fbpx
Página Inicial » Saúde » Inositol – O que é, para que serve, benefícios e bula

Inositol – O que é, para que serve, benefícios e bula

Derivado do complexo B, o Inositol pode ajudar a emagrecer, como prevenir vários doenças, entre elas o câncer.

inositol o que e para que serve

Todos nós sabemos o quanto as vitaminas e os minerais são importantes para a manutenção da nossa saúde. o texto de hoje, falaremos do inositol, um tipo de vitamina encontrada em alguns alimentos e no seu suplemento.

Vamos entender melhor como ele funciona, qual seus benefícios e se há algum tipo de efeito colateral no seu consumo por cápsulas ou de forma sintética. Confira mais abaixo o que separamos!

O que é o Inositol?

O Inositol pode ser resumido como uma espécie de pseudovitamina derivada do complexo B. Esse nome surge da ideia de que o composto é essencial para o corpo humano, porém, sua falta não é vital como acontece com as demais.

Embora hajam pessoas que sofram com sua deficiência, o Inositol é produzido também no corpo humano. Quando ele não é suficiente, a suplementação pode ser necessária. E é aí que entram as cápsulas vendidas online ou em farmácias.

Para que serve o Inositol?

Vamos entender de forma mais técnica o que o Inositol faz no corpo. Resumidamente, ele atua na estrutura da membrana celular e no citoesqueleto. Além disso, ele age no cérebro e no transporte de gorduras.

Suas funções tão dinâmicas e variadas fazem com que ele seja conhecido por trazer benefícios para o corpo todo – e para a mente. Por isso, a deficiência de Inositol tem grandes chances de causar problemas a curto, médio e longo prazo.  

Benefícios gerais do Inositol – Entenda melhor!

Se você achou as explicações sobre o Inositol técnicas demais até aqui, vamos tentar ser um pouco mais didáticos e explicar de forma prática o que ele pode melhorar no organismo. Vamos aos benefícios:

#1° Pode ajudar a emagrecer

Muitas pessoas têm dúvidas se o Inositol emagrece. No geral, ele pode sim trazer mudanças nesse sentido, especialmente porque age na quebra de algumas células de gordura. Obviamente, esse benefício é a longo prazo e o suplemento em si não é usado para essa finalidade em específico.

#2° Diminui problemas de origem mental

Para quem sofre de ansiedade e depressão pode se beneficiar do Inositol. Ele age no sistema nervoso central e pode evitar problemas desse tipo e até mesmo interferir na produção de alguns hormônios dessa região.

O Inositol também evita as famosas variações de humor e pode até ser um auxiliar contra a TPM e menopausa. Vale sempre consultar um médico antes de optar pelo uso excessivo de qualquer suplemento.

#3° Previne contra o câncer

Os suplementos a base de Inositol podem diminuir o risco de doenças severas, especialmente o câncer. Isso porque ele atua contra um gene que tem sido considerado fator de risco para a formação de alguns tipos de tumor muito específicos.

Embora ainda em fase de testes, o Inositol pode ter grande relação com a prevenção do câncer e há uma série de estudos tentando buscar respostas sobre a relação do composto com o combate à essas doenças.

#4° Fortalecimento dos fios de cabelo

Muitas pessoas têm usado o Inositol para evitar a queda de cabelo e fortalecer os fios. Isso realmente acontece porque o composto age nas fibras capilares e engrossa os novos cabelos. Vale a pena verificar esse tratamento caso você sofra com esse tipo de problema.

Como o Inositol é parte do complexo B, sua função de proteger os fios é comprovada cientificamente.

#5° Melhora problemas respiratórios em bebês

Outro benefício muito conhecido do Inositol é aliviar problemas respiratórios em bebês que nasceram com esse tipo de dificuldade. Porém, temos que lembrar que o tratamento é indicado apenas por médicos – você não pode receitar ao seu filho sem ter certeza do problema.

Outros estudos indicam também que o Inositol tem relação com a melhora de doenças pulmonares nessas crianças e também na prevenção de hemorragias. A vitamina é poderosa nesse sentido!

#6° Diminui o colesterol

Já em adultos, o Inositol pode auxiliar – e muito – a diminuir os níveis de colesterol ruim. Isso porque ele ajuda a produzir a lecitina, que é a responsável por quebrar as gorduras do corpo. Como falamos mais acima, isso pode ajudar a emagrecer e, claro, a melhorar a saúde como um todo.

#7° Pode controlar o diabetes

Por fim, mas não menos importante, temos que citar o fato do Inositol ser excelente para diminuir os problemas derivados do diabetes, como a neuropatia diabética. O problema acontece em pessoas que sofrem da doença e é um risco bem grande aos nervos como um todo.

Embora os resultados ainda estejam em fase de estudos, o Inositol tem grandes chances de ser um aliado nesse sentido.

Esses são alguns dos benefícios do Inositol para o organismo de forma geral.

Temos que lembrar que o composto é produzido de alguma forma pelo nosso corpo, geralmente em quantidades suficientes para trazer todas essas melhorias.

Quando não há essa produção, temos os problemas. A suplementação torna-se um complemento fundamental para ajudar a manter a saúde.

Leia também:

Colina – Para que serve, benefícios e fontes nos alimentos

Como tomar o Inositol?

Não há uma quantidade correta de Inositol, afinal, tudo depende do quanto você tem de deficiência do composto em seu organismo. Por isso, ir ao médico ainda é a melhor forma de saber qual a dosagem ideal.

Evite também ultrapassar a recomendação do fabricante e sempre se preocupe em manter sua saúde em primeiro lugar. Nossa dica é que você faça exames periódicos e pergunte se há alguma restrição para o uso desse suplemento.

Efeitos colaterais e contraindicações – Há problemas relatados?

O Inositol é um composto solúvel em água e até agora não houve nenhum relato de problemas com o seu uso – mesmo a longo prazo. Porém, é preciso sempre procurar auxílio médico em casos de problemas ou uso excessivo do produto.

  • Para mulheres grávidas e lactante, é importante ter cuidado redobrado e evitar ao máximo o consumo de qualquer suplemento sem prescrição.

No geral, não há riscos em usar o Inositol, que é natural e importante para o organismo. Porém, vale seguir as indicações médicas.

Inositol – O que é, para que serve, benefícios e bula
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de