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Linhaça: 8 Benefícios, Se emagrece, Como consumir e quantidade

Tanto a semente de linhaça como sua versão em pó tem sido cada dia mais consumida e está presente na dieta de quem quer emagrecer e aproveitar todos os seus benefícios para saúde. Veja quais são!

linhaça semente

Um alimento considerado funcional em função do seu valor nutricional. Esta é a linhaça, semente muito utilizada na culinária – seja na forma natural ou de óleo. Ela é ótima para fortalecer o corpo.

Seus benefícios extravasam o bem-estar alimentar, sendo a linhaça utilizada também em produtos estéticos.

Isso acontece principalmente na forma de óleo, o qual é adicionado em vários produtos.

8 benefícios

A linhaça é como se chama a semente de uma planta nomeada linho. Seu cultivo na história do ser humano é bastante antiga.

Há registros históricos, por exemplo, que indicam o uso da linhaça já no Egito Antigo. Tudo em função dos seus benefícios.

1. Dá sensação de saciedade

A presença de fibras fornece à linhaça o poder de promover uma sensação de saciedade que permanece por muito tempo.

Em resumo, isto significa que quem a come terá menos fome durante as horas posteriores, o que é especialmente benéfico para quem está de dieta.

2. Fortalece o sistema imunológico

Outra vantagem do consumo da linhaça é o potencial de reforço do sistema imunológico.

O fato de ser uma semente com alto valor nutricional garante que o corpo esteja mais preparado na defesa contra invasões de agentes externos.

3. Ajuda na saúde do coração

Principalmente em função dos ácidos graxos que possui, como os ômegas 3, 6 e 9, a linhaça é boa para o coração.

Ela ajuda a manter a pressão arterial sem aumentar e baixa o colesterol ruim (LDL) no organismo, fazendo com que as veias não sejam obstruídas com facilidade.

4. Serve como diurético

Quem sofre com a retenção de líquidos, sabe como é incômoda a sensação de ficar inchado.

A linhaça auxilia o organismo, através dos rins, a excretar os líquidos e o sódio que ficam retidos em excesso.

Por conseguinte, acaba com o problema e ainda ajuda a prevenir problemas como a pressão alta.

5. Previne o envelhecimento precoce

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Os nutrientes da linhaça dão à semente uma função de antioxidante. Isso, no corpo humano, se transforma em diversos benefícios.

Um deles é evitar o envelhecimento precoce, mantendo cabelos e pele em boas condições. Por isso ela é utilizada na estética.

6. Tem efeito anti-inflamatório

A linhaça faz parte da categoria de alimentos os quais possuem funções anti-inflamatórias.

Ao combater essas inflamações, especialmente as musculares, há algumas vantagens, entre as quais a diminuição de dores.

7. Diminui e alivia os sintomas gerados pela TPM e pela menopausa

As alterações hormonais provocadas, nas mulheres, em períodos como a TPM e a menopausa costumam ser desconfortáveis.

Ao atuar na regularização desses hormônios, a linhaça alivia os efeitos.

8. Melhora o trânsito intestinal

Se intestino preso é parte do seu dia a dia, o consumo regular de linhaça pode ser benéfico.

Em função da quantidade de fibras, acaba regularizando o sistema gastrointestinal, combatendo a prisão de ventre.

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Linhaça emagrece?

linhaça em pó

As pessoas que buscam incrementar o cardápio com produtos para a dieta veem na linhaça uma boa opção.

É verdade que a linhaça emagrece mesmo, fato que a torna atrativa nessas situações.

Esta semente dá saciedade, como dissemos anteriormente. Isto garante que o corpo sinta menos fome, diminuindo as chances de uma recaída.

Passar fome é terrível e isto não precisa ser parte da dieta para emagrecer.

Por outro lado, esta semente fornece também uma aceleração do metabolismo.

Com esse efeito, faz com que a energia do corpo seja gasta mais rapidamente, fazendo com que o organismo utilize para tanto as reservas de gordura.

Veja também:
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Propriedades

A composição nutricional da linhaça possui diversos nutrientes.

Isso faz com que ela possa ser utilizada para diversas finalidades, visando os benefícios acima citados. Esta semente é, entre outros, fonte de:

  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Gorduras boas (como os ácidos graxos)
  • Fibra
  • Minerais (cálcio, magnésio, ferro e zinco)

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Quantidade diária recomendada

A quantidade diária recomendada de linhaça varia conforme o objetivo. Para todos, porém, não há necessidade de exagerar na semente.

Comer apenas o indicado é essencial, de preferência sob a orientação de um nutricionista para o seu cardápio completo.

No caso das dietas, em particular, recomenda-se a quantidade de 2 a 3 colheres de sopa por dia.

Isso já é o suficiente para suprir os nutrientes dela. Mais não faz efeitos adicionais.

Veja também:
Como Emagrecer com a Linhaça - 5 Receitas saudáveis

Como usar e consumir

Uma das boas vantagens da linhaça é que ela pode ser utilizada como parte de diversos alimentos.

Seja em pratos quentes, saladas ou até mesmo em vitaminas e sobremesas, é comum como ingrediente.

O essencial é, apenas, triturar as sementes antes de utilizá-las.

Deste modo, fica mais fácil para o corpo absorver todos os nutrientes os quais as sementes possuem. Ela ficará na forma de uma espécie de farinha pronta para consumo.

O óleo de linhaça é um produto derivado que também pode ser utilizado na culinária.

Para isso, basta seguir as indicações das receitas, sem indicações específicas da forma de uso.

Sobre Equipe Treino Mestre

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