Pesquisar

Não existe treino para definição muscular

É isso mesmo, talvez você já tenha ouvido muitos colegas de academia falarem sobre o tal “treino para definição”, e isso é mito. Não existe fazer 4 séries de 20 repetições e achar que com isso você vai definir seus músculos, todo treino na musculação tem como objetivo estressar a musculatura pra estimular a hipertrofia e hiperplasia e ponto final. O máximo que você vai conseguir fazendo treinos prolongados e com várias repetições, é entrar em overtraining ou até mesmo arrumar uma lesão.

Depois que a pessoa atinge um bom volume de massa muscular, o músculo já está “trincado”, “talhado”, definido….o que ainda impede de visualizar essa definição muscular é a gordura corporal subcutânea. E para perder essa gordura situada entre a pele e o músculo, nada melhor que uma dieta de redução calórica aliada a exercícios aeróbicos.

Andreas Munzer

Conforme você for queimando essa gordura, sua pele vai encostando-se aos músculos e a definição vai aparecer, simples assim.

Caso sua dieta de cutting seja muito restrita quanto a carboidratos, você precisa é diminuir a intensidade do seu treino, pois seu corpo está em déficit calórico! Tentar treinar pesado como treinava antes, não vai ser nem um pouco produtivo além de correr o risco de ter uma lesão, ou perder massa muscular (catabolismo), pois o corpo está em déficit energético.

Há algumas dietas como as hipocalóricas, metabólica (anabólica), dieta cetogênica, que irão

ajudar a diminuir seu BF sem comprometer muito ou quase nada a sua massa magra.Sabendo também moderar nos aeróbicos não se prolongando muito e mantendo um nível de 50% á 70% da sua freqüência cardíaca máxima para não perder massa muscular, é o caminho ideal para se chegar na tão esperada “definição muscular”.

Conclusão final, o que define é dieta aliada a exercícios aeróbicos. Eu como sigo a risca a dieta e por causa do meu metabolismo, não faço nem aeróbicos, apenas com a dieta já consigo baixar meu BF, mas como sempre digo, tudo depende da individualidade biológica de cada um, por isso o certo é você procurar um nutricionista esportivo para adequar de forma correta sua dieta em relação suas reais necessidades.

Não existe treino para definição muscular
Avalie este artigo

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

29
Deixe um comentário

avatar
27 Tópicos de comentários
2 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
16 Autores de comentários
Leonardo CarneiroluisedsonBrunoramiro Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Leonardo Carneiro
Visitante
Leonardo Carneiro

A questão não é pregar errado, a questão é que a qualquer momento essas teses de padronização de treino pode se tornar ultrapassada. Nos profissionais de Ed. Física passamos a diante o que nos foi ensinado no ensino superior, porém compete a nós, nos atualizarmos sempre, só que nem todos se atualizam como deveriam, e ficam na tese treino ultrapassada. O lance é se atualizar para não ensinar treinos ultrapassados.

luis
Visitante
luis

para mim 4×20 é queima de gordura ou seja queima da camada de gordura que a sobre os musculos,definido ou não ,então treino de definição é igual a um treino de emagrece o unico problema é fazer queima mais o ganho de massa

edson
Visitante
edson

tenho um corpo relativamente trincado, isso é mais quando acabo de treinar, mais na verdade queria um meio pra crescer um pouco mais e de certa forma ficar “definido”, faço treinos de sérias de 8 a 12 repetições e 4 exercicios, mais chegou num certo ponto que não estou tendo mais evolução, poderia me ajudar em algo?

obrigado

Admin. Carlos
Visitante
Admin. Carlos

Pode ser diversos fatores por ter estagnado, faz tempo que não muda sua série de exercícios? Como está sua dieta? Tem descansado bem? Reveja todos esses fatores nessa mesma ordem e depois retorne aqui e diga se encontrou algum erro, quanto ao número de repetições, isso vai depender da intensidade e isso você tem que ver. Não é uma receita igual para todos a quantidade de repetições…

abs

Edson
Visitante
Edson

Primeiramente muito obrigado por responder tão rapido, fico feliz com isso, parabens, no casodo treino, tenho mudado sempre, mais acho que não é o ideal, a minha dieta que acho que anda baixa demais, agora que comecei a tomar whey com dextrose depois dos treinos.

obrigado

Bruno
Visitante
Bruno

que medo desse cara da foto O.O . . . .

>>> Ótimo Site

ramiro
Visitante
ramiro

Podemos esclarecer que com o aumento da musculatura, será aumentado o gasto calórico.
O treinamento em circuito, com 70 à 75 % BPM, fará com que o seu organismo queime gordura. Não vou aqui descrever este circuito que é feito com aparelhos de musculação, mas alerto que é abaixo da carga máxima. Lembrem não estou aqui falando em 4×20, 25, mas sim circuitooo.
abraços

Coradini
Visitante

Realmente muito bom. Ainda existem muitos “Juvenis” achando que séries de 20 servem para traçar. Não monte numa esteira não pra ver =)

Abraço

trackback

[…] Depois disso vem à fase de definição, que em outro post aqui no blog, eu falo que na minha opinião o que modifica mais em relação ao treino é só a […]

Alex
Visitante
Alex

ola pessoal! este blog é sem duvida o melhor ,um muito obrigado ao adm.carlos q esta em todas! a minha dificuldade é definir eu treino bastantee tou tomando o hidroxy cut hardcore e comprei ontem a whey da EAS q me falaram muito bem dela! a minha duvida é a seguinte: eu tenho uma alimentaçao equilibrada,malho muito e faço bastante cardio e abdominais e o resto do tempo q sobra musculaçao normal… soque eu nao consigo definir nao consigo mesmo eu nao quero volume porque volume ja tenho eu so queria definir o corpo! tem algum treino q me ajude… Leia mais »

Admin. Carlos
Visitante
Admin. Carlos

Olá Ítalo, apenas cápsulas mandando manipular vc diz? Bom mesmo que seja isso ou se vc se refere ao térmogenico The Burner que contém colágeno em sua fórmula, pode até ser que auxilie, eu nunca tomei…
Mas se a dieta ñ estiver focada para esse objetivo, ai térmogenico algum vai ajudar…até outros melhores do que esse.
Agora se já tiver como uma dieta legal….certamente será um up a mais.

abs

ìtalo
Visitante
ìtalo

Carlos se eu tomar cápsulas de colágeno elas tbm vão ajuda na definição muscular?

trackback

[…] período de dieta hipocalórica, onde estava reduzindo meu consumo calórico para chegar a uma boa definição muscular. Com essa redução na dieta, principalmente de carboidratos, a energia e força caem e no meu caso […]

Saint Anderson
Visitante
Saint Anderson

A alimentação é tudo. A genética ajuda bastante. O mais importante também é a dedicação para se chegar um corpo ” perfeito”. O corpo humano é uma maquina que se adápta facilmente com correções e complementação alimenticia, claro que vai depender do individuo. Existem muitas críticas sobre ser forte, de se aproximar de um corpo de um culturista. A primeira coisa que passa na cabeça das pessoas é: Ali o bombado. Ha ha ha… Sabe oque aprendi com isso?! Isso para mim e elogio, é sinal que minha dedicação, alimentação e série dentro de uma academia esta correta. Sinto-me Feliz… Leia mais »

Saint Anderson
Visitante
Saint Anderson

Oque faço para ser um fisiculturista. Na academia todos ja percebem meu rendimento de treino, inclusive os intrutores. Por onde devo começa? Meu unico objetivo e superar e superar, ficar cada dia mais forte. Sempre me olho no espelho e penso: posso ser melhor que isso. Oque faço?Qual o primeiro passo?A quem recorrer?
Bom, se esta pergunta fugiu da tua area, me desculpe, mas gostaria muito da sua opiniao.

Nuno
Visitante

É lógico que os aerobicos potenciam a queima de gordura, e sendo no final do treino musculado ainda mais; pois o corpo vai necessitar de ir buscar energia aonde ela existe, qu é á secção subcutânea situada entre o musculo e a pele, transformando a gordura lá existente em energia através de reacções quimicas celulares. É através dessas reacções que é libertada a energia. Em relação ao numero de repetições estas teem um efeito directo sobre o musculo e a gordura próxima do mesmo. Se aumentar o numero de repetições, o musculo entra em esforço sem partir (muitos) filamentos do… Leia mais »

C.E.Baldocchi
Visitante
C.E.Baldocchi

Achei muito legal o artigo, e ainda mais quando voce fala da alimentacao e a individualidade biologica. Nao acredito mais em papo de professor: 8 series pra crescer e 12 pra definir. Ja testei ambos os treinos, ja fiz mudancas malucas em meus treinos e dietas… cheguei a conclusao que para se definir chega um ponto que temos que parar com bitolacao em estudos e partir pra pratica. Meu organismo tem tendencia a ganhar massa, claro que eu como bastante tambem. So obtive grandes resultados de definicao quando aliei uma dieta em forma de piramide, com um cafe da manha… Leia mais »