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Niacina (Vitamina B3): Saiba para que serve e quais seus benefícios

Uma importante vitamina do complexo B, a Niacina tem papel fundamental para nossa saúde e ajuda a prevenir o AVC e doenças cardiovasculares.

suplemento niacina vitamina B3

Que as vitaminas são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, ninguém duvida. Elas fazem parte de uma grande engrenagem que move o nosso organismo e todos os sistemas dentro dele. Por exemplo, precisamos de vitamina D para construir ossos fortes e vitamina C para a produção de colágeno (proteína que deixa o tecido orgânico mais consistente). A niacina ou vitamina B3 é uma vitamina hidrossolúvel e tem um papel de destaque no metabolismo e na reparação do código genético, o DNA.

O ácido nicotínico presente nos alimentos é transformado em niacina com a ajuda do triptofano. Por sua vez, a niacina é a precursora de duas importantes enzimas do metabolismo: a nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato e nicotinamida adenina dinucleotídeo.

Os benefícios da Niacina

Aqui, nós encontramos uma série de benefícios que essa vitamina é capaz de oferecer. A niacina tem poderosa ação antioxidante, o que ajuda na prevenção de doenças crônicas graves, como o câncer. Essa propriedade ajuda a manter o corpo mais jovem, reduzindo a velocidade com as quais as nossas células envelhecem.

Outro importante benefício é o fato dela reduzir os casos de mortalidade por doenças cardiovasculares. Isso foi comprovado pelo Cronary Drug Project que ainda pôde constatar uma redução do avanço da aterosclerose combinando a niacina com outras drogas hipolipemiantes. Ela consegue diminuir o LDL, colesterol ruim, entre 20 a 50% e aumentar o HDL, colesterol bom, em torno de 15 a 35%. Uma outra pesquisa mostrou que, pessoas que já sofreram um infarto, reduziram a chance de reinfarto em 27% após tratamento com niacina durante 5 anos. Após 11 anos, a mortalidade foi reduzida em 11% nesse grupo da pesquisa que recebeu a niacina.

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Ela também é de grande importância para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso já que ajuda na síntese da bainha de mielina. Esta substância é de extrema importância para que a informação chegue ao cérebro em alta velocidade. Por exemplo, quando você encosta o dedo numa panela quente a sua reação imediata é a de remover o contato. É a bainha de mielina que ajuda na passagem dessa informação de maneira tão rápida.

Niacina emagrece?

A função da niacina não é a de necessariamente emagrecer. Porém, uma das propriedades dessa vitamina é a de fazer com que os carboidratos e os ácidos graxos sejam utilizados da melhor forma pelo nosso corpo. Assim, a niacina ajuda o organismo a utilizar essas reservas de energia ao máximo e, com isso, acaba ocorrendo uma perda de peso. Mas, se você já tem uma alimentação balanceada e já faz com que o seu corpo utilize a energia consumida da melhor forma, a niacina irá apenas manter o que você já passou, sem fazer alterações nesse aspecto.

Como tomar a Niacina
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A quantidade recomendada por dia, para um adulto, de niacina é de 6,6 mg para uma dieta de 1.000 kcal e não pode ser menos que 13 mg para uma dieta entre 1.000 e 2.000 kcal. Quem está gestante precisa adicionar a essa quantidade base uma dose extra de 2 mg por dia e para as que estão amamentando a suplementação deve ser de 5 mg por dia. Crianças até 6 meses devem ingerir 8 mg por dia e idades superiores a essas devem acompanhar o crescimento.

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Fontes nos alimentos de niacina

As principais fontes de niacina estão, é claro, nos alimentos. O melhor disso é que você pode já ter uma dieta rica nessa vitamina e nem ter percebido. É possível encontrá-la no leite, nos ovos, nos cereais integrais, nas frutas secas, em frutas comuns como o abacate, em raízes como a batata-doce, em verduras com a cenoura e nas carnes como o fígado bovino, aves, peixes e carnes magras. As melhores fontes de niacina você também vai encontrar no levedo de cerveja (38,1 mg para cada 100 gr), no amendoim (14,6 mg para cada 100 gr), frango cozido (13 mg para cada 100 gr), entre outros.

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Deficiência e excesso de niacina
Assim como acontece com outras vitaminas, a deficiência em niacina pode trazer efeitos catastróficos para o nosso corpo. Os sinais e sintomas mais brandos são: irritabilidade, dificuldade para dormir, depressão e manchas na pele. Essa falta de vitamina B3 também pode causar uma doença conhecida como Pelagra que tem como principais sintomas e sinais e a diarreia, confusão mental e inflamações na pele. Gestantes precisam fazer uso da suplementação porque muito da niacina pode ser perdida pela urina se fazendo assim necessária uma dose extra. O excesso também não faz bem pois pode acarretar o fígado prejudicando outras de suas funções.

Referências
SANTOS, Raul. D. Farmacologia da niacina ou ácido nicotínico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Vol. 85. Suplemento V. Out. 2005.

Sobre Calila Galvao

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  1. Minha filha tem esquisofrenia por isso estou pesquiasando vitaminas que podem ser boas para ela

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