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Maçã – Com inúmeros benefícios ainda ajuda emagrecer

Com uma variedade enorme de vitaminas, a maçã promove muitos benefícios para saúde e ainda ajuda emagrecer.

Benefícios da Maçã - Emagrece

Muito conhecida pelos cristãos como o fruto proibido, a maçã é uma fruta bastante famosa. Até Steve Jobs se inspirou nela para fazer parte de um dos maiores mercados de tecnologia que hoje é a Apple. Mas não são apenas por essas características ela merece destaque. A maçã é rica em diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo e além disso também pode ajudar na perda de peso, tornando o processo mais rápido e saudável.

Composição da maçã

A maçã é uma fruta cheia de benefícios para a nossa saúde. Ela possui vitaminas A, C e B6, além da tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), ácido pantotênico (vitamina B5) e ácido fólico (vitamina b9). Além disso, é rica em sais minerais como o ferro, o manganês, o zinco, o potássio, o fósforo e o cálcio. A maça oferece, em 100 gramas, 0,26 g de proteínas, 2,4 g em fibras dietéticas, 13,81 g de carboidratos e apenas 50 calorias.

Os benefícios da maçã

A maçã é uma fruta que pode ser guardada por muito tempo sem se estragar, principalmente se for colocada no congelador ou geladeira. Portanto, caso você veja uma promoção pode comprá-la em quantidade e estocar em casa para aproveitar o preço baixo.

Ajuda no emagrecimento
Existe na fruta uma substância conhecida pelo nome de pectina. É um tipo de fibra solúvel que age como uma espécie de esponja dentro do estômago, formando um tipo de gel. Desta forma, a cavidade estomacal fica cheia rapidamente e isso faz com que você coma menos, pois a informação da sensação de saciedade chega de forma mais rápida ao nosso cérebro.

Além disso, por ter grande quantidade de fibras, a maçã é considerada uma fruta de baixo índice glicêmico apesar de ter uma quantidade considerável de carboidratos. Isso significa que ao comê-la o seu organismo não desenvolverá o chamado pico de insulina. Ele ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue está muito elevada e esse hormônio, para reduzir essa taxa, começa a transformar a glicose em gordura, armazenando-a no tecido adiposo. Como a maçã é de baixo índice glicêmico, não eleva as taxas de glicose no sangue.

Leia também: Vinagre de maça ajuda emagrecer e traz benefícios à saúde

Ação anti-inflamatória
Na casca da maçã existe um flavonoide chamado quercetina. Essa substância possui diversas propriedades farmacológicas, entre elas o fato de ser anti-inflamatória. Ela impede a ação da histamina (responsável pela formação dos cinco sinais da inflamação: calor, rubor, dor, edema e perda da função) e também a síntese dos leucotrienos (favorece a formação de edema).

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Propriedade antioxidante
A quercetina presente na casca da maçã também tem ação antioxidante e com isso dificulta e diminui a frequência da mutação celular causada pela oxidação do material genético. São essas mutações que provocam o aparecimento do câncer. Portanto, comer a maçã com a casca é o fator que ajuda na prevenção do câncer.

Faz bem ao coração
Doenças cardiovasculares são extremamente comuns e são causadas, especialmente, pelo excesso de gordura na nossa alimentação e o acúmulo delas nas paredes dos vasos sanguíneos. As fibras solúveis presentes na maçã absorvem parte da gordura da alimentação e também reduzem as taxas de colesterol circulando na corrente sanguínea. As fibras se transformam numa espécie de gel e passam pelo intestino sem sofrer nenhum tipo de transformação, levando a gordura para fora do corpo. Já o fator antioxidante impede que ocorra a oxidação das gorduras e com isso, elas se fixem nas paredes dos vasos.

Leia também: Frutas que emagrecem: As aliadas na perda de peso

Como consumir a maçã

A melhor forma de comer a maçã é na sua forma natural. Porém, sempre existem formas de inovar. Você pode usá-la em saladas, sucos, salada de frutas. Porém, quando consumida na forma de suco, as vitaminas se quebram e a quantidade de fibras diminui. Não há exatamente uma recomendação para o consumo diário da fruta, porém alguns estudos apontam para 1 unidade por dia. Com essa quantia seria o suficiente para adquirir os efeitos benéficos que a maçã consegue oferecer.

Sobre Calila Galvao

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