Página Inicial » Lutas » Muay Thai – Melhora o condicionamento físico e emagrece

Muay Thai – Melhora o condicionamento físico e emagrece

Com o crescimento das artes marciais mistas (MMA) o Muay Thai passou a conquistar fãs em todo o mundo. Veja neste artigo um pouco mais sobre esta luta de origem tailandesa e suas aplicações enquanto exercício físico.

A principio era tido como uma carnificina por muitos, afinal as joelhadas, chutes, cotoveladas e socos produziam imagens fortes quando mostradas na televisão. Mas com o crescimento do MMA e principalmente, com o maior conhecimento das pessoas sobre o Muay Thai, este preconceito vem sendo vencido e ele vem se tornando cada vez mais popular, não apenas entre os lutadores, mas também por pessoas que buscam apenas um exercício físico. Além disso, um fenômeno que vem sendo observado é o aumento do numero de mulheres procurando o Muay Thai, para praticarem um exercício dinâmico, divertido e de alta intensidade.

Muay Thai benefícios no emagrecimento feminino

O Muay Thai é uma arte marcial que se originou na Tailândia (tanto que é conhecida também como boxe tailandês), onde é considerado o principal desporto nacional. O Muay Thai, que inclui golpes de combate em pé é conhecida também como “a arte das oito armas”, pois tem como característica o uso combinado de punhos, joelhos, cotovelos, pés e canelas, estando associada também a uma preparação física de qualidade, para aumentar a eficiência da luta.

Materiais para a prática de Muay Thai

Apesar de muitas pessoas acharem que o Muay Thai não necessita de equipamentos, ele tem sim a necessidade de alguns deles:

– Ataduras: equipamento básico e obrigatório. Usadas basicamente para prevenir os desconfortos causados pelos golpes, que por mais fracos que sejam, podem vir a causar lesões.

– Protetor de boca: outro equipamento básico e obrigatório, por questões de segurança. Mesmo que o treino não seja de Sparring (trocação), é importante usar o protetor bucal pois ele ajuda a prevenir lesões em casos de acidentes.

– Luvas: muitas pessoas adquirem duas luvas diferentes, uma de luta, que é menor e com menos densidade e uma maior, mais densa, para os treinos de saco de pancadas. Antes de comprar elas é importante que você converse com seu professor, para que ele possa te mostrar se é valido ou não comprar as duas.

– Caneleira: principalmente para os iniciantes, elas são úteis para treinar alguns tipos de defesa.

Diferenças entre o Muay Thai competitivo e o recreativo

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Assim como acontece com o boxe, o Muay Thai nasceu para ser uma luta e um método de defesa, mas com o passar dos tempos as pessoas viram que este era um exercício físico poderoso e ao mesmo tempo muito agradável de ser feito. Basicamente, a aula de Muay Thai competitivo é um treino como de qualquer outra luta, envolvendo preparação física, treino de técnica de execução de movimento (com muitas repetições) e treinos mais específicos de luta mesmo. Além disso, treinos de potencia, resistência e coordenativos também são bastante utilizados. Já no caso do Muay Thai recreativo, o enfoque é mais nos movimentos, mas não na parte técnica, já que o objetivo é desenvolver força, resistência e potencia, mas sem nenhum intuito competitivo. Como não sou atleta de Muay Thai e nem professor desta luta, vou manter meu enfoque sobre o recreativo, avaliando ele enquanto modalidade de exercício físico.

Benefícios do Muay Thai recreativo

Basicamente em uma aula de Muay Thai recreativo não existe o combate, portanto, as chances de lesões, comuns em lutas, ficam muito reduzidas. Além disso, ele se caracteriza por ser um exercício de esforço intermitente, que como já mencionamos no artigo sobre treinamento intervalado e emagrecimento, é um dos mais eficientes para queima de gordura (podendo queimar até mil calorias por aula), melhora da resistência cardiorrespiratória e também da resistência muscular. Só por estes fatores, ele já pode ser considerado uma modalidade bastante interessante para a população em geral. O que pode ser observado nos últimos tempos é o grande aumento do Muay Thai para mulheres.

Leia também:

Muay Thai para mulheres

Basicamente o Muay Thai para mulheres é uma aula, com o enfoque nas características femininas de força e resistência e sem combate (a não ser que ele seja competitivo). Os benefícios são muito grandes para as mulheres, principalmente para as que visam o emagrecimento. Porém, devemos ter cuidados com a questão do impacto e da instabilidade articular, que podem acarretar em lesões. O ideal é que o professor se utilize de estratégias diferenciadas, para conseguir abranger todos os níveis de desenvolvimento motor e físico. Se o treino de Muay Thai for complementado com exercícios resistidos ou aeróbicos, os resultados podem ser ainda melhores.

Enfim, o Muay Thai é uma excelente saída para quem busca um exercício eficiente e bastante dinâmico, que propõe aulas divertidas e interessantes para todos os públicos. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Musculação para lutadores de Jiu-Jitsu (5 aspectos práticos)

A prática de Jiu-jitsu vem crescendo muito no Brasil e no mundo. Com isso, a …

O que diferencia Ronda Rousey como atleta?

Os últimos dias foram de uma grande empolgação em torno das qualidades atléticas da atleta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!