Pesquisar
Iodo

Iodo – Para que serve, função, benefícios e fontes

Conheça as principais funções e benefícios do iodo em nosso organismo. Os prejuízos causados e pela sua deficiência e excesso. Veja também onde pode ser encontrado!


PUBLICIDADE

Os minerais, assim como todos os demais nutrientes, são elementos importantes para o funcionamento adequado do organismo e para a manutenção da saúde. Um desses minerais é o iodo.

Infelizmente esse mineral não está presente em quantidades satisfatórias na maioria dos alimentos que normalmente consumimos no dia a dia e, por isso, o cuidado com a sua ingestão é essencial.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre o iodo. Conheça quais as suas funções e benefícios para o organismo, o que sua deficiência e excesso pode causar, as principais fontes e a quantidade recomendada de ingestão diária.

O que é

O iodo é um mineral de cor negra, com um leve brilho metálico, e é encontrado amplamente na água do mar. Tem utilidade não só para a manutenção da saúde humana, mas também em vários setores da indústria.

Para que serve

Esse mineral é amplamente utilizado em diversas áreas como fotografia, medicina, para a fabricação de corantes, na indústria farmacêutica e na indústria alimentícia para a produção de sal.

Como vimos, o iodo é um mineral indispensável para o funcionamento normal do organismo. Por isso, ele exerce várias finalidades, entre as quais podemos citar a manutenção regular do metabolismo e o desenvolvimento do organismo.

Funções e benefícios do iodo

Esse mineral exerce várias funções e benefícios no organismo e os principais são:

1. Mantém o metabolismo normal

O iodo é um mineral que é necessário para manter o funcionamento saudável da tireoide. Isso significa que ele é responsável por manter a produção normal dos hormônios da tireoide prevenido alterações nessa glândula.

Por isso, a tireoide é importante para o metabolismo, pois os hormônios produzidos por essa glândula, regulam nosso metabolismo basal e de nutrientes como proteínas, lipídeos, carboidratos e sais minerais.

2. Evita a infertilidade

Esse mineral é necessário para manter a fertilidade feminina justamente porque mantém a produção adequada dos hormônios da tireoide que atuam no funcionamento dos ovários.

3. Previne câncer

Esse mineral também ajuda a prevenir vários tipos de cânceres. Entre eles estão o câncer de próstata, de mama, de ovários e de útero.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Esse benefício ocorre porque o iodo contribui para o trabalho adequado do metabolismo e porque atua diretamente em órgãos e estruturas do organismo mantendo o bom funcionamento desses órgãos e estruturas.

4. Estimula o crescimento e desenvolvimento

Mais uma função desse mineral é manter o crescimento a desenvolvimento saudável do organismo e também o desenvolvimento adequado do cérebro. Além disso, esse mineral também é necessário para o crescimento das unhas e do cabelo.

5. Participa do desenvolvimento da gestação

O iodo também é importante para a manutenção normal da gestação. Por isso, previne problemas gestacionais como o aumento da pressão arterial e retardo mental do feto, parto prematuro e até a mortalidade fetal.

6. Combate infecções

Esse mineral também contribui para combater infecções causadas por fungos e bactérias. Além disso, ajuda na cicatrização de feridas.

7. Elimina substâncias tóxicas

Outra função do iodo é remover substâncias tóxicas do organismo como os metais pesados. Entre esses metais estão o chumbo, o alumínio, o mercúrio, o flúor e vários outros metais que prejudicam o funcionamento do organismo.

Pesquisas apontam que esses metais citados podem causar vários danos ao organismo principalmente as doenças neurológicas, entre elas o Alzheimer.

8. Mantém a saúde cardiovascular

O iodo também é necessário para manter a saúde cardiovascular porque mantém a pressão arterial e do ritmo cardíaco normais.

Deficiência de iodo

A deficiência desse mineral pode ser sentida através de sintomas que estão mais relacionados com a baixa função da tireoide como:

  • Cansaço
  • Ganho de peso
  • Unhas fracas e quebradiças
  • Pele seca
  • Mãos e pés frios

Entre as consequências que o iodo causa ao organismo estão:

  • Hipotireoidismo
  • Bócio endêmico (aumento anormal da glândula tireoide que fica visivelmente maior no pescoço)
  • Deficiência mental
  • Doenças neurológicas
  • Infertilidade
  • Parto prematuro
  • Aumento da mortalidade infantil
  • Atraso mental do feto
  • Aumento da pressão arterial
  • Vários tipos de câncer

Malefícios do excesso de iodo

Esse mineral, assim como todos os outros minerais e nutrientes, se consumido em excesso, pode causar sintomas específicos, além de malefícios ao organismo.

Alguns sintomas do excesso desse mineral são:

  • Náuseas
  • Dor de cabeça
  • Dor no estômago
  • Diarreia
  • Inchaço na boca
  • Dores nas articulações

A ingestão excessiva do iodo pode causar alguns problemas como o bócio (tanto a deficiência quanto o excesso de iodo pode causar o bócio) e também o hipertireoidismo. Essas consequências ocorrem quando a ingestão é muito maior do que a recomendada.

A ingestão adequado através da alimentação ou suplementação, seguindo orientação de um profissional, não irá causar problemas de consumo em excesso do iodo.

No caso da suplementação, esta só deve ser feita através de orientação médica ou nutricional como dito. Nunca se suplemente sozinho, pois para cada caso há uma dosagem adequada para suprir a necessidade de iodo.

Fontes de iodo – Onde pode ser encontrado?

A principal fonte desse mineral é o mar. Por isso, está presente em produtos e alimentos como:

  • Sal marinho
  • Sal iodado
  • Algas marinhas
  • Frutos do mar
  • Outros alimentos como leite, ovos e cereais, entre eles a aveia, também apresentam quantidades regulares desse mineral.

Leia também => Lugol – O que é, para que serve, benefícios e se emagrece

Quantidade recomendada de iodo

A quantidade recomendada desse mineral varia de acordo com a faixa etária. Para um adulto, a quantidade que deve ser ingerida por dia é de 150 mcg. Para gestantes e lactantes a quantidade chega a 200 mcg de iodo por dia.

Iodo – Para que serve, função, benefícios e fontes
3.8 (76.67%) 6 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
1 Autores de comentários
Clara Michanga Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Clara Michanga
Visitante
Clara Michanga

Muito obrigada,esta matèria me ajudou muito