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Mulheres – Treinar pesado vai me deixar masculinizada?

Acabando de vez com o mito de que mulheres que treinam pesado, ficam musculosas e com aparência de homem. Saiba os benefícios de malhar pesado.

O corpo desejado por homens e mulheres tem mudado ao longo dos anos. Séculos atrás, pessoas mais cheinhas eram consideradas aquelas que possuíam o corpo mais sonhado e desejado. Ao final do século passado, era o das mulheres e homens extremamente esbeltos, ao estilo de modelos de passarela. Atualmente, o corpo mais desejado é aquele com músculos mais bem construídos, desenhados e torneados. Essa é o ideal de beleza atual.

mulher que treina pesado fotosNormalmente, é comum ver homens com esse ideal, especialmente fortes e com músculos grandes. Muitas mulheres têm chegado ao ideal de beleza, só que mais masculinizadas. O corpo mostra feições mais masculinas, algumas por fazer uso de esteroides anabolizantes, estes que são, na maioria das vezes, baseados em um hormônio masculino (testosterona) e responsável pelas características típicas dos homens, como pomo de adão, voz grossa e pelos.

A testosterona, hormônio que dá as características masculinas a quem faz uso dele, ou, que o produz (no caso dos homens), tem o poder de aumentar o metabolismo, especialmente queimando gordura e melhorando a captação dos aminoácidos pela célula muscular. Contudo, não é a melhor maneira de ganhar músculos, pois possui várias contraindicações e problemas relacionados à saúde, quando você usa sua versão sintética.

O uso de esteroides é comum entre os atletas que buscam resultados rápidos e altas performances. Contudo, para se alcançar os objetivos, não é necessário usar tais produtos, somente persistência e força de vontade já irão te guiar pelo caminho do sucesso. Para isso, mulheres e homens devem treinar muito, cuidar da alimentação e da saúde.

Se eu treinar pesado vou ficar com um corpo aparentemente masculino?

mulher que malha pesado fica masculinizada corpo de homemO treino pesado, às vezes, causa medo nas mulheres, devido à possibilidade de tornar suas feições mais masculinizadas, como é visto através de alguns exemplos, como mulheres que treinam constantemente. Estas modificaram, um pouco, suas feições e os músculos, estes que ficaram parecidos com aqueles que os homens buscam durante seus treinos.

A estrutura óssea e muscular de homens e mulheres é parecida, mas esta, para sofrer modificações, necessita da ajuda de hormônios, um deles que foi citado anteriormente: a testosterona. Este hormônio é encontrado no corpo feminino em pouquíssima quantidade, por isso não é de se preocupar. O treino pesado não fará com que sua produção seja aumentada e você fique masculinizada. Continuará com o mesmo nível, contando que você não use medicamentos que deem uma carga maior desse hormônio em seu organismo.

Mas, então, como o corpo feminino consegue alcançar a hipertrofia? O hormônio feminino é o estrogênio e é ele que irá possibilitar que a mulher ganhe músculos. Como ele também é responsável por dar as feições femininas, a modificação corporal com os treinos físicos irá resultar em músculos, mas sem perder a forma feminina. Além disso, para garantir ainda mais que o corpo continuará feminino, o estrogênio diminui o nível de testosterona no sangue, por mais que este aumente, mantendo o nível normal. A principal maneira desse hormônio causar a hipertrofia na mulher é aumentando o hormônio do crescimento (GH). O GH, assim como nos homens, ajuda a deixar os músculos maiores, contudo, não como a testosterona. Portanto, a mulher não tem aporte hormonal para crescer e ficar como homens, isso, normalmente (salve exceções), é causado por anabolizantes. Ele é responsável por aumentar a massa magra, melhorar a captação de aminoácidos pelas células, entre outros. Mas, quando tomado em sua versão sintética, poderia causar aumento dos órgãos internos, e vários outros problemas.

Os benefícios da mulher treinar pesado:

mulher-corpo-perfeitoPara aquelas que buscam definição ou perder gordura, saiba que quanto mais músculos (mesmo sem exagerar nos ganhos), mais fácil fica de emagrecer. Quanto mais massa muscular, mais sensível fica a insulina, fazendo com que os nutrientes parem de alimentar as células adiposas (células que armazenam gordura) e sejam desviados para os músculos. Auxiliando cada vez mais no emagrecimento. 
Treinar pesado visando o aumento de massa muscular contribui para vários processos do corpo e ainda melhora o sistema imunológico.

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A melhor maneira de alcançar a hipertrofia é usando aqueles hormônios que são produzidos naturalmente pelo seu próprio corpo. Se você quer um corpo mais musculoso, com músculos definidos e com pouca gordura corporal, treinar pesado é, com certeza, sua melhor e única possibilidade. Atrelar exercícios físicos, como musculação e atividades cardiovasculares, diárias, e, é claro, uma alimentação decente, rica em proteínas, e equilibrando com os outros macronutrientes (lipídios e carboidratos), irão possibilitar que você alcance seus objetivos.

Conclusão:

Fiquem tranquilas mulheres, treinar pesado não vai te deixar masculinizada. Aquelas mulheres gigantescas e que muitas de vocês acham assustador, não chegaram aquele nível da noite para o dia, foram anos e anos de treinamento e algumas, veja bem, algumas ainda fizeram o uso de hormônios sintéticos. Então deixem esse mito de lado e vamos treinar pesado em busca do corpo desejado. Ficar pegando sempre cargas leves que não fazem nem cócegas em seus músculos, não irá causar nenhuma hipertrofia e você não saíra do lugar.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

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  1. Estou chegando nos 40 a. Desejo muito ganhar massa magra e definir meu corpo. Tenho 1,70 e 77,6kg. O que podem me indicar para tomar, aliado a malhação pesada. Obrigado.

  2. Gostei muito das dicas.
    Vou tentar seguir corretamente melhorando meus treinos,precisava mesmo
    lê informativos assim para não desanimar e vê que realmente vale a pena.

  3. Maria de Fatima gonçalves

    Meu nome é fatima tenho 57 anos e treino diariamente, tenho tres filhos já adultos e um neto. Hoje tenho um orgulho imenso do meu corpo, pois apesar de fazer exercicios a mais de 25 anos, agora com 56 consegui o corpo dos meus sonhos, e talvez do sonho de muitas mulheres. Não sou bitolada, mais sigo algumas regras como não consumir refri, nem frituras, evito doces, e bebidas alcolicas.Niguem acredita na minha idade.Já me derem 20 anos a menos, vitoria.

  4. faço academia e e dificil para mim aumentar massa muscular, principalmente dos gluteos o q poderia tomar para ajudar?
    obrigada!

  5. Oi tenho 26 anos . faço academia a 1 mês e gostaria q me passassem um treino bem legal para pernas e glúteo ! Pra ganhar massa . desde já agradeço!

  6. jackellyne goncalves mauricios

    qual e a idade ideal para mulheres e meninas começarem a fazer musculação

  7. Se fosse fácil ficar grande todo mundo ficava sem anabolizantes. Essas mulheres que ficam masculinas é porque tomam.
    Mulher tem que focar em ficar fit, não fisiculturista.

    Quem quiser ganhar massa tem que focar em 3 coisas:
    Nutrição, Treino Intenso e Descanso

    Um exemplo de mulher com um corpão e que não é masculina é a Paige Hathaway, linda D+.

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