Pesquisar

Lugol – O que é, para que serve, benefícios e se emagrece

O Lugol é uma substância utilizada para repor a deficiência do iodo e assim evitar o mau funcionamento da tireoide. Conheça agora todos os seus benefícios para saúde, possíveis efeitos colaterais e contra-indicações.

Lugol

A complexidade de substâncias e nutrientes que precisamos ingerir, para suprir as necessidades fisiológicas de nosso organismo, é enorme. Há diversos nutrientes, que na população em geral, são ingeridos em níveis abaixo do indicado. Por isso, em alguns casos a suplementação deles é bastante indicada. Neste contexto, que o Lugol se mostra altamente importante.

Ele é um suplemento que vai atuar diretamente na melhoria da saúde em geral e trará, em médio e longo prazo, excelentes benefícios.

O que é Lugol?

Basicamente, o Lugol é um suplemento/medicamento que tem em sua base, o Iodo e o Iodeto de potássio. Estas substancias, em especial o Iodo, são de fundamental importância para nossa saúde e impactam diretamente toda a produção dos hormônios tireoidianos.

Desta maneira, o Lugol é um suplemento que tem como principal função, oferecer ao organismo bons níveis de Iodo.

Para que serve o Lugol?

O Iodo é uma substancia fundamental para o bom funcionamento do organismo. De forma mais direta, o Iodo é a substância que atua diretamente na melhora da função da tireoide. Os hormônios que são secretados por ela, necessitam da participação do Iodo para que haja mais eficiência no processo metabólico.

Desta maneira, a principal função do Lugol é justamente, oferecer o Iodo e o Iodeto de potássio para o organismo, a fim de regular corretamente as funções da tireoide.

Como a tireoide é responsável por milhares de processos hormonais no organismo, temos uma melhora considerável da saúde em geral, com a ingestão correta do Lugol.

Estima-se que mais de 75% da população brasileira, não ingira as quantidades diárias recomendadas de Iodo. Isso faz com que todas as funções da tireoide estejam prejudicadas. Por isso, que a ingestão adequada de Lugol é tão importante.

Principais benefícios do Lugol

De maneira direta, por ofertar ao metabolismo boas quantidades de Iodo, o Lugol tem como principal benefício, a melhora dos processos tireoidianos. Mas seus benefícios não param por aí.

1- Previne o hipotireoidismo e o hipertireoidismo

Com a ingestão adequada de Iodo, temos uma melhoria na eficiência dos processos da tireoide. Com isso, além dos benefícios diretos que isso proporciona, ainda prevenimos doenças que ocorrem devido ao mau funcionamento desta glândula.

O Lugol, quando usado da maneira correta, permite que tenhamos uma prevenção direta das doenças hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Em ambos os casos, estas doenças são decorrentes de um mau funcionamento nas funções da tireoide e prejudicam diretamente a saúde. Por isso, a ingestão adequada de Lugol é importante, no intuito de prevenir tais doenças. Isso, por que o Iodo presente no Lugol, sintetiza os hormônios produzidos pela tireoide, o T3 e T4.

2- Eliminação de toxinas

Entre as funções que os hormônios sintetizados pela tireoide, temos a melhora nos processos de eliminação de toxinas do corpo. O Iodo tem uma importante função neste processo, ao auxiliar a eliminação, principalmente de substancias químicas e tóxicas, como o flúor, chumbo e mercúrio.

Por isso, a ingestão de Lugol também ajuda a “limpar” o organismo e melhorar a sua eficiência.

3- Melhora do metabolismo de uma forma geral

Se o Lugol, através do Iodo, melhora as funções do organismo de uma forma geral, é natural que ele aja diretamente na melhora do metabolismo. Sendo mais especifico, o iodo, presente no Lugol, otimiza processos como a síntese de proteínas, carboidratos, gorduras, água e demais minerais.

Além disso, o Lugol ainda ajuda na manutenção adequada da temperatura corporal. Tudo isso, faz com que o metabolismo funcione da melhor forma possível e tenha uma otimização em seus processos.

4- Combate células cancerígenas

O Iodo é muito usado em tratamentos contra o câncer, mas de forma mais direta, para o câncer de tireoide. Isso, por que ele ajuda a eliminar e reduzir a “resistência” das células cancerígenas, aos tratamentos.

Desta maneira, o lugol também é importante para a prevenção do câncer de uma forma geral.

5- Gravidez mais segura

Em alguns casos, o Iodo é fundamental para que a mãe tenha uma gestação mais saudável e segura, tanto para ela, quanto para o bebê. Por isso, em determinados casos, sob prescrição médica, o Lugol pode ser ingerido por mulheres grávidas.

Salientando que ele só deve ser ingerido, sob prescrição médica!

6- Melhoria do aspecto de unhas, cabelo e dentes

Uma das principais características da falta de Iodo no organismo, é o enfraquecimento de unhas, dentes e cabelos. Por isso, a utilização adequada do Lugol, permite que você tenha uma melhora no aspecto destes elementos.

Estas são algumas das principais vantagens da utilização de Lugol. Perceba que praticamente todas elas, advindas de processos que se originam através dos hormônios da tireoide. Porém, não devemos ingerir o Lugol sem cuidados ou de qualquer forma, pois há riscos na ingestão excessiva de Iodo.

Lugol emagrece?

O emagrecimento não é a principal função do Lugol, mas ele pode sim diretamente ajudar na perda de peso, já que o iodo presente em sua fórmula é responsável por pela produção de hormônios e o bom funcionamento da glândula tireoide, glândula essa que quando em suas funções normais, garantem a manutenção do corpo e evita o inconveniente do ganho de sobrepeso.

Efeitos colaterais e Contra-indicações na utilização de Lugol

O Iodo é fundamental para o organismo. Porém, em doses excessivas, ele pode trazer malefícios.

Entre os principais efeitos colaterais que o Lugol pode trazer para o organismo, temos:

  • diarreia;
  • náuseas;
  • dores de estômago;
  • vômitos;
  • gosto metálico na boca;
  • cefaleia;
  • espirros;
  • febre;
  • corrimento nasal ou acne.

Isso tudo, diretamente relacionado com o excesso de Iodo no organismo. Além disso, há algumas pessoas que podem apresentar reações alérgicas ao Lugol.

Há um outro ponto muito importante. O Iodo é fundamental para o organismo, mas deve ser ingerido em doses corretas.

O uso excessivo de Lugol, que diretamente aumentará os níveis de Iodo no organismo, pode produzir doenças, decorrentes da intoxicação por Iodo.

A mais comum, é o Bócio (aumento excessivo da glândula tireoide) e até mesmo o hipertireoidismo. Por isso, sua ingestão precisa estar dentro das recomendações do fabricante.

O Lugol, quando usado corretamente e com o devido acompanhamento, é muito importante para a melhoria da saúde em geral. Jamais o utilize, sem a prescrição de um médico. 


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de