fbpx
Pesquisar

Óleo de copaíba: Para que serve, Benefícios e Indicações

Atualizado em
Compartilhe:

Para saúde o óleo de copaíba tem ações anti-inflamatória, antisséptica e antitetânica e na estética é usado na redução de manchas e cicatrizes. Veja outras indicações e saiba como usar.

Óleo de copaíba


PUBLICIDADE

Quem não quer ter uma pele linda e saudável? Claro que todo mundo quer, homens e mulheres.

Existem tantas ofertas por ai que mal conseguimos nos concentrar em uma. No entanto, existem algumas que funcionam mais do que as outras.

É o que promete o óleo de copaíba. Mas, o que é isso afinal? De onde vem e qual as suas funcionalidades? Vamos descobrir juntos!

O que é o Óleo de Copaíba?

A copaíba ou o óleo de copaíba, ou bálsamo amazônico, é oleorresina obtido após a destilação da resina que transpira, após a incisão do tronco ou Copaifera.

 uma árvore que cresce aqui na América do Sul ( especialmente na Amazônia), mas também na África Ocidental.

Uma vez que a resina destilada com vapor de água, obtemos um óleo essencial, ou mais exatamente uma oleorresina, composta de uma mistura natural de óleo vegetal e óleo essencial, daí seu nome “bálsamo”.

Este óleo é extraído diretamente do tronco da copaíba, no coração da floresta amazônica.

Rico em oleico ácido linoleico (envolvido na renovação das células e cura) ajuda na regeneração e hidratação da epiderme.

Bem como a vitamina E (ajuda a juventude da sua pele), o óleo pode ser aplicado em todas as partes do corpo para serem tratadas, bem como no couro cabeludo.

Indicações

Autêntico remédio natural e ancestral contra problemas de pele, especialmente de natureza alérgica, como eczema, bálsamo de copaíba alivia a pele de doenças de pele de forma rápida e eficaz.

Promove a renovação celular e proporciona à sua pele cura e alívio expressivo. Em que casos usar o bálsamo de copaíba?

  • Eczema;
  • Psoríase;
  • Desequilíbrios e condições da pele ;
  • Dermatite;
  • Irritação da pele;
  • Cicatrização de feridas na pele;
  • Queimaduras solares.

5 Benefícios do Óleo de Copaíba

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Se para muitas pessoas o óleo de copaíba ainda é pouco conhecido, não é tão popular como o óleo de coco, para outros é quase uma tradição familiar.

Graças à copaibeira, árvore típica da Amazônia, as pessoas da região, por exemplo, usaram o óleo para fins medicinais por várias gerações.

Por que esse óleo é tão essencial?

Pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que o óleo de copaíba é usado como medicamento auxiliar para doenças.

Essas que variam de doenças sexualmente transmissíveis – como sífilis e gonorreia – problemas de pele, através de sinusite e outros problemas respiratórios.

Um verdadeiro milagre na forma de óleo, certo? Veja agora os 5 benefícios do óleo de copaíba

1. Ajuda a aliviar o reumatismo

Responsável por 95% da produção mundial de óleo de cacau, o Brasil viu seu consumo aumentar exponencialmente principalmente graças a essa vantagem.

Isso ocorre porque o óleo essencial provou ser um bom aliado no tratamento do reumatismo, um termo médico que engloba várias doenças das articulações, músculos, ligamentos e tendões.

2.  É um bom antisséptico e anti-inflamatório

Mesmo antes de qualquer estudo, já era usado para o conhecimento para tratar dores de garganta, se usa uma gaze encharcada com óleo de copaíba na garganta por três dias.

3. Estudos mostram que ele pode vir ajudar no tratamento do câncer

Ainda há estudos detalhados e toxicológicos sobre o assunto, mas uma pesquisa foi realizada pelo Instituto de Química e pelo Instituto de Engenharia Química da Unicamp Biológica e Agropecuária.

E apresentou os importantes resultados do óleo de copaíba no tratamento de nove tipos de câncer, incluindo câncer de mama.

4. Como um hidratante para o rosto e cabelo

Devido à sua grande ação hidratante.

5. Banho de Assento

Óleo de Copaíba emagrece?

Devido à sua ação anti-inflamatória, recomenda-se tomar um banho com óleo de cocaína em caso de hemorroidas e também no tratamento de infecções do trato urinário.

Não existem estudos que comprovem que o óleo de copaíba emagrece.

Por enquanto, suas principais indicações são para uso externo. E apenas em algumas condições, com orientação profissional, essa substância deve ser ingerida.

Como Usar o óleo de Copaíba?

Para pequenas condições isoladas (mãos, pés, dedos, cotovelos) :

Aplique 1 avelã de bálsamo de copaíba com um cotonete na área a ser tratada pela manhã e à noite. Deixe a área secar.

Para peles sensíveis e grandes áreas para tratar (costas, estômago, braços, rosto, genitais…), peles infantis.

Nível do couro cabeludo :

Aplique a mistura de máscara no couro cabeludo, fazendo pequenos movimentos circulares e deixe por 15 minutos, em seguida, enxaguar com um xampu suave sem perfume .

Veja onde aplicar e outras vantagens

Leia também:

Óleo de Rícino: O que é, para que serve e seus 20 Benefícios

Óleo de Rosa Mosqueta – Para que serve, benefícios, como usar, preço e onde comprar

Óleo de Abacate – Para que serve, 13 benefícios e como fazer

Óleo de prímula – Para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Para que serve o Óleo de Cártamo? 7 Melhores Marcas e Preços

Efeitos colaterais e contraindicações

Os eventos adversos comumente relatados relacionados à ingestão incluem alergias, vômitos, insônia e desconforto gástrico, incluindo gastrite.

Um grupo de pesquisadores também observou que o consumo de óleo de copaíba pode levar à degradação dos cromossomos em nosso corpo, então tenha muito cuidado!

Já em relação ao uso externo, como nas formas sugeridas na matéria, é muito menos perigoso e contraindicação é apenas para mulheres grávidas, lactentes e crianças com menos de 6 anos. Ah, e sempre use em sua forma diluída, tudo bem?

Finalmente, lembre-se de que é importante conversar com seu médico, especialmente em caso de dor ou qualquer alteração no corpo.

Só ele saberá se o óleo de copaíba é ideal para você ou se tratamentos adicionais serão necessários.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
1 Autores de comentários
Braulio Moreno Gutierrez Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Braulio Moreno Gutierrez
Visitante
Braulio Moreno Gutierrez

Muito boa essa matéria mas queria saber se existe algum óleo que amenize o vitiligo.. Obrigado