fbpx
Página Inicial » Saúde » Menopausa – 12 Suplementos e Remédios Naturais Contra os Sintomas
sintomas menopausa remédios naturais e suplementos
Veja como aliviar os sintomas da menopausa sem prejudicar sua saúde.

Menopausa – 12 Suplementos e Remédios Naturais Contra os Sintomas

Elaboramos uma lista com os melhores remédios naturais e suplementos que comprovadamente, aliviam os sintomas da menopausa!

A menopausa é um período da vida da mulher onde os hormônios femininos começam a baixar de forma gradual e constante. É a chamada interrupção fisiológica da menstruação. Durante a menopausa, a mulher deixa aos poucos de fabricar óvulos e, com isso, encerram seu período fértil produtivo.

Com a menopausa, uma série de sintomas podem aparecer e todos eles costumam incomodar muito, pois causam problemas que vão desde a parte física até o quesito emocional.

Alguns deles são:

  • Dores nos ossos e facilidade para que eles se quebrem, aumentando a chance de osteoporose.
  • Mudanças bruscas de humor, que podem variam em apenas uma semana entre tristeza profunda e agressividade.
  • Problemas como depressão, que pode aumentar drasticamente com o tempo, se não tratada. Além disso, podem haver sintomas severos de ansiedade.
  • Calor excessivo, que incomodam e fazem a mulher ter problemas de relacionamento e de convívio social.
  • Pode haver também perda de libido.

A menopausa ocorre entre os 45 aos 55 anos, sendo mais comum após os 53 anos. Porém, ela pode ocorrer de forma precoce ou mesmo atrasada, dependendo do organismo de cada mulher.

Como os sintomas são incômodos e atrapalham muito a rotina, qualquer ajuda é válida. Por isso, separamos hoje 12 suplementos que podem diminui-los muito. Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de utilizá-lo. Confira mais abaixo o que separamos! 

12 melhores remédios naturais para aliviar os sintomas da menopausa

Dica, Veja como gastar menos!

Como podem perceber a seguir, a lista é extensa e com vários produtos naturais que possuem eficácia em diminuir os sintomas da menopausa, mas caso queira economizar, evitando de comprar vários produtos dessa lista, já existe no mercado um suplemento especifico para combater de forma rápida e eficiente os sintomas mais incômodos da menopausa, um suplemento que possui um mix das várias substâncias aqui citadas, ou seja, o custo benefício é mais interessante!

Veja como economizar e saber mais a respeito do suplemento clicando aqui.

Linhaça

Semente de Linhaça comum e dourada
Linhaça comum e dourada

A linhaça é a semente de uma planta chamada linho, muito utilizada para a fabricação de tecidos. Essa semente caiu nas graças de pessoas do mundo todo devido ao seu poder de atuação na saúde e no bem-estar, especialmente de mulheres.

No combate aos sintomas da menopausa, a linhaça tem se mostrado muito efetiva, já que ela é rica em nutrientes que podem diminuir o desconforto nesse período tão intenso, como os ácidos graxos e as fibras.

Mas são os compostos similares ao estrogênio presentes na linhaça que têm sido alvos de pesquisas dos cientistas e que podem ser a resposta para a diminuição dos famosos “calorões” na menopausa. Tudo indica que duas colheres ao dia ou duas cápsulas podem fazer milagres nesse sentido.

Cálcio

fontes de calcio
Alimentos ricos em cálcio, mas quando se trata da menopausa, apenas a ingestão de suplementos aliviam.

O suplemento de Cálcio pode ser necessário em casos onde a mulher apresenta alguma fraqueza nos ossos ou deficiência desse mineral no sangue. Em geral, a suplementação costuma ser recomendada pelo médico durante a leitura dos exames.

Essa necessidade é relativamente comum, já que a queda do estrogênio pode causar a diminuição da massa óssea e, como consequência, aumentar o risco de osteoporose.

Porém, é sempre importante lembrar que qualquer excesso desnecessário é prejudicial à saúde, por isso, procure sempre um médico para garantir a suplementação correta e a mais indicada para o seu caso. Sempre faça um check-up anual!

Trevo Vermelho

Trevo Vermelho

O trevo vermelho é uma erva encontrada em pastagens e utilizada para alimentar gados em conjunto com a ração. No uso humano, essa planta não é tão comum, embora ela possa ser facilmente introduzida em saladas ou até mesmo como temperos de pratos salgados em geral.

Seu uso em relação à menopausa se dá, basicamente, pela quantidade de isoflavonas, que são substâncias capazes de diminuir os sintomas mais incômodos deste período, como o calor excessivo.

Com isso, surgiram diversos suplementos em cápsulas baseados no trevo vermelho.

Esse suplemento para aliviar os sintomas da menopausa é excelente, mas deve ser ingerido com moderação e sempre seguindo a orientação do fabricante e também do médico.

Vitamina D

Vitamina D

Assim como o cálcio, a vitamina D tem um papel importantíssimo na saúde óssea, especialmente para as mulheres que estão deixando de fabricar estrogênio e, com isso, precisando se preocupar em dobro com problemas como a osteoporose.

No geral, a vitamina D é adquirida apenas com a exposição solar em horário corretos, porém, é válido lembrar que já existem suplementos disponíveis para repor a sua deficiência e eles são bastante recomendados nesses casos.

Muitas vezes, é a deficiência de vitaminas que gera algum tipo de sintoma mais intenso, por isso, procure um médico para garantir a diminuição deles.

Elixir de Inhame

Elixir de Inhame

O Elixir de inhame é uma espécie de medicamento natural, composto por alguns nutrientes retirados do inhame e vitaminas, como a vitamina C, a vitamina B6 e também a vitamina A. Por ser natural, ele não tem contra-indicações, porém, é sempre válido perguntar ao seu ginecologista antes de apostar em qualquer suplemento para diminuir os sintomas da menopausa.

No geral, ele pode ajudar com os famosos calorões e com a mudança de humor. Esses benefícios também podem ser encontrados no próprio inhame, porém, em menor concentração.

Por ser um composto altamente concentrado, indicamos que você leia a bula e fale com um profissional da saúde antes de optar por ele.

Ginseng

Ginseng suplemento

Ginseng é uma planta medicinal do gênero panax. O Ginseng tem diversos benefícios para a saúde tanto do homem quanto da mulher e um deles é a melhora do humor e dos problemas de ansiedade e depressão, tão comuns em épocas como a menopausa.

É por esse motivo que ele é cada vez mais indicado para diminuir os problemas causados pela menopausa, especialmente os que modificam os aspectos emocionais.

Por ser natural, ele tem pouquíssimas contraindicações e hoje em dia já pode ser encontrado em cápsulas, facilitando sua absorção.

O ideal é que ele seja encontrado na sua forma mais natural, ou seja, sem aditivos químicos ou a presença de remédios. Procure uma farmácia de manipulação e consulte seu médico sempre que tiver dúvidas.

Erva de São João

Erva de São João

Outra planta excelente para diminuir os sintomas emocionais da chegada da menopausa é a erva de São João. Encontrada em diversas versões, é comum que a maioria das pessoas opte pelo seu chá ou mesmo por suas cápsulas, que são naturais e também não causam reações adversas, de forma geral.

A erva de São João diminui a depressão e a mudança de humor desse período na vida de mulher, otimizando seu dia-a-dia e diminuindo seus problemas de convivência familiar ou mesmo seu ânimo para continuar suas atividades, como o trabalho.

Obviamente, em casos mais extremos, a reposição hormonal ainda será importante, porém, suplementos naturais são boas saídas para quem não quer tomar remédios.

DHEA Suplemento

DHEA Suplemento
Suplemento DHEA Suplemento também tem sido muito utilizado para diminuir os sintomas da menopausa

O suplemento DHEA é a sigla para o nome científico desidroepiandrosterona é um hormônio de base estrogênica. No geral, ele deve ser prescrito por um médico, especialmente quando falamos de mulheres na menopausa, que precisam tomar cuidado com medicamentos em abuso.

Seu poder é diminuir muito os sintomas negativos da menopausa, tanto os emocionais quanto os físicos, como dores e problemas nos ossos.

É importante que o médico perceba a necessidade do DHEA para que ele possa prescrever o hormônio, já que seus benefícios são bem pontuais.

Dong Quai

Dong Quai

O Dong Quai ou Angelica Sinensis, como também é chamado, é um suplemento natural que deriva da planta de mesmo nome. Seu uso é milenar e surgiu primeiro na China.

Sua ação é basicamente o fortalecimento dos ossos, que podem ficar bastante fragilizados em épocas como a menopausa. Por isso, esse suplemento tem sido indicado para mulheres mais velhas ou que vem sofrendo com dores ou fraquezas.

Porém, é valido dizer que o Dong Quai deve ser utilizado sempre com a ciência do médico, que irá liberar ou não sua ingestão diária. Converse com o seu ginecologista!

Soja

Proteína de soja

A soja é uma planta que vem sendo cada vez mais usada no dia-a-dia dos brasileiros. Para mulheres na menopausa, ela pode ajudar em um ponto bastante relevante em suas qualidades de vida: a diminuição das ondas de calor.

Por ter compostos semelhantes ao hidrogênio, a soja atual revertendo esse sintoma tão incômodo e trazendo de volta o humor, que é altamente afetado pelas ondas de calor invasivas.

Vale a pena consumir a soja pelo menos uma vez na semana ou, se for possível, utilizar suplementos que a tenham como base. Para mulheres na menopausa, dobrar o consumo pode ser uma boa saída. O suplemento mais comum de soja é a proteína concentrada de soja, ou soy protein, como também é conhecida.

Black Cohosh

Black Cohosh

O Black Cohosh é um suplemento derivado de uma planta chamada cohosh preto, derivada da América do Norte. Ele tem sido estudado nos últimos anos para ajudar mulheres a lidarem com as incômodas ondas de calor, sintoma muito comum durante a menopausa.

Além disso, há indícios que ele possa diminuir os ressecamentos na pele e diminuir alguns sintomas emocionais, como a ansiedade e até mesmo a depressão.

Esses são alguns dos motivos para que esse suplemento seja bastante indicado por médicos e esteja fazendo sucesso entre as mulheres do mundo todo. Mais uma vez, lembramos que a melhor saída é procurar seu médico em caso de dúvidas.

Leia também => Os 8 Melhores Suplementos para aliviar a TPM e Cólica

Vitamina C

Vitamina C

Por fim, trouxemos a famoso suplemento de vitamina C, que é uma das vitaminas mais importantes para a manutenção da saúde da mulher. Em termos gerais, ela pode diminuir o famoso climatério, que são os calorões que tanto falamos durante esse texto.

A dica é o consumo mais natural ou em cápsulas, que são vendidas pela internet ou em farmácias de manipulação. Vale a pena procurar!

Além da melhoria dos sintomas da menopausa, a vitamina C ainda traz mais saúde no geral, como melhoria na imunidade e na energia geral – sem contar com a questão emocional, como a prevenção de problemas como depressão e ansiedade.

Deixe seu relato

Tem algum remédio natural ou suplemento que você utiliza para a menopausa que não está aqui nessa lista? Então deixe seu depoimento logo abaixo, contando um pouco sobre os resultados com a substância que você tem tomado e ajude as próximas leitoras com o seu relato.

Gostou dos 12 suplementos e remédios naturais para aliviar os sintomas da menopausa? Compartilhe nosso texto nas redes sociais e ajude suas amigas que estão sofrendo com a menopausa!

Menopausa – 12 Suplementos e Remédios Naturais Contra os Sintomas
4.5 (90%) 2 votes

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de