Pesquisar
Nattokinase
Natto, tradicional alimento japonês de onde é extraído o Nattokinase.

Nattokinase – Para que serve, indicações, benefícios e efeitos colaterais

Saiba agora tudo sobre a Nattokinase, uma enzima indicada para a prevenção de tromboses, doenças coronárias, osteoporose e ainda é utilizada no tratamento do Alzheimer!


PUBLICIDADE

Descoberta em 1907 pelo Dr. H Sumi, um químico fisiologista japonês, a Nattokinase é uma enzima que possui a capacidade de dissolver trombos (ou coágulos sanguíneos), além de atuar na atividade fibrinolítica, oferecendo inúmeros benefícios ao sistema cardiovascular.

Extraída do Natto, tradicional alimento japonês, ela possui a capacidade de reduzir a pressão arterial de um indivíduo, além de inibir a agregação de plaquetas. Com inúmeros benefícios associados, há muito a ser descoberto sobre os possíveis usos da substância.

Atualmente ela é indicada para o tratamento de diferentes coagulopatias e também no tratamento do Alzheimer. Se deseja saber mais a respeito da Nattokinase, os seus principais benefícios, contra-indicações e recomendações de consumo, acompanhe:

O que é a Nattokinase?

A Nattokinase é uma enzima fibrinolítica diretamente associada a ativação da coagulação. Ela é extraída do “natto”, alimento tradicional japonês. O alimento é feito a partir de soja fermentada, onde atua no processo a bactéria Bacillus subtilis que produz a enzima.

Apesar de constituir uma fonte nutritiva fundamental ao Japão Feudal e a nattokinase ter sido descoberta séculos mais tarde por um químico fisiologista japonês, as propriedades terapêuticas do Natto já são reconhecidas há mais de 1.000 anos.

Para obter a substância, a soja deve ser fermentada a 40ºC por um período de 14 a 18 horas, até que assumam uma característica viscosa semelhante a uma corda. Por sua textura, o alimento natto foi considerado um “queijo vegetal” – e ainda é por alguns. Ele possui sabor que remete aos produtos lácteos mofados e um odor muito particular.

Enquanto suplemento nutricional, a Nattokinase é purificada e torna-se possível quantificar a capacidade fibrinolítica em unidades internacionais, além de estipular as doses necessárias ao consumo.

Para que serve

A Nattokinase serve, principalmente, à normalização da pressão arterial de um indivíduo. A substância atua na prevenção de coágulos sanguíneos além de contribuir para a dissolução dos coágulos já existentes.

Além de seus benefícios relacionados a pressão arterial, ela é promove a quebra da proteína fibrosa “fibrina”, o que permite a intensificação da capacidade natural do sistema de manter os vasos sanguíneos livres de impurezas.

Para além das utilidades já mencionadas, a Nattokinase serve também a produção de plasmina e da uroquinase, ambos atuantes na coagulação sanguínea.

Como consequência de suas propriedades e sua atuação, a nattokinase é muito recomendada ao tratamento e/ou prevenção de doenças como o Alzheimer, espasmos e dores musculares.

Os Benefícios da Nattokinase

A Nattokinase purificada é considerada um suplemento nutritivo seguro, poderoso, natural e de baixo custo, que atua no tratamento de doenças cardiovasculares e demais problemas cardíacos.

Há diversos benefícios associados a Nattokinase, como alguns dos já mencionados. Além do mais, as suas propriedades são tão benéficas ao organismo, que é utilizado para o tratamento de inúmeras enfermidades.

Entre os benefícios principais da substância está:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Evita a trombose

A inibição da agregação plaquetária e a redução do tromboxano B2, que retarda a formação de trombose. As propriedades fibrinolíticas da Nattokinase são também responsáveis pela destruição da fibrina, o que reduz os riscos à coagulação;

Previne a hipertensão

Da mesma forma, a nattokinase atua na redução da pressão arterial (sistólica e diastólica), assumindo um papel importante no tratamento e na prevenção da hipertensão.

Combate o envelhecimento precoce

A substância possui também efeitos anti-envelhecimento, uma vez que é rico em proteínas que agem na manutenção de uma pele saudável. O fato de possuir vitaminas K2 proporcionam uma aparência melhor a pele, de forma geral.

Previne a osteoporose e cardiopatia

A nattokinase atua na prevenção de algumas doenças, como é o caso da osteoporose e algumas enfermidades cardíacas. No primeiro caso, a vitamina K2 mais uma vez auxilia na prevenção em indivíduos com tendência a fragilidade óssea. Já no caso das doenças cardíacas, ela dilui o sangue de forma natural, permitindo o livre trânsito do tecido conjuntivo líquido pelas artérias.

Como tomar a Nattokinase

Quando o assunto é o consumo de Nattokinase, não há formas específicas indicadas para o consumo, apenas quantias diárias recomendadas. As doses variam entre 50 e 200 mg por dia.

A nattokinase é comercializada sob a fórmula de cápsulas gélicas, com uma quantia de 100 mg da substância (é possível encontrar variações; atente-se as indicações do produto).

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Não há riscos diretamente associados ao consumo da Nattokinase, mas existem, por outro lado, contra-indicações.

Indivíduos que possuam tendências à coagulopatia ou estejam consumindo medicamentos que atuem diretamente sob a coagulação sanguínea (aspirina ou varfarina), devem evitar o consumo da substância.

Também não é indicado ao consumo imediatamente antes ou após a sua ocorrência de procedimentos cirúrgicos, pelos possíveis distúrbios à circulação sanguínea.

Gestantes ou mulheres em período de aleitamento não devem consumi-la por falta de estudos que comprovem a sua influência sobre a gestação e/ou saúde do feto.

Embora a substância seja natural e não existam efeitos colaterais diretos associados a ela, é imprescindível que um profissional especializado ofereça a orientação necessária ao seu consumo.

Referências:
Nattokinase: An Oral Antithrombotic Agent for the Prevention of Cardiovascular Disease  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5372539/

Nattokinase – Para que serve, indicações, benefícios e efeitos colaterais
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de