Pesquisar
Óleo de Abacate

Óleo de Abacate – Para que serve, 13 benefícios e como fazer

O óleo de abacate pode proporcionar muito mais que benefícios estéticos como também para saúde. Veja agora quais são!

O abacate é uma das frutas mais queridas pelos brasileiros.

Ele também é muito versátil e popular na culinária mundial, sendo usado para vitaminas, guacamoles, doces, etc.

Você sabia que o óleo de abacate é tão importante para nosso corpo quanto a fruta?

Venha descobrir mais sobre ele!

Índice – O que você irá ver nesse artigo sobre o óleo de abacate:

O que é óleo de abacate?

O óleo de abacate é uma substância vegetal retirada do abacateiro. Essa árvore vem da América Central e do México, mas também é muito encontrada no Brasil.

Como o nome sugere, seu fruto é o abacate, que é rico nas vitaminas A, C e E, além do potássio, ácido fólico e diversas proteínas.

Ele é bem calórico e cheio de gorduras. Contudo essas gorduras são boas porque ajudam a regular o nível de colesterol ruim.     Dessa forma, o óleo conquistado a partir do abacate é cheio de nutrientes.

A extração dele acontece através da centrifugação (separação de misturas) dos frutos maduros, ou seja, quando sua consistência está amolecida, porque é aí que possuem um maior teor oleoso.

Para que serve?

O óleo de abacate é muito bom para controlar o apetite e diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse, muito prejudicial ao organismo). Além disso, ele impulsiona a absorção do betacaroteno, um pigmento antioxidante.

O óleo também pode servir para a culinária, no preparo de variados pratos, substituindo o azeite e outros óleos prejudiciais à saúde.

Outra função muito popular entre os consumidores é o cuidado com a pele. Isso porque ele possui muitos antioxidantes e vitaminas que ajudam a prevenir rugas e deixar a textura da pele mais suave.

Outra de suas vantagens é controlar o apetite. Essa função ocorre porque a gordura presente nele retarda a digestão e consegue prolongar aquela sensação de saciedade, o que faz com que a fome demore a aparecer.

Quais são suas propriedades?

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

O óleo de abacate possui acidez inferior a 1% e diversos elementos medicinais em sua composição.

Além de possuir antioxidantes (combatem os radicais livres, que danificam as células) e aminoácidos, como a glutamina (age no tecido muscular), o óleo também contém entre seus ingredientes principais:

  • Lecitina: ajuda a controlar o colesterol e a regular os triglicerídeos do sangue;
  • Vitamina A: ótimo para a visão, além de cuidar da saúde óssea, muscular e nervosa;
  • Vitamina E: previne o envelhecimento celular e auxilia no crescimento e desenvolvimento;
  • Fitoesterol: evita o aparecimento de doenças cardiovasculares e regula os níveis de colesterol ruim.

Quais são os benefícios do óleo de abacate?

Entre os principais benefícios do óleo podemos mencionar:

1° Rejuvenescimento da pele

Como é rico em vitamina E, ele é excelente para prevenir o envelhecimento da pele e ainda tratá-la caso esteja seca. É bom misturá-lo com outros óleos, como o de jasmim e o de lavanda, pois suas combinações agregam ainda mais benefícios.

2° Hidratação facial

Uma de suas funções mais populares é ajudar na hidratação da pele do rosto. Inclusive, você pode usar o óleo de abacate junto com a própria fruta fresca para melhorar os resultados.

3° Tratamento do couro cabeludo

É vantajoso em especial para o couro cabeludo seco. O óleo de abacate e o óleo de mamona (óleo de ricino) formam um combo muito bom para a saúde capilar.

Eles penetram pelo eixo do cabelo e fornecem nutrientes importantes para a área, além de também auxiliarem contra a caspa..

4° Fortalecimento capilar

O óleo de abacate também hidrata os cabelos e permite que as madeixas secas e fracas fiquem mais brilhosas e macias. Além disso, ele fortalece os fios e impulsiona o crescimento, o que reduz bastante a queda capilar.

5° Prevenção contra doenças cardiovasculares

As gorduras presentes no óleo de abacate (em especial o Ômega 3) e outros componentes auxiliam na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom).

Isso faz com que os riscos de entupimento das artérias diminuam, o que auxilia na prevenção de alguns problemas cardiovasculares.

6° Função antioxidante

Como já deve ter notado, o óleo de abacate é rico em propriedades antioxidantes, que lutam contra os radicais livres.

Esses radicais não apenas envelhecem e danificam as células, como também auxiliam no desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de próstata, mama e pele.

7° Maior absorção de nutrientes

Alguns dos componentes presentes no óleo de abacate melhoram a capacidade de absorção de nutrientes, como os carotenóides.

Eles são pigmentos antioxidantes contidos em alguns vegetais, como a cenoura, por exemplo.

Esses nutrientes também são muito úteis na prevenção de doenças sérias, como o câncer.

8° Controla a pressão arterial

Em um estudo realizado pelo Journal of Ethnopharmacology, em 2005, ficou evidenciado que o óleo de abacate ajuda a baixar a pressão sanguínea.

 Além disso, ele também influencia na composição de gorduras no coração, o que faz com que os cientistas reconheçam a sua importância no tratamento contra a pressão alta.

9° Diminuição da absorção de colesterol ruim

O beta-sitosterol, contido no óleo de abacate, é parecido com o colesterol, só que age como um anti-inflamatório e ainda promove o bom funcionamento de células.

Para completar, ele auxilia na redução da absorção do “colesterol do mal” nas membranas e paredes do intestino, o que diminui a assimilação do colesterol.

10° Auxílio à saúde bucal

 Uma doença chamada periodontite (lesão progressiva que pode prejudicar a mandíbula e resultar na perda dos dentes) pode ser evitada com a ingestão frequente do óleo de abacate.

Isso é possível porque a substância presente no óleo consegue diminuir a inflamação nas gengivas, o que previne a degeneração de avançar pelo tecido ósseo.

Algumas pesquisas também apontam que o óleo de abacate pode servir como enxaguante bucal, por ter propriedades anti-bacterianas.

11° Tratamento contra a artrite

Por ter capacidades anti-inflamatórias, o óleo de abacate consegue reduzir as dores geradas pelas inflamações articulares características da artrite reumatóide.

12° Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Todos os antioxidantes, ácidos graxos e vitaminas presentes na composição do óleo de abacate elevam a produção das células defensoras do organismo, o que proporciona mais força ao sistema imunológico.

13° Saúde dos olhos

As vitaminas A e E, junto com a glutationa e a luteína ajudam na prevenção contra problemas oftalmológicos, pois fortalecem os olhos.

O óleo de abacate emagrece?

para cabelo emagrece e como fazer

Sim, e isso acontece não apenas por ele dar aquela sensação de saciedade, mas também porque ele ajuda a regular os níveis de cortisol no corpo.

Para quem não sabe, o cortisol é liberado em excesso nos momentos de muito estresse.

Esse hormônio permite o acúmulo de gorduras (especialmente na região abdominal) porque desacelera o metabolismo e aumenta a retenção líquida, além de elevar o apetite.

O óleo de abacate consegue diminuir o cortisol porque impulsiona o efeito da glutationa, uma substância que ajuda a controlar os níveis do hormônio no sangue.

Existe ainda mais um benefício do óleo de abacate para a perda de peso: ele ajuda a regular a glicemia, evitando que os níveis de açúcar variem muito no sangue, o que costuma causar fome.

Como usar o óleo de abacate?

Por ser vendido tanto em cápsulas quanto em óleo in natura, o produto pode ser utilizado de diversas formas. Veja algumas delas:

* Consuma duas cápsulas por dia em períodos separados e sempre antes das refeições principais;

* Passe o óleo sobre a pele e massageie bem para melhor absorção;

* Acrescente o óleo em saladas, de preferência com tomate e cenoura;

* Faça uma máscara facial com o óleo e a fruta amassada. Depois de 20 minutos enxágue o rosto.

Onde comprar?

O óleo de abacate é vendido em lojas de suplementos alimentares e também e lojas de produtos naturais.

Tanto em cápsulas quanto in natura como dito a pouco.

Para não cometer erro na hora de consumir, o mais recomendado é na versão em suplemento, onde pode ser controlado a dosagem a ser consumida.

Clicando no banner abaixo, você será direcionado para uma farmácia de manipulação que é nossa parceira e de confiança,  que vende o produto e assim você poderá consultar sua bula, dosagem recomenda e preço:

Veja também:  Lichia: 15 Benefícios, se emagrece e propriedades

Como fazer o óleo caseiro:

Caso você queira fazer o óleo de abacate em casa, no vídeo abaixo tem a receita caseira com o passo a passo.

Leia também => 8 Receitas de Creme de Abacate Fit

Quais são os efeitos colaterais e contraindicações?

A única causa de possíveis efeitos colaterais do óleo de abacate é a condensação de persin na substância. Esse elemento é uma toxina presente nas plantas do abacate.

Algumas pessoas reclamaram de alergias na pele após utilizar o produto como hidratante.

Então, se você for alérgico ao persin ou a qualquer outro componente do óleo de abacate ou da fruta em si, preste atenção.

Converse com seu médico para tirar dúvidas e garantir que pode usufruir do óleo de abacate normalmente.

Deixe seu relato e compartilhe

Gostou desse artigo sobre o óleo de abacate? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe também seu relato caso esteja utilizando ou já utilizou o produto.

Abaixo em nosso espaço para comentários você pode deixar seu depoimento e ver os comentários de outros leitores.

Óleo de Abacate – Para que serve, 13 benefícios e como fazer
4.8 (96%) 5 votes

Artigo atualizado em

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
1 Autores de comentários
Luciana Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Luciana
Visitante
Luciana

Simplesmente amando o resultado nas linhas de expressão na minha testa nota mil não fico sem ♥️♥️♥️