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Morango: Seus benefícios para saúde, propriedades e principais vitaminas

O morango além de ser rico em vitamina C, é uma excelente fonte de substâncias antioxidantes e ajuda a estimular a síntese de colágeno.

Morango: benefícios e vitaminas da fruta

O morango é uma fruta que muita gente gosta e serve para fazer os mais diversos pratos, principalmente doces. O preço dele pode ser um pouco mais salgado por ser uma fruta que é encontrada mais facilmente apenas no inverno. Assim, a fruta, em outras épocas do ano, pode pesar no bolso.

Ele é vermelho, com sementes expostas e de origem Europeia. Além de todas essas características, o morango é um ótimo aliado da saúde e é rico em substâncias antioxidantes.

Propriedades e vitaminas do morango

Para entender melhor como o morango consegue ser uma fruta tão nutritiva é importante saber do que a fruta é composta. Em 100 gramas da fruta há uma quantidade considerável de fibras, cerca de 2,5 gramas e apenas 38 calorias. Um alimento excelente para quem está querendo perder peso. Também possui várias vitaminas, substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo: vitamina B6, B5, E, C e A.

Ainda há uma gama de sais minerais como o magnésio, ferro, selênio, potássio e cálcio. E, como dito mais acima, o morango é rico em antioxidantes devido aos flavonoides presentes na fruta.

Leia também: A importância dos antioxidantes, inclusive na musculação

Os benefícios do morango

Ajuda na perda de peso
Aqui temos mais uma fruta rica em fibras solúveis como a pectina. Isso significa que comendo morango você fica saciado por mais tempo e sente menos fome. A pectina se liga às gorduras presentes nos alimentos, impedindo que elas sejam absorvidas pelo sistema digestivo e acabe se transformando em gordura localizada ou que vá parar na parede das artérias dificultando o fluxo sanguíneo.

Outro benefício que a fibra traz é a sensação de saciedade prolongada. Ela se incha como uma esponja, ficando maior, e com isso, acaba tomando mais espaço dentro da cavidade estomacal fazendo com que os receptores presentes na parede do órgão enviem para o cérebro sinais de que o estômago já está cheio e que não é necessário mais comida.

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Melhora as defesas
O morango é bastante citado quando o assunto é vitamina C já que ele tem um teor mais elevado desse nutriente do que a laranja lima e o kiwi. Porém, tem bem menos que a acerola, mas, ainda assim, é um alimento de importância funcional no combate a doenças. A vitamina C aumenta a síntese dos glóbulos brancos, células responsáveis pela proteção do nosso corpo contra agentes invasores como as bactérias e os vírus, por exemplo.

Combate o envelhecimento
Com o passar dos anos a nossa pele vai ficando mais flácida por conta da perda de colágeno, uma proteína essencial para garantir maior firmeza ao tecido epitelial. A vitamina C é um dos componentes que auxiliam na produção dessa substância. Dessa forma, doses diárias de morango aumento a disponibilidade dessa vitamina no corpo e estimulam a síntese de colágeno.

Ação antioxidante
O nosso corpo vive exposto a agentes maléficos e danosos para a nossa saúde: os radicais livres. Eles oxidam as células e com isso podem modificar o arranjo do material genético, promovendo a multiplicação de células defeituosas e desenvolver um possível câncer. Os bioflavonoides presentes no morango como a antocianina (pigmento que proporciona a coloração vermelha à fruta) e o ácido elágico são substâncias ditas antioxidantes.

Outras, também presentes na fruta, como a quercetina e a catequina (polifenóis) ajudam a combater doenças crônicas como a hipertensão arterial evitando a formação dos ateromas (placas de gordura que se fixam nas paredes dos vasos).

Como consumir o morango

A melhor forma de consumir qualquer tipo de fruta, inclusive o morango, é na sua forma natural. Assim, você consegue absorver todos os benefícios que ela tem para oferecer. O ideal é comer cerca de 9 morangos por dia (em torno de 100 gramas). Ela também pode ser consumida na forma de sucos, mas não é a melhor maneira já que as vitaminas se quebram no momento que o morango é batido no liquidificador.

O morango também é utilizado na preparação de doces e sobremesas como sorvetes geleias, tortas, compotas, iogurtes e outros. Também fica muito bem no famoso suco vermelho, que tem como ponto forte a ação antioxidante pela combinação de frutas cheias de flavonoides.

A primeira coisa que deve ser feita com o morango, logo após a compra, é guardá-los na geladeira até a hora de consumir, assim o tempo de vida útil da fruta será bem maior.

Outra dica é só lavá-los no momento de comer para evitar a proliferação de fungos na fruta já que a sua casca é bastante frágil. Congelar o morango pode fazer a fruta durar por mais tempo, só que ocorre a perda dos flavonoides em torno de 2/3, reduzindo o seu poder antioxidante.

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Fique atento ao teor de agrotóxicos. O morango é uma das frutas que mais consegue absorver essas substâncias nocivas justamente por ter casca bem fina. Para reduzir os danos o mais indicado é comer a fruta no período da safra, ou seja, nos meses de agosto, setembro e outubro. Ou então, você pode optar por consumi-los de forma orgânica, que são completamente livres de agrotóxicos. Este tipo de alimento é mais caro, mas, com certeza, compensa.

Contraindicações do morango

O morango contém uma grande quantidade de salicilato natural. Essa mesma substância é muito famosa no mundo inteiro justamente por fazer parte da composição da aspira. Portanto, quem tem alergia a esse tipo de medicamento não deve consumir o morango.

Outro componente do morango que pode causar alguns transtornos é o ácido oxálico. Ele pode desenvolver cálculo renal e também na bexiga em pessoas que já apresentam algum tipo de predisposição para a patologia. Esse ácido também reduz a absorção de cálcio e ferro pelo nosso corpo.

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