Pesquisar

Minoxidil funciona para tratar da barba e cabelo? Veja como usar e onde comprar

O Minoxidil tem apresentado resultados positivos para tratar da queda de cabelo e para quem possui a barba com falhas. Nesse guia completo você vai ver como usar, 7 principais benefícios, seus efeitos colaterais e onde comprar.

Minoxidil

O que é:

O Minoxidil é um produto indicado, tanto para mulheres quanto para homens, para o tratamento de calvície hereditária, aquela causada por questões genéticas, muitas pessoas também usam para aumentar o volume da barba e sobrancelhas.

O produto tem ação vasodilatadora que potencializa o fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo e estimula o crescimento capilar. Além disso o minoxidil promove uma melhor nutrição para os fios.

Para que serve o Minoxidil?

O Minoxidil originalmente era usado apenas como medicamento vasodilatador indicado para pessoas que sofrem com hipertensão, mas com o passar do tempo foi visto um efeito colateral que era o aumento do cabelo e dos pelos.

Hoje seu uso contra a hipertensão não é mais tão significativo, sua principal recomendação passou a ser pessoas que sofrem com a calvície hereditária, com queda intensa de cabelo e até aquelas que desejam ter um crescimento mais rápido dos fios.

Composição:

A base do produto é um álcool e cada grama de minoxidil contém 50 mg do princípio ativo e 50mg de propilenoglicol.

O produto pode ser encontrado em diversas versões, loção, em pó, em gel, spray e em creme mas todas essas versões contém a mesma composição.

7 Benefícios:

O minoxidil contém diversos benefícios e por isso vem sendo muito utilizado no tratamento de problemas de perda indesejada de cabelos e pelos.

1- Vasodilatador:

O minoxidil é um vasodilatador, ou seja, aumenta o calibre das veias e artérias para aumentar a circulação sanguínea dentro delas e com isso facilita também que a circulação de sangue seja melhor, principalmente nas regiões periféricas.

2- Combate a queda:

Aumentando a vascularização sanguínea os fios são melhor nutridos e assim se tornam mais fortes e resistentes a queda, além disso ele combate a queda causada por hormônios como a testosterona.

3- Fortalecimento:

Os fios são mais bem nutridos e se tornam mais grossos e resistentes a queda, seja ela por causar naturais ou por ação física, como no momento de pentear. A quebra dos fios que é muito comum em casos de fios enfraquecidos também é reduzida significativamente.

O produto pode ajudar também quem faz uso de químicas no cabelo como tintura, amônia e alisamentos, esses processos costumam danificar a estrutura dos fios e o minoxidil ajuda na recuperação da saúde dos cabelos.

4- Crescimento capilar:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Além de combater a queda o minoxidil ajuda a promover o crescimento capilar, isso acontece pelo aumento da vascularização e da nutrição que promovem a formação de novos fios e o crescimentos daqueles já existentes.

5- Novos folículos:

Como o produto age diretamente no couro cabeludo, ele tem ação direta na formação de novos folículos, principalmente em pessoas que sofrem de caspas e excesso de oleosidade.

Essas pessoas acabam tendo alguns folículos obstruídos pelas caspas ou pela oleosidade, assim o minoxidil limpa toda a região capilar eliminando qualquer obstrução.

6- Controle da oleosidade:

O minoxidil é um produto com base alcoólica e por isso ajuda no combate à oleosidade, também atua aumentando a oxigenação de todos os poros do couro cabeludo e por isso evita a deposição da oleosidade e caspas.

7- Mais volume aos fios:

Esse produto tem ação de promoção de produção de novos fios e além disso proporciona um aumento na grossura de cada fio aumentando assim o volume dos cabelos e também cobrindo falhas na barba e sobrancelhas.

Indicações:

O produto minoxidil é indicado para diversas situações como:

Calvície hereditária:

A calvície hereditária é aquela causada por questões genéticas que envolvem um excesso do hormônio testosterona, esse hormônio pode promover a queda dos fios, nesses casos o uso do minoxidil pode ajudar a evitar a calvície.

Falhas na barba e sobrancelhas:

Muitas pessoas que não tem problemas com queda de cabelo, não conseguem ter um crescimento uniforme dos pelos da barba ou das sobrancelhas e acabam apresentando falhas.

O minoxidil contribui para o crescimento mais uniforme dos fios e aumentar a espessura dos fios, isso contribui muito para um visual mais harmonioso.

Cabelos fracos:

O cabelo pode se tornar enfraquecido por diversos motivos, os principais são o excesso de químicos usados nos fios, usados para alisar ou para tingir e descolorir os fios e outro motivo é a falta de nutrição do couro cabeludo.

O minoxidil pode ajudar na reestruturação dos fios em ambos os casos mas sua principal ação é em problemas causados pela má nutrição, com o aumento da oxigenação e perfusão sanguínea os nutrientes chegam de forma mais eficiente em cada fio.

Crescimento capilar:

O principal motivo para um crescimento lento dos fios é a falta de oxigenação adequada nos folículos do couro cabeludo e com o aumento da vascularização sanguínea a oxigenação na região é aumentada e consequentemente o crescimento capilar é potencializado.

Redução da pressão arterial:

Inicialmente o minoxidil foi desenvolvido como um medicamento para uso no combate da hipertensão arterial, sua ação é aumentando o calibre das veias e artérias e assim diminuindo a pressão que é feita dentro dos vasos e facilitando assim o fluxo sanguíneo.

Lembrando que o uso sem acompanhamento profissional pode acabar tendo resultado inverso e aumentando ou diminuindo muito a pressão arterial.

Como usar o Minoxidil:

O minoxidil é um produto encontrado em diversas formas e cada uma tem um modo diferente de uso.

O que é comum a todas as formas é o fato de ser indicado que a aplicação seja feita no período da noite e retirado na manhã seguinte, não é preciso lavar o cabelo antes da aplicação e o tratamento deve ter duração de pelo menos 3 meses.

Loção capilar:

A versão em gota tem indicação de uso de 20 gotas espalhadas na região afetada, para potencializar a região deve ser massageada.

Gel:

A opção em gel é mais indicada para o crescimento da barba, deve ser aplicada em toda a barba com usando um algodão contendo 3 gotas do minoxidil.

Espuma:

O produto minoxidil em espuma apresenta menor concentração do princípio ativo mas isso não altera os resultados apresentados, deve ser aplicado em todo o couro cabeludo preferencialmente a noite e lavado no dia seguinte.

Spray:

Essa versão de minoxidil é mais usada para o crescimento da barba, mas também pode ser usado na região do couro cabeludo, basta borrifar toda a região afetada.

Cápsulas:

Os comprimidos são indicados apenas para uso sob prescrição médica e é mais usado para o combate a hipertensão, no caso de problemas com o crescimento dos fios os produtos de uso tópico são mais aconselhados.

Preço e onde comprar o Minoxidil

Você pode comprar a versão manipulada do Minoxidil em embalagem contendo 60 ml por R$31,00 direto da farmácia de manipulação.

Clique no botão abaixo para ter mais informações.

Comprar o Minoxidil pelo menor preço

Leia também:

11 Melhores Remédios e Suplementos para Queda de Cabelo e Calvície

Shampoo Para Barba – Lista com as 5 melhores marcas

Shampoo Bomba de Café – Como funciona, Benefícios e Resultados

Latanoprosta funciona mesmo? Veja seus benefícios e como usar

Efeitos colaterais:

O uso do produto da maneira correta, sob orientação de um profissional dermatologista não causa efeitos colaterais, os relatos de efeitos colaterais quase sempre estão associados ao uso excessivo do produto.

Os usuários podem sentir:

  • coceiras,
  • pele ressecada,
  • aumento dos pelos em outras regiões do corpo (principalmente as mulheres),
  • sudorese excessiva principalmente nas mãos e pés,
  • palpitação,
  • Hipotensão arterial,
  • tontura,
  • dor de cabeça.

Contraindicações:

O uso de qualquer um dos produtos a base de minoxidil é contraindicado para:

  • crianças ou adolescentes menores de 18 anos,
  • pessoas com sensibilidade aos componentes do produto,
  • pessoas com perda de cabelo causada por tratamentos de saúde;
  • Pessoas em tratamento com outros tipos de produtos,
  • mulheres grávidas ou lactantes,
  • pessoas com problemas de hipertensão ou hipotensão arterial,
  • pessoas que fazem uso de corticoides.

No caso das mulheres é recomendado que o uso seja feito com acompanhamento profissional pois em casos de uso de maneira errada podem surgir pelos indesejados, principalmente na face.

Como guardar o minoxidil

Para guardar esse fármaco é necessário que você deixe-o a temperatura ambiente em um local sem umidade.

É importante também não deixar o produto em contato direto com a luz do sol.

Não se esqueça de que para adquirir este produto é necessária receita médica.

Então marque consulta com um médico após pensar em usar o produto. Assim evitará transtornos e estará mais bem preparado.

Relatos sobre os resultados

Já utilizou ou está utilizando o Minoxidil? O que acha desse produto? Deixe seu relato sobre os resultados nos comentários abaixo.

Compartilhe sobre esse composto que está ajudando tantos homens, e mulheres, por aí!

Minoxidil funciona para tratar da barba e cabelo? Veja como usar e onde comprar
5 (100%) 1 vote

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
2 Autores de comentários
ERICKSONMario Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Mario
Visitante
Mario

Ótimo artigo, eu mesmo usei minoxidil por 10 meses e obtive excelentes resultados que jamais imaginaria ter. Em meu blog escreve sobre, caso queiram dar uma olhada eu agradeço!

ERICKSON
Visitante
ERICKSON

Você usou o manipulado?