Página Inicial » Saúde » Hidroterapia – terapia do bem estar

Hidroterapia – terapia do bem estar

Saiba tudo sobre a Hidroterapia: O que é, para quem é indicado e seus benefícios, inclusive para gestantes e idosos.

A água é uma excelente forma de recurso terapêutico, ela tem a capacidade de exercer uma pressão diferente do ambiente externo nos nossos músculos e entra em sintonia com o nosso corpo, já que é grande parte da nossa composição corporal. Ela exige a adaptação do nosso corpo, e existem muitas modificações no funcionamento do nosso organismo quando estamos em seu meio. É utilizada por profissionais para tratamento de muitas patologias (afecções/ doenças), uma alternativa para pessoas que fadigam muito rápido ou sentem dores ao se exercitar em solo, ou até mesmo para quem adora o ambiente aquático para praticar atividades físicas.

hidroterapiaPropriedades terapêuticas da hidroterapia

Densidade relativa: é a capacidade de flutuação do corpo. A densidade da água é igual a 1 e o corpo humano é 0,93, por isso flutuamos.

Força de empuxo ou flutuação: é uma força de sentido oposto, ou da gravidade. Essa força é usada como resistência natural ao movimento e estímulo circulatório.

Tensão superficial: é uma espécie de camada fina encontrada na superfície do líquido. Também pode exercer resistência ao movimento, mas é mínima.

Pressão hidrostática: é a pressão que a água exerce no corpo. Quanto maior a profundidade que nos encontramos, maior é a pressão exercida no corpo. Essa pressão é modificada nas diversas partes do corpo quando estamos em movimento, e igual quando estamos em repouso. Essa propriedade auxilia no retorno venoso, na diminuição de edema, aumenta a frequência cardíaca e respiratória.

Viscosidade: aspecto da água. Quanto mais baixa a viscosidade, melhor será a fluidez.

Refração: é apenas uma propriedade da água, não é terapêutica, mas seu efeito é intrigante. Ela ocorre quando um raio de luz passa de um meio para outro de densidade diferente e causa alterações visuais. É por essa propriedade que nossos membros parecem deformados debaixo da água.

Conceitos

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

São termos que confundem muito, então vamos explicá-los:

Hidroterapia: Uso do ambiente aquático e suas propriedades para meios terapêuticos de prevenção, recuperação, reabilitação, analgésica e também relaxamento, ou seja, é a fisioterapia dentro da água. Os recursos cinesioterapêuticos são levados do solo, para o meio aquático, melhorando com artifícios para o ambiente.

Hidroginástica: é mesmo como o nome diz: ginástica dentro da água. São exercícios físicos ou prática de atividade física dentro da água. É muito indicado para relaxamento, para quem deve diminuir impacto nas articulações, e para que essas propriedades da água sejam aproveitadas. Esse trabalho é propriedade do educador físico.

Benefícios da hidroterapia

Levando em conta tudo o que ela altera em nosso corpo, e que a temperatura ideal da água deve ser de 32°C a 34°C, alguns efeitos podem ser sentidos, como: dilatação dos vasos sanguíneos e como consequência melhora da oxigenação tecidual e do metabolismo da pele e músculos; melhora da capacidade aeróbica e respiratória, auxílio no retorno venoso, aumento do consumo de energia; relaxamento muscular e promoção de bem estar; aumenta a diurese (vontade de urinar); aumento do número de leucócitos (isto é, auxilia também na melhora da imunidade); aumenta equilíbrio, coordenação e nos faz aprender a andar na posição correta; melhora da capacidade alongamento/encurtamento muscular, logo, facilidade no fortalecimento.

Além dessas, podemos perceber que nosso peso diminui na água, diminuindo o impacto e descarga de peso articular, risco de lesão e movimentos abruptos e explosivos, possibilitando movimentos que, muitas vezes, em solo, muitas pessoas seriam contraindicadas a fazer.

Hidroterapia na gestação

Na fase gestacional, ocorrem muitas alterações anatômicas e psicológicas/emocionais no corpo das mamães para possibilitar o melhor desenvolvimento e saúde do bebê. A mulher precisa se preparar para essas modificações, prevenir complicações, se preparar para o parto e se manter ativa.

Exercício físico é uma ótima saída para não “enlouquecer” nesse período. Uma boa alternativa para isso é a hidroterapia. Com as facilidades dos movimentos sem impacto, da mudança do nosso peso na água, permite maior mobilização, além de fornecer relaxamento corporal, diminui a ansiedade, stress, o risco de depressão e melhora a qualidade do sono. Diminui o inchaço, ajuda a manter o peso correto, fortalece a musculatura pélvica, preparam para a hora do parto e diminui risco de parto prematuro. Ah! Essa prática traz benefícios também para o bebê, pois como ele também está envolto por líquido, o ambiente pra ele se torna familiar, deixando-o relaxado e melhorando seu desenvolvimento.

Durante a sessão, deve haver o acompanhamento dos sinais vitais, pois como mencionamos acima, os efeitos da água exigem adaptação do nosso corpo ao seu meio, e a gestante, como é mais sensível, pode sentir com mais intensidade.

hidroterapia para idosos beneficios
GettyImages

Idosos
O envelhecimento traz modificações no nosso corpo. Os ossos e articulações ficam mais frágeis, os músculos não têm mais tanta resistência e força, perdemos um pouco a coordenação e equilíbrio. Sem impacto, com resistência e pressões naturais e diminuído risco de lesões, a hidroterapia é muito indicada e, todos os benefícios citados podem ser muito bem aplicados. A água os proporciona segurança e bem estar, além de trazer mais liberdade nos movimentos, (visto que muitos possuem incapacidades) o que os deixa mais motivados e melhoram a autoestima. Além de estarem cuidando da saúde, prevenindo doenças, ainda estão curtindo uma terapia anti-stress e relaxante.

Sobre Jeniffer Manfrini

Fisioterapeuta formada pela Uniasselvi Fameblu, apaixonada pela incrível máquina que é o nosso corpo humano, sempre em busca de novos conhecimentos e experiências. Atua como estagiária pela faculdade e é uma futura pós-graduanda em dermato-funcional.

Leia também

Triptofano: Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Além de melhorar a qualidade do sono o triptofano ajuda a reduzir o estresse e …

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!