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Os Carboidratos são mesmo os vilões do emagrecimento?

Sabendo priorizar os tipos de carboidratos durante todo dia, pode não só evitar o acúmulo de gordura, como contribuir no ganho de massa muscular.

Não coma pão francês, jamais ingira carboidratos a noite, frases assim povoam a mente e a “mídia do emagrecimento fácil” em geral. Pois bem, em partes a questão dos carboidratos serem ruins para o emagrecimento é de fato verdade. Mas numa parte muito reduzida e que acaba não sendo de fato mostrada. Os carboidratos são as principais fontes de glicose de nosso corpo. Essa glicose é a principal fonte de energia que nosso corpo utiliza no dia a dia.

Carboidratos e emagrecimento

Pois bem, então por que os carboidratos seriam ruins? Na verdade eles não são ruins, apesar de muitos defensores das dietas restritivas assim o dizerem. Um dos principais fatos que os idealizadores de dietas “anti-carboidratos” alegam é que ele é rapidamente convertido em gordura, pois o corpo tem reservas limitadas de estocagem de glicose, que são o fígado, a corrente sanguínea e os músculos. Até ai, totalmente correto, afinal isso acontece de fato.

Nosso corpo, quando comemos libera uma quantidade de insulina, que é o hormônio responsável pela entrada da glicose nas células e sua conversão em glicogênio, que é a forma de armazenagem da glicose. Caso não haja espaço suficiente, o corpo converte esta glicose em lipídios (gordura).

Então doses elevadas de carboidratos ou açúcares fazem o corpo armazenar gordura? Sim. Mas não podemos focar apenas neste contexto. Os carboidratos são essenciais para a vida humana. A glicose advinda destes é a principal fonte de energia para as atividades cerebrais. Apenas grupos especiais, que se adaptaram a condições diferentes, como os esquimós, é que conseguem usar a energia advinda dos lipídios em glicose para a atividade cerebral.

Como na nossa sociedade não fomos programados para isso e esse processo de adaptação levaria muito tempo, não é aconselhável, do ponto de vista neural, ficar longos períodos sem ingerir carboidratos. Mas então como fazer com que eles não sejam vilões do seu emagrecimento?

Inicialmente temos de diferenciar os diversos tipos de carboidratos. Frutas e outros tipos de alimentos que contenham frutose também se convertem em glicose num processo fisiológico. O açúcar é glicose pura. Mas meu foco aqui são os carboidratos mesmo, alimentos ricos nesta substância. Assim, temos os carboidratos simples e complexos, de acordo com sua estrutura molecular e velocidade de absorção. Assim podemos dizer que temos carboidratos simples e complexos.

Os simples têm sua estrutura molecular simplificada e que tem uma absorção muito mais rápida. Pois bem o que isso significa na prática? Significa que estes carboidratos, quando ingeridos, causam uma liberação elevada de insulina e rapidamente preenchem as reservas de glicogênio. E quando não existe mais espaço, para onde vai a glicose? Isso mesmo, para as temíveis reservas adiposas. E depois de lá instaladas, é muito mais difícil de eliminar.

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Já os carboidratos complexos, tem uma estrutura molecular que faz com que a absorção deles seja muito mais lenta. Com a absorção mais lenta, o corpo libera menos insulina e consequentemente não são convertidos em gordura tão facilmente, já que o corpo utiliza constantemente esta fonte de energia e conforme as moléculas vão sendo quebradas, o corpo vai usando estas.

Mas como saber quais são os carboidratos complexos e simples? Inicialmente, os carboidratos simples são os feitos de farinha branca, que sofreu mais processamento. Já os complexos,são os integrais, que sofreram menos processamento. Mas como nem todos os alimentos são compostos de farinha, veja esta tabela de índice glicêmico que fala da velocidade de absorção dos carboidratos (tabela de índice glicêmico dos carboidratos). Quanto mais baixo o índice glicêmico, melhor para seu emagrecimento.

Pois bem, os carboidratos não são de maneira alguma vilões, desde que bem utilizados e acompanhados de uma dieta equilibrada em todos os seus componentes.

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