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suplementos para aliviar TPM e cólicas menstruais
Quais os suplementos mais eficazes?

Os 8 Melhores Suplementos para aliviar a TPM e Cólica

Combater os sintomas causados pela TPM e cólicas menstruais tem sido uma batalha mensal para muitas mulheres! Veja a lista com os suplementos mais eficientes!

Os sintomas da TPM e da mudança de ciclos em mulheres costumam ser bastante incômodos e trazer uma série de limitações, que vão desde a capacidade de se exercitar com eficácia até a realizar tarefas simples, como ir ao trabalho caminhando.

Para ajudar a diminuir todos esses problemas, no artigo de hoje separamos os 8 melhores suplementos para aliviar a TPM e cólica de maneira efetiva.

Selecionamos vitaminas e óleos que prometem diminuir aquela dor típica da menstruação – a cólica – e os sintomas mais chatos da TPM, como a irritabilidade, a mudança de humor e o desânimo. Se você é mulher e sabe o quanto esse período pode atrapalhar sua vida, não deixe de experimentar algumas dessas alternativas. Confira mais abaixo a lista completa!

Suplementos e produtos naturais para combater a TPM e Cólicas

1 – Óleo de prímula

Óleo de prímula

O Óleo de prímula é extraído de uma planta chamada Oenothera Biennis, que é encontrada em quase toda a América, especialmente a do Norte, onde estão localizados os Estados Unidos.

Por aqui, ele é encontrado em cápsulas e é muito utilizado como suplemento alimentar por mulheres que querem dar um fim na TPM e nas fortes cólicas do período menstrual.

A efetividade deste óleo se dá, basicamente, pela quantidade enorme de ácidos graxos, como o ômega 3 e ômega 6. Esses ácidos atuam no sistema nervoso, diminuindo os sintomas emocionais da TPM e as dores.

Há também quem relacione o consumo do óleo de prímula com a diminuição dos sintomas da menopausa, porém, esse benefício ainda está em fase de estudos.

2- Multivitamínicos

Multivitamínicos

Quando os médicos falam em acabar com a TPM, um dos seus primeiros conselhos é melhorar a alimentação e o consumo de vitaminas de forma natural. Porém, nem sempre isso é possível e nem mesmo a melhor das dietas pode nos dar a fórmula secreta de como ingerir todas as vitaminas necessárias para reverter o problema.

Por isso, os multivitamínicos ajudam muito, ainda mais em casos onde os sintomas da TPM são mais debilitantes e causam problemas na vida da mulher – muitas vezes até mesmo impedindo-a de ir ao trabalho, por exemplo.

Vale lembrar que complexos vitamínicos não precisam de prescrição médica, mas é sempre uma boa ideia consultar um especialista antes de exagerar na dose, já que excesso de vitaminas também pode causar desconfortos.

3- Vitamina D

Vitamina D

A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano, inclusive o da mulher. Ela é geralmente armazenada pelo nosso organismo através da exposição solar.

Porém, todos sabem que esse período no sol deve ser antes das 10 da manhã e depois das 16 horas e nossa vida moderna cada vez mais nos impede de seguir a recomendação religiosamente.

Como consequência, temos pessoas com sérios problemas de carência de vitamina D no corpo, que traz inúmeros malefícios, como a TPM e as cólicas menstruais.

É por isso que muitos suplementos dessa poderosa vitamina têm sido receitados por médicos e nutricionistas para mulheres que sofrem muito na mudança de ciclo hormonal. Vale a pena experimentar – sempre com o respaldo médico!

4- Cálcio

Cálcio

Engana-se quem pensa que o cálcio tem apenas a função de proteger os ossos e as articulações. Ele também tem uma ação nas musculaturas e diminui a famosa contração muscular que dá origem às terríveis cólicas menstruais.

Por este motivo, médicos do mundo todo chegaram à conclusão de que uma dieta rica em cálcio pode ajudar e muito a aliviar os sintomas da TPM em mulheres de diversos perfis de organismo.

E, quando a dieta falha, os suplementos dão o suporte necessário para garantir os benefícios de um nutriente. No caso do cálcio, eles podem ser encontrados em diversas maneiras e a mais comum é através de cápsulas.

5- Magnésio

Magnésio

É muito comum que mulheres onde a TPM é extremamente debilitante e os sintomas emocionais são impactantes, tenham deficiência de magnésio no organismo.

Esse mineral é um dos mais importantes para a saúde humana e mais ainda quando o assunto é a saúde da mulher.

Ele atua no sistema nervoso e em mais de 300 tipos de processos químicos do corpo, inclusive no alívio das dores da cólica e mudanças de humor que a tensão pré-mestrual traz. Por isso, é importante sempre manter os exames em dia, para garantir o nível de nutrientes.

Em caso de deficiência, já é possível fazer uso de suplementos em cápsulas ou comprimidos, que devem ser administrados em conjunto com uma mudança da dieta.

6 – Óleo de peixe

Óleo de peixe

Outro suplemento que vem fazendo sucesso entre as mulheres é o óleo de peixe. Da mesma forma que o óleo de prímula, ele é rico em ácidos graxos, que atuam no sistema nervoso central e podem diminuir as cólicas e os sintomas da TPM.

Além disso o óleo de peixe ajuda muito em outros quesitos que podem interferir no ciclo menstrual, como o emagrecimento e até a ansiedade e depressão.

No geral, o uso deste tipo de suplemento é bastante recomendado e não há contraindicações – com exceção de pessoas com algum tipo alergia a frutos do mar e mulheres grávidas. Para as demais, ele é excelente para a saúde e uma boa alternativa para unir o útil ao agradável.

Ou seja, ele atua no combate das dores menstruais, nos sintomas da TPM e ainda oferece mais saúde generalizada ao organismo.

7- Vitamina E

Vitamina E

A vitamina E é uma excelente auxiliadora no combate à TPM e isso já é de conhecimento dos médicos há boas décadas. Isso porque ela tem um papel bem direcionado no organismo, que é a ação anti-inflamatória.

Durante o período menstrual, uma das maiores queixas das mulheres, sem dúvidas, é a dor da cólica. Com o consumo de vitamina E, esse problema pode ser diminuído consideravelmente, pois ela irá diminuir a inflamação local, principal responsável por essas dores.

Portanto, se você costuma ter cólicas terríveis, o suplemento de vitamina E é um grande aliado, já que o consumo dela na dieta acaba ficando refém do dia-a-dia corrido.

No Brasil, temos diversos suplementos em cápsulas ou mesmo em comprimidos. Vale perguntar ao seu médico se você tem alguma restrição às vitaminas ou ficar de olho se sentir mal-estar durante a suplementação.

8- Vitamina B

Vitamina B

Por fim, deixamos um dos melhores suplementos para aliviar a TPM e cólica: a vitamina B. Ela tem algumas variações, sendo a vitamina B6 uma das que mais podem ajudar nesse período tão delicado do mês.

A vitamina B ajuda a regular as dores, diminui as inflamações e ainda atua no sistema nervoso central, evitando os picos de humor e a irritabilidade. Obviamente, é importante saber que nem sempre os sintomas são faltas de vitaminas e podem estar aliados à deficiência de um mineral como o magnésio, por exemplo.

Mas no geral, os suplementos ajudam bastante a diminui-los e podem ser auxiliadores em casos onde a mudança da dieta não tem surtido efeito.

Conclusão

Vale sempre a pena procurar um médico caso os suplementos não façam o efeito esperado ou mesmo não tragam nenhuma diferença para os sintomas da TPM e as cólicas.

Leia também => Como amenizar os sintomas da TPM – Dieta e exercícios

=> Como treinar durante o ciclo menstrual

Em casos mais extremos, pode ser preciso realizar uma combinação de vitaminas, minerais e remédios – e só o médico pode receitá-los.

Relatos e depoimentos

Tem tido sucesso com alguns desses remédios naturais para TPM ou outros que não estão nessa lista? Então ajude os próximos leitores e deixe seu relato logo abaixo sobre os resultados.

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