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12 Benefícios do Ômega 3, Para que serve, Fontes e Como tomar

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Uma guia completo para você saber tudo sobre o Ômega 3. Seus benefícios para saúde, funções essenciais para nosso organismo, melhores fontes nos alimentos e consumo recomendado diário. Será que o ômega 3 emagrece? Veja agora!

Nem toda gordura é negativa para o corpo humano. Estas propriedades, que fazem parte dos macronutrientes vitais para o consumo diário (junto com carboidratos e proteínas), são classificadas entre boas e ruins. O ômega 3 se insere aí.

Isto justamente porque o ômega 3 pode ser considerado um dos tipos de gorduras boas. Ou seja, na hora em que formos moldar o nosso cardápio, é uma daquelas propriedades que iremos querer incluir.

O que é Ômega 3

Conforme já dito, então, o ômega 3 é uma gordura boa. Mas o que mais podemos dizer sobre ele? É bom ou ruim para o corpo, afinal de contas?

Na verdade, ele faz parte da categoria dos chamados ácidos graxos. Para ser mais preciso, é um ácido graxo poli-insaturado – uma vez que esta categoria também compreende os saturados e os monoinsaturados.

Composição

O ômega 3, conforme já salientado, faz parte dos ácidos graxos, que são formas de gorduras boas.

Dentro desta categoria, é bom salientar que o ômega 3 ideal é o de cadeia longa, que tem benefícios na saúde cardiovascular, por exemplo.

Fontes nos alimentos

Ele é encontrado principalmente em peixes de águas profundas. O salmão é o exemplo mais caricato, ainda que bacalhau, atum, cação, entre outros, também sejam boas fontes. Produtos como a semente de chia e linhaça também são ricos nesta substância.

Veja mais alimentos abaixo:

Funções

O ômega 3 possui uma série de funções relacionadas ao bom funcionamento do corpo humano. Ele não é, aliás, sintetizado naturalmente em nosso organismo, sendo obtido somente a partir de alimentos.

Algumas das principais funções são a de regular os níveis de colesterol, de combater alergias e ter uma boa capacidade como anti-inflamatório. Ele é necessário para a retina e ajuda as artérias e veias.

12 benefícios

Todas estas características positivas, as quais temos falado até o momento, conferem ao ômega 3 benefícios à saúde. Podemos elencar 12 deles como sendo os principais.

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1. Auxilia no controle do colesterol

Assim como os lipídios de modo geral, o ômega 3 auxilia no controle do colesterol. O que isto quer dizer, na prática, é que ele induz a uma queda no colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo em que proporciona um aumento do bom (HDL).

2. Bom para a saúde neurológica

A atuação deste nutriente no cérebro auxilia a fortificar os neurônios, por meio da produção da bainha de mielina. A atividade cerebral é melhorada e, na prática, diminui os riscos de doenças como a demência ou o Alzheimer. Até mesmo a ansiedade pode ser controlada.

3. Eficaz no tratamento contra a depressão

Relacionado ao benefício anterior, o ômega 3 também proporciona um aumento dos neurotransmissores (noradrenalina, serotonina e dopamina, principalmente, conhecidos por gerar bem-estar). Assim, auxilia a combater a depressão e a gerar o bem-estar.

4. Evita coágulos na corrente sanguínea

A atuação do ômega 3 ajusta o nível de plaquetas no sangue, responsáveis pela “grossura” dele. Deste modo, previne que coágulos sejam formados e que problemas relacionados, como a trombose, apareçam.

5. Regulador da pressão arterial

Também relacionada à saúde do coração está a pressão arterial. Neste caso, o benefício consiste em evitar que se formem gorduras nas paredes das artérias. Por conseguinte, o sangue passa por elas com mais facilidade, evitando a pressão alta.

6. Combate a diabetes

De acordo com pesquisas realizadas na Espanha, há evidências científicas que suportam a tese de que o ômega 3 auxilia a combater a diabetes do tipo 2. É claro que num consumo moderado.

7. Melhora a visão

O consumo de ômega 3 evita que aconteça a degeneração da retina, o que é comum em algumas doenças e pode levar à perda da visão. É essa parte dos olhos que recebe os estímulos luminosos e leva para o cérebro, onde se forma a imagem.

8. Tem efeito anti-inflamatório

O fato do ômega 3 fornecer efeito anti-inflamatório significa que, além de combater inflamações, também reduz dores. Elas estão relacionadas sobretudos a problemas musculares ou até mesmo reumatológicos.

9. Bom durante a gravidez

De acordo com um estudo conduzido nos Estados Unidos, pelo Centro Médico da Universidade do Kansas, o ômega 3 auxilia na gravidez. Ele teria o potencial de fazer com que as mães e seus filhos fiquem mais fortes, além de evitar nascimentos prematuros.

10. Fortalece o sistema imunológico

Ao auxiliar na formação, no sangue, de anticorpos, também facilita a defesa do organismo contra agentes nocivos externos. Isto, em outras palavras, significa que melhora a imunidade.

11. Auxilia na produção hormonal

Os lipídios, de modo geral, influenciam na produção de hormônios. O ômega 3 ajuda a manter normalizados os níveis de testosterona (em homens), estrogênio e progesterona (em mulheres).

12. Diminui os triglicerídeos

O excesso de triglicerídeos no corpo pode causar alguns males, tais como problemas cardiovasculares ou até mesmo a obesidade. O ômega 3, quando consumido na dose certa, pode ser eficaz para diminui-los.

Ômega 3 Emagrece?

Benefícios do ômega 3 no emagrecimento

O ômega 3 auxilia para a diminuição de peso de 3 formas:

  1. A primeira delas é que reduz o apetite, gerando uma sensação de saciedade que se prolonga.
  2. A segunda, é que o efeito anti-inflamatório pode auxiliar a desinchar.
  3. E a terceira é que gorduras boas como o ômega 3, como dissemos agora pouco, mantém a produção de hormônios normalizados como a tireoide, que já ajuda a não engordar. Também influencia diretamente para quem estiver praticando musculação, por exemplo, na ganho de massa muscular e consequentemente no emagrecimento.  Através de hormônios como a testosterona e o GH.

Quantidade recomendada

Muito se discute a respeito da quantidade ideal de ômega 3 diária. A Sociedade Americana do Coração, dos EUA, indica até 4 gramas por dia. Alguns outros especialistas, preferem uma dose mais moderada, que varia entre 1g e 3g.

Contraindicações

Apesar de apresentar inúmeros benefícios para a saúde, esse ácido graxo pode ser maléfico para outros.

Como ele reduz a formação de plaquetas, não é indicado para quem tem problemas como hemofilia. Pode haver o risco de hemorragia já que o ômega 3 dificulta a coagulação no caso de algum corte.

As gestantes devem ficar atentas. Elas não são proibidas de consumir, mas é preciso a indicação médica de uma dosagem adequada. Valores em excesso podem causar o aborto do feto.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

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