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Mitos e Verdades da Musculação para Mulheres

Toda mulher vaidosa deseja ficar com um corpo malhado e nada melhor do que a musculação para definir o corpo e conseguir bons resultados. Mas é preciso tomar cuidado com os mitos e verdades da musculação para mulheres para não realizar atividades físicas erradas ou ter hábitos inapropriados para obter um corpo em forma.

Diante de tantos falatórios e dúvidas sobre a musculação feminina, nada melhor do que conhecer quais os principais mitos e verdades da musculação para mulheres e realizar um treino de forma correta e sem questionamentos.

  • Mito nº 1: Mulher que levanta muito peso vai ficar “bombada”.

Este é o maior mito existente sobre musculação feminina e é importante conhecer a verdade sobre ele para treinar de forma correta e obter melhores resultados.

As mulheres acreditam que se levantarem muito peso na academia, poderão ter um grande aumento de massa muscular e ficarão “bombadas”, com aquela aparência masculina. Isso é um grande mito!

Verdade:

Os hormônios femininos não reagem da mesma maneira que os hormônios masculinos durante um grande levantamento de peso. Bom para as mulheres que tinham medo de criar músculos a mais e ruim para aquelas preguiçosas que não gostam muito de treinar, pois as mulheres precisam de esforço e dedicação (além de dieta balanceada) em dobro em relação aos homens para conseguir ganho de massa muscular.

Isso acontece porque os músculos das mulheres são iguais aos dos homens, mas o desenvolvimento deles ocorre de forma totalmente diferente, pois existe um nível alto de estrogênio na maioria das mulheres, o que dificulta o crescimento dos músculos e impede que eles sejam grandes e volumosos como o dos homens. Enquanto isso, os homens possuem muita testosterona que facilita o aumento de massa muscular.

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A pior desvantagem (já que há varias) de quem acredita neste mito de ganhar muita massa por levantar altas cargas de peso é a falta de resultados satisfatórios e a perda de tempo de evolução nos músculos, já que a mulher que não levanta peso não consegue um aumento satisfatório de massa e, quando consegue, é depois de muito tempo de dedicação.

Na verdade é preciso usar grandes cargas nos treinos femininos para ganhar uma massa corpórea satisfatória. Então as mulheres podem aproveitar para levantar bastante peso (mas sempre com muita cautela e respeitando seus limites) se quiserem ter um corpo em forma.

  • Mito nº 2: Treino feminino deve ser obrigatoriamente diferente do masculino.

Muitas mulheres acreditam que não podem realizar os mesmos exercícios que os homens senão ficarão masculinizadas. Em vários casos isto é apenas um preconceito existente entre treinadores ou até mesmo das mulheres que não admitem treinar igual aos homens com medo de ganhar muitos músculos (mito nº 1).

Verdade:

Apesar de existir diversas diferenças anatômicas, fisiológicas e hormonais entre homens e mulheres, não existe nenhuma regra que obrigue os homens a terem tratamento diferenciado das mulheres ou vice-versa.

Talvez a única diferença exista devido ao fato das mulheres preferirem o enrijecimento de áreas como glúteos, pernas e abdômen enquanto os homens preocupam-se mais com a definição dos braços, peitoral e costas, mas isso não é uma característica obrigatória entre os sexos e muito menos deve ser regra.

Depois de descobrir a verdade, pode ir para a academia e mudar aquele seu treino chato. Você está liberada para fazer os mesmos exercícios que o colega de academia que treina junto com você sem ficar com os músculos iguais os dele. Confessa que você sempre teve certa invejinha. Então vá lá agora mesmo e deixe este mito de lado.

  • Mito nº 3: Musculação para mulheres deve ter carga baixa e diversas repetições.

A maioria das mulheres chega à academia e quer realizar um treino com cargas baixas e repetições altas (acima de 15 repetições). Isso acontece devido ao medo relativo ao mito nº 1 (medo de ganhar muito músculo e ficar com músculos enormes), mas é outro mito criado a partir de um primeiro (já reparou como surgem os mitos?).

Verdade:

Os mitos nº 1 e nº 2 devem ser quebrados a fim de que você realize um treino com cargas altas e poucas repetições para trabalhar melhor os músculos.

A melhor forma de combinar cargas e repetições é aliar o seu limite de esforço e força física, juntamente com as indicações e observações do treinador ou personal trainer, já que ele pode dar uma orientação profissional.

Estes são (por mais incrível que pareça) os maiores motivos de desistência de muitas mulheres em fazer musculação. Elas preferem acreditar nos mitos e torná-los verdade ao invés de buscar informações corretas e reais. Por isso não conseguem bons resultados, o que acaba desmotivando qualquer pessoa a treinar. É então que decidem parar de fazer academia já que o treino não estava dando certo.

Agora que você já conhece a diferença entre o mito e a verdade, poderá realizar um ótimo treino, com muito mais ganho de massa e resultados benéficos para o corpo. Além disso, conhecendo todos os mitos e verdades da musculação feminina é possível treinar de forma consciente e tranqüila, aproveitando muito mais os benefícios dos exercícios físicos e tendo uma vida mais saudável.

Então acabaram as desculpas. Agora que tirou suas dúvidas sobre os mitos e verdades da musculação para mulheres, pode correr para a academia, levantar muito peso, fazer aquele treino igual ao do homem que treina em seu horário e realizar atividades com cargas altas e poucas repetições. Com certeza você irá se surpreender com os resultados e verá grandes melhorias no seu treinamento de musculação.

Abraços e Bons Treinos 😉

Por Jeniffer Elaina

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  1. Nossa sera q meu prof ta me embromando??? Não quer que eu fique "grande"??? Ele nunca passa pra mim menos repetições e mais carga!!!! Apesar que obtive resultados bons fazendo do jeito que está… :-/

    • Depende do seu objetivo, se você quer emagrecer deve fazer mais repetições. Já eu pretendo aumentar ainda mais, então faço poucas repetições. A carga sou eu que escolho pois toda semana fico mais forte, mas sempre respeitando meus limites.

  2. bom eu achava que todos esses mitos fossem verdades, eu quero ganhar musculos, mas eu tenho colocado mais repetiçoes. pelo jeito esta errado.obg

  3. olha, faço academia, e as vezes sigo certinho os 5 dias , mais tem vez que nao da e vou 3 vezes so. mais e tipo assim , segunda vou, terça e quarta não e ai na quinta vou e nao, sexta as vezes e deixo pro sabado. esta certo? Eu to tendo resultados e nao quero perder isso, esta acontecendo recentemente …. nos meus dias (tpm) sinto muitas dores …. eu nao quero perder o que estou ganhando. o que devo fazer?
    ob

  4. Tente manter sempre a dieta legal, mesmo nos dias que não vai treinar, ou seja, os 7 dias da semana.

    Treinando ao menos uma vez por semana todos os grupos musculares, descansando e se alimentando bem. A chance de perda será bem menor, pelo contrário, pode até ter ganhos.

    Eu mesmo e outras pessoas que conheço, mesmo treinando 3 vezes por semana, mas mantendo disciplina nos outros itens, conseguem bons ganhos.

    Abraços.

  5. oi Eu gostaria de saber se no site tem algum treino feminino , pois estou precisando trocar de treino e meu prof é meio antigo saber rs.. amei o site =)

  6. Tenho 59 anos e sou sedentária. Gostaria de fazer musculação mas, já desisti umas 2 vezes por me sentir desmotivada em virtude de sempre me dizerem que na minha idade musculação só serve para melhorar a saúde, que o corpo não tem mais solução. É verdade?

  7. eu nunca acreditei nesses mitos ..
    mais confesso q sou bastante viciada por academia..
    aqui a o lugar q me sinto mais avontade mas tranquila..

  8. Olá! Eu estou malhando pra ganhar massa há 4 meses,mas ,no entanto,meu treinador passa os mesmos exercícios q ele passa pras garotas q querem perder gordura.Está certo isso? Os treinos para ganhar e perder não deveriam ser diferentes um do outro? Por exemplo: Leg press; 3X 20 (faço com 60 kg)
    Hack; 30kg 3×30
    flexor; 4x 30…Diminuindo a carga. Enfim,sempre ouço dizer q muitas repetições faz vc queimar e NÃO aumentar,q é o meu objetivo. Me ajude,aí professor,não quero estar malhando em vão,uma vez q já sou magra e pareço estar emagrecendo mais e estou achando q é por causa dessas muitas repetições dos exercícios q faço. Valeu!

    • Olha, não sou nenhuma profissional, malho a menos de dois anos. Mas até onde sei, o seu tipo de exercício é para definiçao. Posso estar enganada, mas procure outro profissional para tirar suas duvidas.

  9. Verdade, mesmo assim vejo mulheres pegando pesos pesados…

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