pó antes do treino ?