Página Inicial » Frutas » Graviola, auxilia no emagrecimento e controle da pressão arterial

Graviola, auxilia no emagrecimento e controle da pressão arterial

Inúmeros são os benefícios da graviola, e nesse artigo destacamos 4 deles. Conheça também suas propriedades e porque ela auxilia no emagrecimento.

graviola benefícios para que serve propriedades

 

Tudo nessa planta pode ser aproveitado. Na região andina, no Peru, as raízes e as folhas são utilizadas para combater o diabetes e suas sementes têm propriedades antiparasitárias. A graviola também recebe outros nomes como coração de rainha, jaca de pobre, araticum, entre outros. Dessa fruta também é possível extrair o óleo da graviola que oferece propriedades antibactericida e ajuda no tratamento insônia, nervosismo, asma, calafrios e febres segundo o uso popular. Ele também é usado na indústria de cosméticos em cremes, bálsamos e loções ajudando a aliviar coceiras e sintomas de psoríase.

O que é a graviola

A fruta é grande e possui formato ovalado que quando se parte ao meio parece um coração. A sua polpa é de cor branca e de sabor agridoce suave. Já a sua casca é de cor verde e com pequenos espinhos com pontas arredondadas.

Propriedades da graviola

Em 100 g encontramos apenas 62 calorias, possui 0,8 g de proteínas e 1,9 g de carboidratos. Ela oferece outros nutrientes muito importantes para a saúde como os minerais manganês, o cálcio, o potássio e o magnésio e vitaminas como a B1, B2, B6. Fornece boas doses de fibras e com toda essa composição é vista como coadjuvante no processo de emagrecimento.

Benefícios da graviola

Previne o câncer
Bem, existem muitas novidades a respeito da graviola, espalhadas pela internet, sobre o seu poder de cura do câncer. Só que, segundo uma revista virtual publicada pelo INCA, houve uma comprovação científica de que a graviola possui uma substância anticancerígena, mas não ocorreram testes, nem em animais nem em seres humanos. Portanto, não há exatamente uma comprovação de que essa fruta ajude na prevenção do câncer.

Essa substância é a acetogenina. Ela é um ácido graxo de cadeia longa que apresenta inúmeras propriedades biológicas: pesticida, imunossupressora, antimicrobiana, antiparasitária. Além de possivelmente agir impedimento a proliferação de células cancerígenas, também podem inibir células que apresentam resistência a certos grupos de fármacos.

Graviola no emagrecimento
As fibras presentes na graviola confere sensação de saciedade prolongada e assim, evita que você coma mais. Outro benefício que a presença de fibras traz para a perda de peso é o fato de evitar a formação dos picos de insulina, principal responsável pelo acúmulo de gordura localizada. Além disso, a fruta tem poucas calorias, por isso você pode colocá-la no cardápio sempre que quiser. O chá das folhas da graviola também pode ajudar na perda de peso.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Pele mais bonita
A graviola é rica em vitamina C, um excelente agente desintoxicante que melhora a saúde com um todo, inclusive a da pele. Por causa da sua ação antibactericida, ela também pode ajudar quem tem problemas como acne e furúnculos, diminuindo a proporção deles. É rica em antioxidantes como os flavonoides, polifenóis e saponinas que combatem os radicais livres principais responsáveis pelo envelhecimento.

Para quem tem hipertensão
Por conter um alto teor de potássio, a graviola é uma fruta importante para controlar os níveis de pressão arterial, tanto de pessoas saudáveis quanto daquelas portadoras de hipertensão. Estudos mostram que quando há uma elevação dos níveis de potássio no plasma sanguíneo a pressão tende a cair cerca de 2 a 3 mmHg. Um bom exemplo é a Dieta Dash, uma dieta voltada para hipertensos, na qual a base são os alimentos ricos em potássio. Também possui ação antiespasmódica que relaxa a musculatura lisa e reduz o ritmo cardíaco sendo ideal para quem tem taquicardia ou arritmias.

Como consumir a graviola

A graviola pode ser consumida em sua forma natural (mais recomendada) como fruta, na forma de sucos com a adição de água, cápsulas e também em forma de chá. Para ser a quantidade correta, o ideal seria consultar um profissional no caso da ingestão em forma de cápsulas ou chás. O ideal é comer ½ unidade da fruta, o que corresponde a uma porção.

Contraindicações
Ela é um pouco ácida, portanto, pessoas que tenham gastrites, úlceras, esofagite, cortes da região bucal não devem consumir a graviola ou, pelo menos, ingerir em porções menores e sob a orientação do nutricionista, gastroenterologista ou nutrólogo. Gestante também devem evitar a fruta por conta do risco de aborto.

Referências:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/e5f2fa004eb692fc881c9af11fae00ee/12_social.pdf?MOD=AJPERES
LIMA, L.A.R.S. et al . Avaliação da atividade citotóxica das sementes de Annona cornifolia A. St.-Hil. (Annonaceae). Rev. bras. plantas med.,  Botucatu ,  v. 14, n. 4, p. 629-634,   2012 .  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722012000400009&lng=en&nrm=iso access on  29  July  2015.  Dx.doi.org/10.1590/S1516-05722012000400009.

Sobre Calila Galvao

Leia também

Suco de uva integral emagrece? Veja todos os seus benefícios e propriedades

O suco de uva integral se consumido moderadamente pode ser um aliado do emagrecimento, além …

Tamarindo: Todos os seus benefícios, propriedades e como consumir

Por ser rico em ferro o tamarindo é um forte aliado contra a anemia, além …

  1. Boa noite, acho interessante as matérias que vocês postam e esta sobre a graviola me chamou atenção. No entanto, a fruta que vocês mostram não é da graviola, esta fruta é atemóia, um híbrido entre cherimóia e a ata. Claro que todas elas pertencem a mesma família, família das anonáceas, por isso podem ser confundidas. Sou Engenheira Agrônoma.
    Parabéns pelas matérias.

  2. Muito interessante este artigo sobre a graviola. Me apareceu um
    certo aceleramento dos batimentos cardíacos e fiquei preocupado, atribuindo-os ao uso da graviola. Agora vejo que é o contrário. Ela ajuda no tratamento da taquicardia e na pressão arterial. Muito bom seu trabalho. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!