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Hidroginástica promove aumento de força?

A utilização da hidroginástica é muito grande, principalmente em populações mais idosas. Veja neste artigo se há algum aumento de força com esta modalidade!

Hidroginástica promove aumento de força

Que a prática de exercícios físicos é hoje, um dos principais componentes de qualidade de vida e de saúde, disso ninguém duvida. Ela produz uma série de adaptações que nos fazem melhorar em muito nossas capacidades orgânicas. Neste sentido, é muito importante entender quais são as principais maneiras de melhorar esta funcionalidade e o que deve ser trabalhado.

Se formos tomar como parâmetro a funcionalidade de pessoas idosas, sem sombra de dúvidas o ponto mais importante a ser trabalhado é o aumento da força, já que ela dará a base para a manutenção das funções vitais, para as AVDs (atividades de vida diária) e para a marcha.

Por isso, as modalidades que promovem esta melhora são as mais indicadas para quem busca uma melhora da funcionalidade.

No caso da hidroginástica, apesar do ambiente resistido, é importante salientar que nem sempre ela promove o aumento da força.

Hidroginástica e aumento da força, o que a ciência diz?

Por ser uma modalidade muito procurada por idosos, por suas vantagens a este público. Além de ser um exercício cardiovascular bastante acentuado, ela ainda promove melhora de demais componentes, sem os perigos das atividades de alto impacto.

Mas como já mencionei, a melhora da força é talvez o item mais importante em um treinamento para este público. Neste sentido Miranda (2014) realizou um estudo a fim de verificar se há algum aumento de força considerável em idosas, com a prática de hidroginástica.

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Para isso, participaram do estudo 11 idosas, com idades entre 55 e 71 anos. Todas elas eram praticantes regulares de hidroginástica, o que exclui do estudo as adaptações agudas. As mesmas participaram das aulas de hidroginástica normalmente, mas fizeram um teste antes e outro depois. O teste usado foi o de sentar e levantar por 30 segundos (muito usado para avaliar a capacidade funcional).

Foi possível verificar um aumento de 43% na produção de força e na melhora do teste ao final de 12 semanas. Desta maneira, a própria autora reconhece que para a melhora da funcionalidade, a hidroginástica é sim uma modalidade bastante interessante.

Porém, é importante ressaltar alguns pontos. Este foi um estudo feito com um público restrito e que por este motivo, podem haver algumas discrepâncias quando aplicado a grandes populações.

Além disso, a força não foi mensurada através de testes específicos e sim com um teste funcional. Não que isso de alguma maneira desmereça o estudo, mas pode limitá-lo para termos de acompanhamento longitudinal.

Hidroginástica para aumento de força, a especificidade não é seu forte!

De maneira geral, para melhorar a força, precisamos de exercícios resistidos. Apesar de a água apresentar uma certa resistência, ela não é consistente o suficiente para gerar aumento de força considerável. Neste artigo (Natação provoca a Hipertrofia?), já mostramis que a natação em si, não gera hipertrofia, pelos mesmos motivos apresentados aqui.

Mas então não se deve fazer hidroginástica?

De maneira alguma estou contraindicando sua utilização. O que quero deixar claro é que para o objetivo específico de aumento de força, a hidroginástica não é a modalidade mais eficiente. Por isso, a sua utilização deve ser pensada de acordo com o contexto envolvido.

Se a sua necessidade é por uma atividade de baixo impacto e que gere melhora das capacidades funcionais, pode optar tanto pela hidroginástica como por modalidades como o treinamento funcional ou a musculação. Lembre-se que tudo isso depende de sua individualidade biológica. Bons treinos!

Referências:|
MIRANDA, J. E. Efeitos da Hidroginástica no aumento da força de mulheres idosas. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.8, n.48, p.628-634. Jul/Ago. 2014.

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