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Isoleucina: Para que serve, Alimentos, Dosagem e Benefícios

Tire agora todas as dúvidas sobre Isoleucina, um aminoácido essencial que traz vários benefícios para saúde, inclusive para os praticantes de atividades físicas como a musculação e que desejam emagrecer e ganhar massa muscular.


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O nosso corpo necessita de vários nutrientes para desempenhar funções vitais, dentre eles, os aminoácidos possuem grandes finalidades.

Isso não é novidade para ninguém, não é verdade? Aliás, recordamos também que alguns aminoácidos que nosso corpo necessita, são produzidos pelo próprio organismo (aminoácidos não essenciais).

Esse é o caso de muitos aminoácidos, mas não o da isoleucina.

Este que viemos falar hoje deve ser obtido apenas a partir da alimentação.

É importante não ficar deficiente dela, dada a sua importância para o bom funcionamento das funções do corpo humano.

Se você está interessado no consumo deste aminoácido, saiba de antemão que ele é muito útil para quem quer perder peso ou para quem quer uma dieta para potencializar o ganho de massa muscular.

Fique por dentro de todos os benefícios e do funcionamento da Isoleucina neste artigo.

Isoleucina aminoácido fontes

O que é

Bom, até agora já demos alguns indicativos do que é a Isoleucina.

Em primeiro lugar, já sabemos que ela é um aminoácido. Mas o que será que são estes tais aminoácidos?

Eles são moléculas orgânicas fundamentais na produção das proteínas.

Eles são divididos em dois grupos gerais, expostos abaixo.

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No caso específico da isoleucina, ela também é definida como um aminoácido apolar.

  • Aminoácidos não essenciais: todos aqueles que o nosso organismo sintetiza sozinho.
  • Aminoácidos essenciais: todos aqueles que precisamos ingerir através da alimentação para o nosso corpo, como é o caso da isoleucina, entre outros tantos.

Leia também:

Aminoácidos essenciais e não essenciais – Diferenças e funções

Como estamos podendo ver, portanto, o consumo de alimentos que contenham a isoleucina é essencial – quer você queira perder peso, potencializar o ganho de massa magra ou simplesmente ser saudável.

Fontes nos alimentos

É bom (e necessário) para todos. Alguns alimentos são mais ricos nela.

  • Ervilha, lentilha e feijão preto;
  • Leite e derivados;
  • Alimentos das famílias de castanha do pará, castanha de caju, amêndoa, amendoim, noz, gergelim, avelã;
  • Ovos;
  • Abóbora;
  • Batata.

Para que serve a Isoleucina?

De forma geral, os aminoácidos têm diferentes responsabilidades dentro do corpo humano. Como já dissemos, uma grande coisa que eles fazem é gerar as proteínas. Só que isso é em um aspecto mais geral.

Detalhadamente, os aminoácidos que são popularmente chamados de BCAA, são de importância para a recuperação e reparação dos músculos. Principalmente para quem quer fazer atividades físicas, podem gerar uma energia extra.

É o caso da isoleucina, da leucina e da valina. Não só isso, mas ela pode atuar na saciedade e até mesmo beneficiar o fígado, como veremos adiante.

Funções

A falta deste aminoácido pode acabar causando cansaço muscular no corpo humano.

Isso diz muito sobre a sua função, concorda? Por isso, se você colocar esses alimentos ricos em isoleucina, ou até mesmo um suplemento, perto das atividades terá um ganho.

6 Grandes benefícios da Isoleucina

A própria classificação da isoleucina como “aminoácido essencial” já diz muito. Foque na palavra “essencial”.

O meu corpo, o seu corpo e o de todos os seres humanos necessita desse nutriente para o bom funcionamento. Nesse caso, alguns benefícios são cientificamente comprovados:

1. Ajuda a emagrecer:

Esse aminoácido faz com que você tenha sensação de saciedade por mais tempo, o que diminui, por conseguinte, a sua vontade de comer. Ela atua, por exemplo, na leptina, na grelina e no GLP-1.

2. Bom para quem pratica exercícios físicos:

Quem não tem isoleucina na sua dieta, terá problemas de regeneração muscular e sofrerá com fadiga mais facilmente.

3. Potencializa o ganho de massa muscular:

Como já dissemos, ela auxilia os músculos, potencializando o ganho de massa.

4. Auxilia as funções do fígado:

Pesquisas apontam que pode ser útil no combate de doenças hepáticas, até mesmo a cirrose.

5. Aumenta a formação de hemoglobina:

Em casos de anemia, esses alimentos são muito úteis para combater a doença.

6. Regula os níveis de açúcar no sangue:

Quem tem diabetes tipo 2 pode se beneficiar sobremaneira, só deve ter atenção para não abusar da isoleucina, ou pode ter o efeito contrário.

Suplemento como tomar e dosagem recomendada

Como muitos nutrientes necessários ao nosso organismo, felizmente já existem suplementos que contêm isoleucina também.

Quem quiser comprar, pode procurar no mercado a solução que mais agrade.

É muito fácil a ingestão: normalmente eles vêm em cápsulas que devem ser ingeridas por uma ou mais vezes ao dia, dependendo das orientações do fabricante e da concentração do produto. Fique atento à embalagem.

O cálculo de quanto se deve tomar por dia normalmente diz respeito ao peso de cada um.

Para um ser humano de 70kg, por exemplo, indica-se uma dose diária de cerca de 1,3g como o recomendado.

Leia também:

Qual o Melhor BCAA do mercado em 2018? – LISTA ATUALIZADA!

Efeitos colaterais

Os efeitos da isoleucina não são conhecidos em doses normais, justamente pela sua necessidade no corpo.

No entanto, para quem abusar, pode ter efeitos adversos como problemas de diabetes tipo 2.

Contraindicações

Se você quiser adicionar a isoleucina à sua alimentação ou se quiser saber como está, consulte um nutricionista.

Principalmente em casos de gestação, idosos ou pacientes com doenças crônicas ou que fazem uso de remédios.

Até mesmo um médico pode ser de boa indicação se você tiver dúvidas.

Via de regra, deve estar liberado o consumo nas doses normais que indicamos.

Isoleucina: Para que serve, Alimentos, Dosagem e Benefícios
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