Página Inicial » Suplementos » Glucosamina E Condroitina – veja a importância destas substâncias!

Glucosamina E Condroitina – veja a importância destas substâncias!

Sua funcionalidade depende de uma série de fatores. Veja neste artigo, como a glucosamina e a condroitina são importantes para este objetivo!

Glucosamina e Condroitina

No corpo humano existem as cartilagens, tendões, ligamentos e líquido chamado de sinovial, que serve para lubrificar as articulações e reduzir o impacto. Quando começam a aparecer problemas na cartilagem ou mesmo na lubrificação, começam a surgir dores em locais como os ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. Esta é a origem de grande parte dos problemas articulares!

Isso normalmente ocorre por alguns fatores como a prática de esportes e modalidades de maneira inadequada, sobrepeso, movimentos incorretos durante os exercícios, doenças como a artrose ou a artrite, ou mesmo as tendências genéticas. Para realizar a prevenção ou tratamento desse tipo de dor, podemos usar suplementos como a glucosamina e a condroitina, que tem um importante papel em nosso metabolismo.

Essas substâncias estão naturalmente presentes no corpo, entretanto, quando ocorrem dores agudas, muitas vezes, a causa é a falta destas. Isso faz com que os tecidos das cartilagens se torne menos espesso e mais frágil, o que pode causar dores, tensão e rigidez. É neste momento que a suplementação da glucosamina e da condroitina pode ser mais efetiva!

Leia também: Colágeno – Proteína que rejuvenesce

A glucosamina pode ser obtida em formas variadas, mas o sulfato é o mais eficaz, porque ele estimula a produção de cartilagem de maneira mais acentuada e concentrada.

Algumas versões deste suplemento contêm uma substância denominada MSM (Metil Sulfonil Metano). Esta substância contém enxofre, e é responsável pela flexibilidade dos ligamentos e também dos tendões, sendo assim, é vantajoso adquirir um produto que também possua o MSM em sua composição.

Glucosamina E Condroitina – Dúvidas Frequentes

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Assim como todo suplemento, existem algumas dúvidas frequentes com relação a essas substâncias, por isso, separamos as mais frequentes para que você possa entender mais sobre a glucosamina e a condroitina.

A glucosamina e a condroitina engordam?

Uma dúvida bastante comum é se estas substâncias provocam ou não o ganho de peso. A resposta é não, elas não engordam, pois são de baixa caloria e também não influenciam na área hormonal.

Essas substâncias têm efeitos colaterais?

Como são naturais, a glucosamina e a condroitina não possuem efeitos colaterais significativos. Entretanto, como normalmente são feitas com carapaça de mariscos, quem tem alergia a mariscos deve evitar o produto. Tirando este fato, os únicos efeitos colaterais já atestados foram náuseas, flatulências e mal-estar digestivo.

Esse tipo de suplemento é eficaz?

Ambas as substâncias já foram testadas em pesquisas na Bélgica e existem resultados que comprovam sua eficácia. Inclusive, em uma das pesquisas foi constatado que esse suplemento mantém o espaço entre os ossos, o que evita o desgaste e, consequentemente, as dores.

Leia também: Os melhores suplementos para ganhar massa muscular

Qual a dosagem que devo tomar de Glucosamina E Condroitina?

Normalmente, os dois componentes são vendidos juntos, mas, caso a ingestão das substâncias seja realizada separadamente, podem ser ingeridas em doses diferentes.

A sugestão para osteoartrite é a ingestão de sulfato de glucosamina em doses de 1500 mg uma vez ao dia, ou 500 mg 3 vezes ao dia. Caso o uso seja para situações mais específicas, como a temporo-mandibular, a indicação é de 500 mg 3 vezes ao dia.

Já o sulfato de condroitina, se for utilizado para osteoartrite, a dosagem deve ser de 200 a 400 mg duas ou três vezes ao dia, ou uma dose única de 1000 ou 1200 mg. Também podem ser encontrados cremes com glucosamina e condroitina, nesses casos, podem ser considerados eficazes 50 mg/g de condroitina e 30 mg/g de glucosamina.

O que fica claro é que usar a glucosamina e a condroitina pode ser extremamente vantajoso, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento. Até porque, quem sente dores nas articulações sabe o quanto elas são intensas e o desconforto que elas provocam. Sendo assim, seja você um atleta, uma pessoa que já sofre com esse tipo de dor, ou mesmo se você tem uma predisposição genética a essas dores, a suplementação de tais substâncias pode ser a melhor opção para melhorar seu quadro!

Leia também

SomaPro Woman (Somatodrol Feminino) – Para que serve e como tomar

O suplemento Soma Pro Woman funciona? É bom mesmo? Veja agora uma resenha completa, além …

Somatodrol – Para que serve, como tomar, preço e onde comprar

O suplemento Somatodrol é bom mesmo? Faz mal? Essas e outras perguntas como: seus benefícios, …

  1. Maria Wdenilze Rios Cosson de Oliveira

    Adorei a matéria falando sobre a glucosamina sulfato e tbem sulfato de condroitina.
    Sofro com dores e fui diagnosticada com artrose
    E fiquei bem feliz pq meu médico receitou esses medicamentos que são efervescentes e estou me dando muito bem.

  2. Pelo que pesquisei e entendi até o momento, os estudos clínicos teriam demonstrado que a eficácia desta associação é maior em pacientes que ainda tem tecido cartilaginoso na articulação e menor (ou nulo) em paciente com pouco ou nenhum tecido cartilaginoso na articulação. Ou seja, a associação não seria eficaz se o intuito for gerar nova cartilagem a partir do osso. Seria eficaz para gerar cartilagem a partir da cartilagem préexistente. Alguns médicos ainda não compreendem bem esse aspecto e acabam considerando sua eficácia “duvidosa”. Entendo que a eficácia existe no tratamento preventivo. Recomendo também ver sobre Cloreto de Magnésio. Barato e eficaz. Saúde!

  3. Faço uso desse suplemento pq sou portadora de Artrose nós joelhos. Espero melhorar
    Obrigada,
    Mila Jacó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!