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Jiló benefícios e se emagrece

Jiló – Para que serve, principais benefícios e se emagrece

A ingestão regular do jiló ajuda manter a saúde do coração, controla a diabetes e ainda auxilia na digestão. Mas será que ele auxilia no emagrecimento? Veja agora!


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Ainda que tenha um sabor amargo, o jiló é composto por uma infinidade de nutrientes e vitaminas essenciais para a nossa saúde, por isso, sua ingestão regularmente é recomendada por médicos e nutricionistas.

Originário da África, o jiló é um fruto muito cultivado no Brasil. Pertence à família Solaneaceae, e é muito cultivado na região sudeste do Brasil, com exceção do estado do Espírito Santo, onde não é muito cultivado.

O jiló não é muito consumido por seu gosto amargo, mas há um modo de diminuir o amargor. A dica é fatiar o jiló em rodelas e “empanar” no sal. Deixe assim por cerca de meia hora e depois disso lave bem em água corrente. O sal vai tirar um pouco do gosto amargo do jiló.

Propriedades

O jiló é rico em fibras, proteínas e carboidratos, além de ter uma grande quantidade de vitaminas, como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Vitamina C;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Potássio;
  •  Magnésio.

O jiló é ainda um alimento pouco calórico. Cada 100 gramas de jiló possuem apenas 36 calorias, e como o jiló ajuda a emagrecer, é uma ótima opção para quem quer perder peso.

A cada 100 gramas, apenas 1 grama é composto de gorduras, enquanto 7 gramas são de carboidratos e 2,8 gramas de fibras.

É ainda um alimento rico em água, o que ajuda a manter o corpo hidratado durante o dia, garantindo assim que o metabolismo funcione de maneira saudável.

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Os benefícios do jiló para a saúde

Segue abaixo uma relação de 6 benefícios do jiló para a saúde:

1. Ajuda a emagrecer

Além de ser rico em água, o jiló é um alimento com pouquíssimas calorias, como explicado anteriormente. Além disso, por ser rico em fibras, ajuda a controlar o apetite, já que as fibras são responsáveis por saciar a fome.

Apesar disso, não adianta comer apenas um fruto. É necessário consumir pelo menos duas vezes por semana, e é importante que você mantenha uma refeição rica e equilibrada em vitaminas, nutrientes e minerais. Caso contrário, o jiló por si só não fará muitos milagres no organismo.

2. Mantém a boca saudável

Uma das propriedades interessantes do jiló é o estímulo à salivação. O jiló possui algumas substâncias bactericidas, o que garante uma higiene bucal mais completa.

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É ainda um modo natural de combater o mau hálito, graças ao seu poder bactericida, já que as bactérias são responsáveis pela formação do mau hálito.

3. Mantém o coração saudável

O jiló possui vitamina B1 e potássio, que ajudam a manter o coração estável. A vitamina B1 é essencial para manter os batimentos cardíacos constantes.

Já o potássio é responsável por controlar a pressão arterial. Isso significa que os dois em conjunto garantem que o coração se mantenha saudável por mais tempo e diminuem assim os riscos de se desenvolver algum tipo de doença cardíaca.

4. Controle do Diabetes

O jiló possui um número baixo de carboidratos, o que evita a alta absorção de glicose pelo organismo.

Por possuir muitas fibras, há um reforço da baixa absorção de glicose por parte das células. E isso é essencial para que haja um controle nos níveis de insulina.

Quando não há muita glicose sendo absorvida, o corpo não sofre com os picos de insulina, que não só não favorecem o emagrecimento como ainda podem oferecer alguns riscos para a saúde, principalmente por quem porta Diabetes.

5. Auxilia a digestão

O jiló auxilia a digestão dos alimentos porque possui propriedades que aumentam a produção do suco gástrico.

Além disso, possui ainda algumas substâncias que colaboram para o bom funcionamento do fígado. Para tanto, é importante que o jiló seja consumido in natura, de modo que se deve evitar o uso de óleos em seu preparo.

6. Possui flavonoides

O jiló possui flavonoides, o que significa que possui propriedades antioxidantes. Ou seja, ele combate os radicais livres que oxidam prematuramente as células e causam algumas doenças.

O jiló também tem a capacidade de aumentar o HDL (o colesterol bom) e diminuir o HDL (o colesterol ruim).

Como comer

Apesar do gosto amargo, é possível retirar um pouco do amargor como explicado acima, através do uso de sal de cozinha.

O jiló pode ser consumido de várias formas. Ele pode ser frito junto com tomate, alho e cebola e ser usado para temperar outros alimentos.

Ele também pode ser refogado com cebola, alho e azeite e pode ser consumido assim em saladas. Você pode usar a sua criatividade e comer do modo que quiser. O uso do sal diminuirá o amargor e você irá se surpreender com o que pode ser feito com o fruto.

Outro modo menos usual de consumir o jiló é através de uma farinha verde que pode ser feita com o fruto. Ela é utilizada no preparo de dezenas de receitas e pode ser uma substituta da farinha de trigo, sendo bem mais saudável.

Onde encontrar o jiló e em que época ele é mais encontrado?

O jiló pode ser encontrado em praticamente qualquer supermercado ou quitandas. O ideal é que você sempre mantenha o jiló refrigerado, mas longe do freezer. Caso contrário, todas as propriedades naturais do jiló são perdidas.

Você poderá encontrar o jiló nos mercados em quase todas as épocas do ano, mas é mais comum encontrar entre janeiro e maio, que é quando a safra do fruto está em alta.

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Modo de preparo

Outro modo de comer o jiló é frito, caso o amargor permaneça muito forte e você não consiga tirar. No entanto, não é recomendado que ele seja frito, já que além de perder suas vitaminas e minerais, passa a fazer mal para a saúde.

O uso de óleos saturados quebra as propriedades naturais dos alimentos. Quando for refogar o jiló, aproveite para usar azeite ao invés de óleo.

Lembre-se de manter uma dieta regrada e equilibrada para que o jiló possa cumprir o seu papel na sua alimentação. Comer bem e se exercitar diariamente é a chave para emagrecer e para prevenir a formação de doenças ao longo dos anos.

Jiló – Para que serve, principais benefícios e se emagrece
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