fbpx
Pesquisar
Griffonia Simplicifolia

Griffonia Simplicifolia: Para que serve, Benefícios, se emagrece e como tomar

A Griffonia Simplicifolia tem sido usado com sucesso para ajudar a combater e tratar depressão, ansiedade, insonia e até enxaqueca. Mas será que ajuda emagrecer também? Veja agora!

O que é?

A planta Griffonia Simplicifolia é também conhecida apenas por griffonia, ela é uma erva natural do continente africano principalmente Gana e Costa do Marfim.

É um arbusto que pode chegar a 3 metros de altura, tem casca escura e flores verdes.

É uma erva muito utilizada na forma de chá pela população africana no tratamento de diversos distúrbios gastrointestinais como diarréias e vômitos.

Para que serve a Griffonia Simplicifolia:

A Griffonia é uma planta usada a muito tempo para tratar de problemas do trato gastrointestinal, como:

  • diarreias,
  • constipação,
  • dores de estômago,
  • vômito,
  • náuseas

Também é um potente afrodisíaco.

Suas folhas são usadas para tratar feridas e crises renais.

Hoje as sementes também são usadas como suplemento.

O Suplemento mais conhecido no mercado que possui todos os seus benefícios, é suplemento 5 HTP, leia nesse artigo completo para tirar mais dúvidas sobre esse suplemento.

Ficou comprovado que as sementes são ricas em triptofano que é um aminoácido precursor da serotonina, a serotonina por sua vez é responsável pela sensação de felicidade e prazer.

Funções dos seus componentes:

Neurotransmissor:

O 5 HTP tem função de neurotransmissor responsável pela regulação do humor e das emoções.

Produção de Beta-endorfina:

O 5 HTP também aumenta os níveis séricos de beta- endorfina que é uma célula responsável por minimizar as dores com efeito analgésico.

Produção de melatonina

O 5 HTP é precursor na síntese da melatonina, a melatonina é o hormônio responsável por ajustar o corpo para o sono diminuindo a pressão sanguínea, reduzindo o processo de digestão e enviando ao corpo um sinal de que é hora de dormir.

 Produção de serotonina:

O 5 HTP também é precursor na síntese de serotonina, que é o hormônio responsável por regular a saciedade e pela sensação de prazer, ou seja, produz no corpo a satisfação não apenas de comida.

5 HTP é o precursor imediato para a serotonina, que é um neurotransmissor que regula o humor e emoções.

Benefícios:

1 – Combate à depressão:

As sementes utilizadas para a fabricação das cápsulas de Griffonia são ricas em  5 HTP que é a forma do triptofano no organismo. É a partir dele que a serotonina é sintetizada, e a serotonina é a responsável pelo prazer.

Essa sensação de prazer é responsável por diminuir os sintomas da depressão.

2 – Combate a ansiedade:

O 5 HTP também age nas atividades cerebrais reduzindo quadros de ansiedade, ainda não é conhecido o mecanismo responsável por essa atuação mas seus efeitos são comprovados por estudos.

3 – Combate à obesidade:

Por promover a síntese de serotonina o suplemento de Griffonia também ajuda no combate a obesidade.

A serotonina é um hormônio responsável pelo controle da saciedade e do apetite, sendo assim com um aumento da serotonina a saciedade é alcançada com menor quantidade de alimento.

Outro ponto é que a ansiedade pode ser responsável pelo aumento de peso causado pelo excesso de ingestão calórica e com a redução da ansiedade é mais fácil controlar a alimentação.

4 – Combate à enxaqueca:

Alguns estudos sobre a eficácia da Griffonia no tratamento de enxaqueca revelaram que mais de 70% dos pesquisados mostraram diminuição da intensidade da dor, a duração das crises e maior intervalo entre os episódios.

5 – Combate à insônia:

O 5 HTP aumenta os níveis de melatonina no organismo ajudando a restabelecer o equilíbrio do corpo quanto ao reconhecimento do período do sono.

Alguns estudos mostraram que uma dose diária de 2 cápsulas de 5 HTP é suficiente para aumentar os níveis de melatonina no organismo e ajustar possíveis distúrbios do sono.

6 – Emagrece:

O 5 HTP presente no suplemento de Griffonia Simplicifolia tem ação direta na produção de serotonina e consequentemente no controle da saciedade, com maior saciedade o consumo calórico é reduzido.

A Griffonia não tem nenhum componente que tenha relação direta com a perda de peso, como por exemplo termogênicos, porém como atua na saciedade e na redução da ansiedade esse fitoterápico pode influenciar no processo de emagrecimento indiretamente.

É sabido que em muitos casos a ansiedade é responsável pelo aumento na ingestão calórica que acaba sendo bem superior às reais necessidades do organismo e assim causa ganho de peso.

Suplemento de Griffonia Simplicifolia

Apesar de ser possível encontrar a folha da Griffonia Simplicifolia em farmácias e lojas de produtos naturais no Brasil a fórmula mais encontrada da Griffonia Simplicifolia é como suplemento.

Nesse suplemento está presente o extrato da semente dessa erva na forma de 5 HTP que é a forma do aminoácido triptofano antes dele se converter em serotonina.

O uso do suplemento é indicado para pessoas com problemas de enxaqueca, insônia ou ansiedade.

Não é necessário apresentar receita médica para comprar esse produto, porém é recomendado a orientação de um médico antes de iniciar o uso desse suplemento.

Posologia:

A forma de usar a Griffonia varia de acordo com o tipo escolhido, se optar pelas folhas então o ideal é fazer um chá, este chá é muito utilizado para o combate a dor de cabeça recorrente.

Ferva um litro de água e coloque oito folhas dentro e espere quinze minutos antes de ingerir. Deve ser consumido no máximo 3 vezes ao dia.

As cápsulas são fabricadas a partir das sementes da Griffonia e devem ser ingeridas 1 cápsula (50 mg) 4 vezes ao dia.

Efeitos colaterais:

Griffonia Simplicifolia não causa efeitos colaterais se usado de forma correta, mas quando usada em excesso sintomas como náuseas, gases,vômito, diminuição da libido e sonolência podem aparecer.

Contraindicações:

O uso da folha ou do suplemento de Griffonia não é recomendado para pessoas que tenham alergia a qualquer componente.

Também é contraindicado para pessoas que fazem uso de antidepressivos pois juntos os efeitos podem ser contrários.

Pessoas que fazem uso de medicamento controlado deve conversar com um médico antes de iniciar o tratamento.

Pessoas em tratamento farmacológicos também precisam se certificar de que não há interação entre os medicamentos.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *