Página Inicial » Saúde » Leite de alpiste – Seus reais benefícios, contraindicações e efeitos colaterais

Leite de alpiste – Seus reais benefícios, contraindicações e efeitos colaterais

 Até o momento nenhum estudo comprovou a verdadeira eficacia do leite de alpiste no emagrecimento e controle da diabetes. Veja o que os estudos mostraram.

Leite de alpiste

O que é:

O leite de alpiste é uma bebida produzida a partir do alpiste. Esse alimento é uma semente de nome científico Phalaris canariensis e é originária do Mediterrâneo.

Essa semente é mais utilizada como alimentação de pássaros domésticos e é pouco utilizada na alimentação humana, provavelmente porque sua produção é mais voltada justamente para a alimentação animal e, por isso, não há um cuidado como acontece com a produção de alimentos voltados para o consumo humano.

Propriedades nutricionais

A designação mais correta para o leite de alpiste seria extrato aquoso. Esse extrato contém alguns nutrientes que se apresentam em menor quantidade comparados à quantidade de nutrientes presentes no próprio alpiste.

Essa redução de nutrientes nesse leite ocorre durante o processo de obtenção desse extrato onde a maioria deles se perde. Com isso, os nutrientes presentes no nessa bebida são:

  • Fibras
  • Amido
  • Proteínas
  • Vitaminas e minerais
  • Ácidos graxos poli-insaturados (ômega 6)

Benefícios

Alguns benefícios (e não são poucos) têm sido apontados diretamente pelo uso do leite de alpiste. Entre esses efeitos benéficos, os principais são a redução do colesterol, da glicemia e da pressão alta. Porém, a maioria dos benefícios que muitos afirmam que essa bebida oferece à saúde já é descartada, pelo menos até agora, por falta de comprovação científica.

Os estudos científicos já realizados para analisar esse leite não foram suficientes para determinar categoricamente se essa bebida reduz consideravelmente os níveis de colesterol, glicose e pressão e se oferece outros benefícios à saúde em grande potencial como outros alimentos.  

Leia também => Suplementos para intolerantes à lactose e alérgicos a leite

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Esse leite pode atuar como um coadjuvante para esses benefícios, porém, não de forma isolada. Esse fator é explicado pelo bom conteúdo de ômega 6 presente nesse alimento, observado através de um estudo realizado por uma engenheira de alimentos da Universidade de Campinas, a Unicamp, onde ela verificou a presença de 53% ácido graxo linoleico (ômega 6), resultado esse que mostrou maior quantidade desse nutriente em relação aos outros presentes no leite de alpiste que são drasticamente reduzidos durante o seu processo de fabricação.

Apesar, do bom teor de ômega 3 nessa bebida, este alimento não pode ser utilizado como uma alternativa de tratamento para a diabetes, hipertensão e dislipidemias (alteração dos níveis de gordura no organismo), como tem sido divulgado, em detrimento dos tratamentos convencionais. Ele pode apenas ajudar nos tratamentos dessas patologias.

Esse leite também não possui elevada atividade antioxidante como é muito propagado. Ele possui uma ação antioxidante intermediária, por isso, não é considerado um alimento com propriedades antioxidantes em potencial.

O leite de alpiste é mais indicado para ser consumido como um alimento que pode entrar na alimentação habitual como fonte de nutrientes para somar na oferta diária de nutrientes ao organismo a fim de manter a saúde.

O leite de alpiste emagrece?

O emagrecimento através do leite de alpiste é um benefício muito aceito e muito propagado por quem usa esse alimento e também pela indústria alimentícia. Porém, o leite em si não ajuda no emagrecimento se não houver a adoção de uma alimentação completamente saudável.

A teoria de que esse leite poderia ajudar o corpo a emagrecer é por causa do seu conteúdo de fibras. Porém, esse nutriente, como já vimos, está em quantidade reduzida no extrato aquoso feito com o alpiste. Está presente em maior quantidade no próprio alpiste por causa da casca.

O mais recomendado para a perda de peso seria o consumo de alimentos ricos em fibras aliado ao consumo de uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular. Dessa forma, é possível emagrecer de forma satisfatória.

Efeitos colaterais

Não há indícios de efeitos colaterais causados pelo consumo do leite de alpiste. O que esse alimento poderia causar é uma intoxicação caso seja ingerido em excesso devido à presença de alguns fitoquímicos que são considerados tóxicos.

O recomendado é que você procure um nutricionista para saber a quantidade certa de ingestão dessa bebida e eliminar possíveis riscos de intoxicação com doses elevadas.

Contraindicações

Não há contraindicação do consumo do leite de alpiste. Mas é sempre bom que pessoas que possuem qualquer patologia consultem um médico e um nutricionista antes de iniciar o uso.

Leia também => Levedo de cerveja – 8 benefícios desse superalimento

Como fazer e onde comprar

Para o preparo desse leite, coloque 5 a 6 colheres de sopa de alpiste de molho em água e deixe da noite para o dia ou durante 12 horas. Após esse período, escorra a água de molho e, se desejar, lave o alpiste.

Em um liquidificador, adicione as sementes do alpiste junto como 1 litro de água filtrada e triture bem por alguns minutos. Depois de bem triturado, coe a mistura em um coador fino pra obter o extrato.

O leite de alpiste, assim como o próprio alpiste em semente e também em pó, são mais fáceis encontrados em lojas e casas de produtos naturais.

Leia também

Triptofano: Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Além de melhorar a qualidade do sono o triptofano ajuda a reduzir o estresse e …

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão …

  1. Ola, o leite de alpiste tem favorecido grandiosamente minha saúde e não me causa nenhum efeito colateral. Eu diria que é um tônico que me ajuda a ter boa saúde, não aparece em nenhum lugar que a pessoa deva utiliza-lo como tratamento unico, portanto creio que as criticas deveriam ser dirigidas aos produtos que fazem mal à saúde e não aos que nos fazem bem. Cada pessoa procure o que for melhor pra ela pois cada organismo é único, eu particularmente utilizo e recomendo o maravilhoso leite de alpiste.

  2. tenho doença de crohn. com fistulas
    posso tomar leite de alpiste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!