Página Inicial » Emagrecimento » HCG e emagrecimento, vale a pena usar?

HCG e emagrecimento, vale a pena usar?

O HCG é muito mais do que um hormônio, pois se transformou em uma dieta, quase um estilo de vida. Mas será que vale a pena utilizá-lo? É o que iremos mostrar neste artigo!

Dieta HCG

Chega a ser engraçado como as pessoas tem a necessidade de terem heróis, humanos ou não, para idolatrarem. Basta algum produto ou método começar a dar resultados melhores em determinados contextos, que temos uma legião de fãs incondicionais defendendo seu uso de qualquer forma. Com o HCG não é muito diferente.

A utilização deste hormônio, que é liberado em quantias enormes durante a gravidez, vem sendo indicado para o emagrecimento. Mas será que ele é de fato efetivo?

Muita coisa precisa ser analisada. Apontar um ou outro estudo, sem levar em conta o contexto, público alvo e objetivos, não nos dará uma resposta contundente. Mas é lógico que podemos sim, traçar um cenário mais completo com a utilização de estudos devidamente interpretados.

Mas antes de falarmos disso, é importante entender o que é HCG!

HCG, entenda o que é esse hormônio!

HCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio que nosso corpo produz durante a gravidez pelas células que formam a placenta. Exames de sangue podem detectar a presença desse hormônio em torno de 11 dias após a concepção, ou em exames de urina em torno de 12-14 dias após a concepção.

Fora esta questão importante da placenta, o HCG sinaliza ao hipotálamo (região do cérebro que afeta diretamente o metabolismo) para mobilizar a utilização das reservas de gordura. Na gravidez, o efeito desse hormônio ajuda a trazer nutrientes para a placenta e consequentemente, facilitando o crescimento do feto.

Até aí tudo bem, pois esse é um hormônio que nosso corpo produz naturalmente. O problema é que criaram uma dieta baseada em sua utilização!

Para que você entenda do que estou falando, veja uma análise sobre a dieta HCG!

Dieta HCG, como ela funciona?

Esta dieta não tem nada de novidade. O médico britânico Albert Simeons já utilizava algo parecido na década de 50!

A dieta de HCG combina injeções diárias deste hormônio com uma dieta altamente restritiva de apenas 500 calorias. Os idealizadores da dieta preconizam que você pode perder de 450g a 1,3kg por dia!

No geral, as pessoas utilizam a dieta HCG por cerca de três semanas. A dieta deve ser iniciada após a 3ª injeção, você deve aderir à dieta de 500 Kcal por até 72 h após a aplicação da última injeção. Nem um tipo de açúcar, frutas com elevado índice glicêmico, alimentos processados e amidos não são permitidos.

Além disso, as pessoas envolvidas nesta dieta são induzidas a realizar atividades físicas. Mas será que vale a pena utilizar esta dieta? É o que vou tentar te explicar!

HCG, vale a pena seguir esta dieta?

Na década de 80, mais precisamente em 1983, os pesquisadores Birmingham & Smith lançaram uma revisão de literatura com um título no mínimo sugestivo “Gonadotrofina coriônico humana não tem nenhum valor ou efeito no controle da obesidade”.

Veja a conclusão do estudo: “Como a ‘terapia’ utilizando o HCG para tratamento da obesidade vem sendo altamente desacreditada e consequentemente rejeitada por grande parte da comunidade médica, qualquer profissional cujos pacientes venham a possuir quaisquer efeitos colaterais indesejados, em decorrência da utilização desta terapia, precisa ser responsabilizado civil e até mesmo criminalmente”.

Em 1995, Lijesen realizou um estudo em larga escala, na Holanda, para verificar se as pessoas que realizavam a utilização de HCG realmente tinham algum resultado palpável em termos de emagrecimento. Concluíram, após o final do estudo, que não há quaisquer evidências sustentáveis que o hormônio promova perda de peso, maior utilização ou redistribuição de gordura, redução no apetite ou ainda, aumento no bem-estar. Desta forma, o uso do HCG não pode ser considerado uma terapia apropriada para perda de peso em geral.

Acredito que estes dois estudos já sejam bastante conclusivos, somando-se ao fato que não existe na literatura um estudo feito em populações consideráveis, que mostre benefícios na utilização do HCG para o emagrecimento.

Mas se isso ainda não for o bastante, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em documento oficial, deu o seguinte parecer:

Considerando que existem diversos médicos administrando HCG para pacientes que buscam emagrecer, alegando eficácia para tal objetivo;

Considerando que não foi encontrada até hoje, nenhuma evidência cientifica de que o HCG seja útil no tratamento da obesidade (sabendo que há evidências de que não há nenhuma eficácia);

Considerando que o tratamento com HCG pode trazer efeitos colaterais consideráveis  para os pacientes, podendo levar a graves consequências clínicas, já citadas na literatura médica;

A SBEM e a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) posicionam-se frontalmente contra a utilização de terapias com base no HCG, visando o emagrecimento, levando em conta que conduta não apresenta evidências científicas de eficácia e apresentar riscos para a saúde.

No parecer do CRM (conselho regional de medicina) do Mato Grosso do Sul, temos este texto:

Não há provas científicas sustentáveis de que a Gonadotrofina Coriônica (HCG) aja sobre o metabolismo dos lipídios ou ainda, que tenha qualquer atuação sobre a distribuição dos tecidos adiposos. Consequentemente, a Gonadotrofina Coriônica (HCG) não apresenta qualquer tipo de indicação relativa ao controle de peso.

Pareceres como estes podem ser encontrados aos montes. Porém, quero te mostrar onde esta a grande sacada dos “profissionais” que fazem a utilização desta terapia!

Por que a dieta HCG “funciona”?

Talvez você esteja pensando: mas aquela pessoa que eu conheço disse que emagreceu com a dieta HCG! E vou te falar, se seguir o que eles falam, perde peso mesmo! Como assim? Primeiro, perder peso não é emagrecer, conforme mostramos neste artigo (5 maneiras de potencializar o processo de emagrecimento). Além disso, cortar calorias de maneira desalinhada, também não é uma estratégia inteligente (Por que comer pouco não é eficiente para emagrecer?).

Desta forma, esta dieta traz malefícios para o corpo e traz apenas uma perda de peso (e não emagrecimento) momentânea. Ninguém precisa de ingestão de HCG para perder peso em uma dieta de 500 calorias! A conta é simples.

Então, se você me disser que conhece alguém que emagreceu com esta dieta, será que ela apenas perdeu peso? Em caso afirmativo, esta pessoa não emagreceu e muito provavelmente, apenas perdeu massa muscular.

Enfim, eu e milhares de outros profissionais estamos alertando. Esta não é uma dieta que traga resultados de verdade ou que seja segura. Existem milhares de outras formas, saudáveis e sustentáveis de perder peso, sem terapias malucas, muito mais baratas e que farão sua saúde melhorar exponencialmente. Mas para isso, você precisa estar disposto (a) a ser disciplinado (a) e focado (a). A escolha é sua! Bons treinos!

Referências:
Birmingham CL, Smith KC. Human chorionic gonadotropin is of no value in the management of obesity. Can Med Assoc J. 1983.
Lijesen GK The effect of human chorionic gonadotropin (HCG) in the treatment of obesity by means of the Simeons therapy: a criteria-based meta-analysis. Br J Clin Pharmacol. 1995.
Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) em relação à utilização da Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) para tratamento da obesidade. 2012

  1. SARAH KARENINE PAES RIBEIRO PROENCA

    Não sei porque se cria tanta resistência a um tratamento tão simples, talvez pq ele seja eficiente e exista uma industria que se beneficia da obesidade. Um médico que rejeita um tratamento como esse e não procura conhecer melhor sua possível eficácia mas aceitar q o seu paciente faça uma redução de estômago que traz tantas consequências drásticas a saúde.
    A dieta do hcg, ou melhor, o protocolo do DR Simeons não é uma falácia, sou a prova disso. Mas o HCG realmente não emagrece, o que emagrece é a dieta, o hormônio apenas dá um suporte, o q emagrece é essa dieta q realmente é pesada mas que vai direto na gordura e não na musculatura como afirma o texto, não perdi musculo e nem fiquei apenas na perda de líquido como ocorre com outras dietas, perdi foi gordura no figado, coração e abdomem. A dieta tb não lhe reeduca, ou seja se vc continuar comendo mal, no fim da dieta vc vai voltar a engordar, mas se fizer uma dieta acompanhada COM MÉDICO E NUTRICIONISTA, PRINCIPALMENTE PARA UMA VIDA REGRADA E ATIVA NO PÓS DIETA, VC SERÁ MUITO FELIZ.
    A dieta HCG é difícil mas eficaz, desde que seja bem orientada e acompanhada e que após a perda de peso vc inicie uma reeducação alimentar. Alguns pacientes não aguentam mais dietas q não vingam passadas por nutricionistas ou que prendem vc eternamente a esse profissional, com resultados minusculos. E bainda em situações de emergência, ter que ficar meses na fila da cirurgia de redução de estômago em que vc fica magro e doente para o resto da vida, por conta dos inúmeros efeitos colaterais.
    Aconselho que leiam a obra do Dr Simeons, estudem se informem e sigam o seu protocolo.

    • Muito bom sua justificativa Sarah… estou lendo a respeito pois pretendo começar essa dieta. Vc tem algum blog com mais informações. parabéns!

    • Concordo com vc. Tbm fiz o protocolo do HCG e perdi gordura e não massa muscular o que foi comprovado por avaliações de biopedancia antes e após a dieta.

      • O legal de se ver é que,
        a gente testa protocolos específicos nas universidades, lança artigos internacionais, ve que o que funciona é a redução calorica e não o ”famosinho” hcg, e tem gente que acredita que é por causa de uma coisa insignificante que muda sua composição corporal, é simples, apenas de mudar hábitos você muda totalmente, a perda com hcg chega a ser nula, o ganho chega a ser alto por parde dos médicos que prescrevem, o problema de brasileiros é que a maioria quer algo magico que façam mudar, por exemplo: se eu der uma dieta balanceada a alguém com capim e essa pessoal emagrecer x kilos, vai dizer que o capim ajudou,
        mas antes de despedir-me tenho uma pergunta: se o hcg ajudou tanto, onde fisiologicamente o hcg atua para reduzir peso ? me expliquem ae, nem doutores de verdade acha algo relacionada, o bom é que vocês me explicando já podem tirar seu titulo de doutora e lecionar em grandes universidades, porque estão sabendo muito pelos comentários acima…

        • Muito bem Henrique. Parece que voce e bem entendido no assunto nao e mesmo? Pois bem, diz para todos aqui sua formacao curricular para ser comparada com a do Dr Lair Ribeiro que recomenda o HCG.

          • ao contrario de muitos aqui, minha especialidade é a área na saúde (sou educador físico/nutricionista/tenho 3 especializações e atualmente sou mestrando na icb1sp), não querendo ser o dono da verdade, mas estudo de 4-6 em média por dia e sei muito bem os resultados apresentados por tal método, ao contrario de muitos, posso garantir que os estudos estão levando o hcg para uma intervenção nula, sendo o conteúdo da dieta o maior modificador de composição

    • Muito bom, obrigaDA

    • Eu fiz a dieta do Hcg e tive uma grande perda de peso,perdia em média 500 gramas por dia,ótimos resultados

    • FIZ E RECOMENDO,VOU FAZER OUTRO PROTOCOLO AGORA POIS EU JOGUEI NO LIXO O MEU TRATAMENTO EU EMAGRECI 18 KG COM O PROTOCOLO 40 DIAS .

  2. Descordo totalmente com essa matéria . Pelo fato de está fazendo a dieta do HCG e em 16 dias ter perdido 6,7kg e 15cm de abdômen . Descordo mais ainda quando vejo pessoas leiga no assunto dizendo que a dieta do HCG se resume em dieta de 500 calorias por dia . PARA QUEM NÃO SABE (como o autor da matéria ) existe outras dietas para se fazer durante o uso do HCG , a minha dieta mesmo ela é um pouco mas restrita mas com toda a certeza ela PASSA DE 500 calorias por dia . Inclusive na minha dieta se pode comer ; bacon , linguiça queijo … então antes de escrever algo tão errado poderia ter feito uma pesquisa ,ter ido em alguns médicos aonde é feito esse tratamento e perguntado a eles como e feito #ficaadica . Acredito que quem escreveu essa matéria leu as matérias de 2014/2015 que foi mais ou menos quando essa dieta “estourou ” aqui no Brasil .

  3. Fazendo o uso do HCG e tomando anticoncepcional, coro o risco de engravidar?

  4. Gastei 1300 reais por 40 dias de HCG. Não adiantou NADA. A dieta é muito difícil. E se vc conseguir fazer essa dieta não precisará tomar HCG. Simples. Pra mim os médicos ganham $$$ com isso. Se não faz dieta não emagrece. Depois não tira o apetite absolutamente. Uma porcaria !!!!

    • DESCULPE MAS DISCORDO DE VC SIMONE,E UMA UNIAO DE FATORES POIS SE VC COMER ALGO FORA DO INDICADO SAO 4 DIAS SEM PERDA DE PESO.E EFICIENTE SIM EU EMAGRECI 18 KG ALEM DE NAO TER FLACIDEZ.

  5. Oi galera qual o melhor HCG injetável para usar? Aparece muito HCG veterinário ele serve?

  6. A Dieta HCG mudou completamente a minha vida, ela é maravilhosa. Gostaria que pessoas estudassem mais ela para poder falar com propriedade sobre o assunto…é triste ver que pessoas podem desistir dela por artigos assim, pessoas que querem se matar, pessoas que o casamento estão acabando por isso…essa dieta é maravilhosa gente. Por favor quantas coisas que não tem base científica funcionam…MUITAS. A indústria de remédios não permite que esses artigos cheguem a tona, acordem por favor!!!

  7. Infelizmente pra mim, tb não está resolvendo. Estou na metade do ciclo, fazendo uso do HCG injetável e seguindo todas as recomendações e a dieta. Tirando os 2 primeiros dias, que pode comer a vontade, os outros estão sendo difíceis. Muitas dores de cabeça, fraqueza, sinto fome e vontade de comer tb, estou ficando irritada por qq coisa e pior é que não emagreci nadinha e muito menos perdi medidas. Preciso perder uns 30 quilos e estava com esperança que esse método me ajudasse, mas até agora, só gastei dinheiro, passei fome e raiva. Não sei se é pq tomo anticoncepcional e ele corta o efeito do HCG ou por outro motivo. Mais alguém que faça uso de anticoncepcional e tenha feito a dieta? Deu ceto?

  8. Esperar o Belviq ser liberado no Brasil vai ajudar muito a conseguir segurar a dieta do HCG. To no aguardo. Não consigo fazer dieta mas com ele vai ser fácil…

  9. o hcg funciona e é real eu perdi 11 kg em um mês fiz a dieta com acompanhamento de um nutrólogo, e o emagrecimento é de gordura, não há perca de massa muscular, pois fiz a bioimpedância durante o acompanhamento e mostrou claramente a perca de gordura, a questão das 500 klc é que o hormônio só funciona com a baixa ingestão calórica, e ninguém sente fome não, pois a gordura passa a ser utilizada como fonte de energia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend