Página Inicial » Saúde » Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão de ventre e como laxante, mas muitas pessoas utilizam para obter benefícios para pele e até emagrecer. Veja nesse artigo se realmente funciona!

Leite de Magnésia

Você já ouviu falar em leite de magnésia e sabe quais são os seus benefícios para a saúde?

O leite de magnésia é um produto feito à base de água e hidróxido de magnésio, e por isso o produto também é pode ser chamado de hidróxido de magnésio.

O leite de magnésia pode ser utilizado para tratar diferentes problemas estomacais e intestinais. O aspecto do hidróxido de magnésio lembra um leite, já que é branco e possui uma textura um pouco mais espessa.

Para que serve o leite de magnésia?

O leite de magnésia serve principalmente para tratar a prisão de ventre. Contudo, o produto também pode ser utilizado para tratar outros problemas, como dor de estômago, azia (sendo um substituto para o sal de frutas, por exemplo).

O leite de magnésia funciona como um laxante para tratar da prisão de ventre, agindo de modo com que a água de tecidos seja direcionada para o cólon. O normal é que após 30 minutos da ingestão do leite de magnésia a pessoa já comece a sentir os efeitos.

O produto também pode ser utilizado como um estabilizador de acidez no estômago, deixando o meio menos ácido e mais básico a fim de equilibrar o pH de maneira que fique neutro.

O leite de magnésia emagrece?

Uma dúvida comum é se o leite de magnésia tem o poder de emagrecer. Muita gente acredita que é possível perder peso com o produto já que ele tem um efeito laxativo e a pessoa acaba evacuando mais.

Na verdade, o leite de magnésia não emagrece. O que acontece é que a pessoa acaba perdendo boa parte do líquido retido no organismo e indo mais ao banheiro evacuar. Isso realmente faz com que a pessoa sinta que emagreceu, já que a retenção de líquido incha o organismo, causando uma falsa sensação de que há excesso de gordura no corpo.

Isso se torna um problema a partir do momento em que a pessoa acha que tomar o leite de magnésia vai fazer com que ela perca peso. É uma ilusão, como explicado, já que a gordura não é queimada com o uso do produto.

Não seria um problema se o uso fosse feito de maneira correta e sem exageros. O uso contínuo e sem necessidade do leite de magnésia pode fazer a pessoa perder mais líquido do que deveria, gerando um quadro de desidratação, que pode trazer algumas consequências para o organismo, como inclusive a própria prisão de ventre.

Ou seja, o objetivo principal do leite de magnésia é combater a prisão de ventre que pode ser causada pelo próprio leite de magnésia se consumido em exagero.

Quais são os benefícios do leite de magnésia para o corpo?

Além de tratar a prisão de ventre, azia e acidez estomacal, o leite de magnésia também pode ser muito útil no combate à formação de acne, como cravos e espinhas e diminui a oleosidade cutânea (o que favorece a formação de acne).

Além disso, o leite de magnésia pode ser muito útil como um “suplemento” para a alimentação, já que o magnésio é muito importante para manter diversas funções vitais no organismo.

Se o magnésio estiver em falta no organismo, muitos problemas de saúde graves podem surgir, como problemas renais, hepáticos e cardíacos. Outro ponto positivo em se consumir o leite de magnésia é que o magnésio presente ajuda a absorver alguns sais e vitaminas importantes que não podem ser absorvidos pelo corpo sem a ajuda do magnésio.

O leite de magnésia é benéfico para a pele?

Apesar de não ter comprovações cientificas suficientes e não ser recomendado por dermatologistas, muitas pessoas tem relatado obter ótimos benefícios quando utilizam o leite de magnésia para pele. Ele é usado para remover a oleosidade em excesso, limpar, remover bactérias e evitar a formação da acne.

O produto pode ser utilizado para limpar impurezas da pele, mas somente depois que já ter sido feita uma limpeza mais completa. Somente o leite de magnésia não é capaz de remover 100% de impurezas da pele, mas pode servir como um excelente apoio.

Só é preciso atentar ao fato de que se a sua pele for ou estiver ressecada, não é recomendado utilizar o leite de magnésia para remover impurezas, já que ele pode ressecar ainda mais. O ideal é que ele seja utilizado somente por quem tenha a pele mais oleosa.

O problema de quem utiliza o leite de magnésia mesmo sem ter a pele oleosa é que a pele pode ficar irritada e apresentar algumas feridas ou mesmo escamações. Se isso acontecer, é recomendado que você suspenda imediatamente o uso e procure por um dermatologista.

Contraindicações do leite de magnésia

O leite de magnésia não é recomendado para ser usado na pele por quem possui a pele mais seca, ou ser utilizado por via oral por quem possui qualquer tipo de problema nos rins.

Mulheres gestantes e lactantes também devem evitar a todo custo utilizar o produto.

O leite de magnésia deve ser controlado, já que o excesso do produto pode acarretar um acúmulo de magnésio nos rins e causar algum problema renal. O magnésio é importante para a absorção de alguns nutrientes e vitaminas no corpo, mas o seu excesso pode fazer com que outros componentes comecem a ser absorvidos também, como de medicamentos.

Se isso acontecer, a pessoa pode acabar se intoxicando com o próprio medicamento e causando ainda mais problemas de saúde.

Pode ser que você não tenha nenhuma restrição para usar o leite de magnésia. De qualquer maneira, é sempre bom consultar um médico antes. Em todo o caso, é bom confirmar se você não possui nenhum problema de saúde (por menos grave que seja) que impeça você de usar o produto.

Além disso, é preciso saber a dosagem certa para suas necessidades físicas. Evite fazer a automedicação!

Quais são os efeitos colaterais do leite de magnésia?

O leite de magnésia pode apresentar vários efeitos colaterais. Mesmo que você não tenha nenhuma restrição para o uso e o seu médico já tenha liberado, é possível sofrer com qualquer um dos efeitos colaterais abaixo.

Se os efeitos persistirem, suspenda o uso e procure o seu médico. Alguns dos efeitos colaterais quem podem ocorrer:

  • Disenteria;
  • Enjoos;
  • Dores estomacais e abdominais;
  • Disfunção do trato urinário;
  • Arritmia cardíaca;
  • Cólicas;
  • Mucosas ressecadas;
  • Sangramentos;
  • Surgimento de feridas e até dificuldade para respirar;
  • Muita sede.

Não se esqueça de que mesmo produtos naturais devem ser consumidos com responsabilidade, caso contrário os efeitos podem ser os contrários. Consulte um médico antes de comprar o leite de magnésia, e seguindo as dicas de hoje, você não deverá ter problemas com o produto.

Quais foram seus resultados?

Você já utilizou o leite de magnésia? Deixe seu relato abaixo na área de comentários falando sobre os resultados e compartilhando com os próximos leitores sua experiência com esse produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend