Página Inicial » Treinos » Oblíquos, como treiná-los corretamente

Oblíquos, como treiná-los corretamente

Os músculos oblíquos são um importante grupo, que ajuda a compor o Core. Veja neste artigo como treiná-los!

treino Oblíquos


PUBLICIDADE

Todos os músculos da parte central têm um importante papel na estabilização dos movimentos. Neste sentido, não apenas os músculos da região lombar e o reto abdominal precisam ser trabalhados.

Temos os músculos oblíquos, que são responsáveis pelas rotações do tronco e que precisam ser fortalecidos. Porém, muitos exercícios que vemos nas academias que tem esta finalidade, são muito pouco efetivos.

Por isso, vou mostrar algumas maneiras de melhorar seu treino de oblíquos e torna-lo mais efetivo!

Músculos oblíquos, como treiná-los

Antes de falar especificamente do treino de oblíquos, é importante entender que temos dois oblíquos no abdômen, o interno e o externo. O primeiro é mais profundo e tem uma importante função estabilizadora. Já o segundo, mais superficial, tem maior potencial de torque e de produção de força.

De maneira geral e simplificada, estes músculos realizam dois movimentos: a rotação de tronco e a flexão. É muito importante entender esta participação deles nestes movimentos para que o treino seja de fato eficiente.

Muito mais do que avaliar os exercícios que usam estes movimentos, é importante entender outros conceitos. Por exemplo, um exercício muito usado para fortalecer os oblíquos é feito na polia baixa, inclinando o corpo para o lado, é muito pouco efetivo para estes músculos. Além disso, existe um outro exercício, feito sentado, com uma barra e rodando o tronco. Também é pouco efetivo, pois não há resistência suficiente para um bom trabalho de oblíquos.

Porém, este nem é o ponto mais importante. O que devemos sempre levar em conta é justamente as cargas de trabalho que os oblíquos sofrem durante seu treino. Assim como os demais músculos abdominais, os oblíquos também têm uma importante função estabilizadora durante outros movimentos.

Leia também: 7 Maneiras de intensificar seu treino de abdominais

No agachamento, por exemplo, eles são solicitados para auxiliar na manutenção da pressão intra-abdominal, que sustenta o peso do corpo.

Sendo assim, eles já sofrem algum grau de sobrecarga durante o treino, o que mostra que não há a necessidade de um treinamento muito longo especificamente para estes músculos.

Além disso, temos um outro ponto importante a ser destacado. Tanto os oblíquos internos, como os externos, atuam também na flexão de tronco. Por isso, em movimentos como o abdominal tradicional (crunch), estes músculos já são solicitados.

Também é importante destacar que é muito importante que a hipertrofia demasiada dos músculos oblíquos, podem trazer um efeito indesejado sobre a sua simetria: eliminar sua linha de cintura! Veja como evitar isso!

Como treinar os músculos oblíquos, sem perder a linha de cintura

Principalmente o oblíquo externo, que se inicia na face externa das últimas 7 costelas e vai até a crista ilíaca, no quadril, pode trazer problemas de simetria se for hipertrofiado demais. Isso por que como ele é lateral, ele pode fazer sua linha de cintura reduzir.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Como a linha de cintura mais fina é um dos objetivos de grande parte das pessoas, por trazer uma simetria melhor, o treinamento errado dos oblíquos pode acabar com esta meta.

Leia também: Exercícios Abdominais – Como deve ser o treino para oblíquos

Para isso, você precisa treinar os oblíquos de maneira intensa e correta, mas sem exageros. Como eles já atuam em outros movimentos, não há a necessidade de diversos exercícios específicos em sua planilha de treino. Dependendo do contexto e da fase de periodização, eles nem precisam ser trabalhados de maneira separada.

E se você de fato for treiná-los, use movimentos resistidos de rotação de tronco e tome cuidado com a manutenção as posturas, para que não haja uma sobrecarga desnecessária nos discos intervertebrais.

No mais, seu treino precisa ser pensado em termos absolutos e de maneira contextualizada. Somente assim, ele será efetivo!

Abaixo três exemplos de abdominais laterais para oblíquos:

Oblíquos, como treiná-los corretamente
Avalie este artigo

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de