Página Inicial » Emagrecimento » Glucomannan – Para que serve, bula e será que emagrece?

Glucomannan – Para que serve, bula e será que emagrece?

O Glucomannan tem apresentado vários benefícios para saúde além de emagrecer. Mas precisa ser ingerido corretamente. Veja como, seu preço e onde comprar.

Glucomannan emagrece?

O glucomannan é uma fibra natural extraída de uma planta asiática. Ela possui propriedades muito benéficas para o organismo e é utilizada no tratamento de diversas doenças.

A fibra também tem sido utilizada em forma de suplemento para quem quer emagrecer, já que ela tem a capacidade de absorver a água e se transformar em uma espécie de gel que ajuda a eliminar o excesso de gordura no corpo.

O glucomannan já era utilizado na medicina há muito tempo, mas hoje em dia se popularizou como emagrecedor natural. Além de ajudar a emagrecer, ajuda a controlar a quantidade de glicose no sangue.

Para que serve o glucomannan?

O glucomannan tem diversas funções no organismo. Uma delas é diminuir a quantidade de LDL no sangue. A fibra também diminui a quantidade de triglicérides, mas segundo estudos, não exerce nenhuma função no HDL, ou seja, não altera a sua quantidade, ao contrário de alguns alimentos que diminuem o LDL e aumentam o HDL.

A fibra também serve para combater a prisão de ventre, e também pode ser utilizada para aliviar os sintomas das dores abdominais de quem tem esse tipo de problema.

Também serve para prevenir o envelhecimento precoce das células, já que possui substâncias antioxidantes. A fibra também possui substâncias anti-inflamatórias, que ajuda a prevenir a artrite e artrose.

Outros estudos sugerem que o glucomannan pode ser benéfico no tratamento / prevenção do Diabetes. Apesar de ele não apresentar nenhum efeito direto sobre a doença, a fibra ajuda a diminuir a quantidade de glicose que é absorvida pelas células, sugerindo assim que poderia ser um preventivo natural para a formação da doença. No entanto, não há dados científicos suficientes que possam provar isso.

Os benefícios do glucomannan

O glucomannan serve como uma espécie de alimento para as bactérias da flora intestinal natural, garantindo assim que haja proliferação de bactérias que protegem nosso sistema imunológico;

  • O consumo regular pode prevenir a formação de doenças cardíacas;
  • Cientificamente comprovado como um emagrecedor natural;
  • Pode ser utilizado no tratamento de doenças e problemas de saúde relacionados ao sistema respiratório, como asma, bronquite e tosse;
  • Também é utilizado para o tratamento da pele;
  • Alguns estudos sugerem que o glucomannan pode ser um preventivo contra a formação de alguns tipos diferentes de câncer;
  • Ajuda a rejuvenescer o corpo, já que possui propriedade antioxidante;
  • Melhora o funcionamento da tireóide e previne a formação de doenças na região

O glucomannan ajuda a pessoa a emagrecer?

O glucomannan ajuda a pessoa a perder peso por dois motivos. Primeiro porque a fibra ajuda a absorver a água em excesso no organismo que causa sensação de inchaço.

Segundo porque ela é responsável por diminuir as quantidades de açúcar e colesterol que são absorvidas pelo corpo através da alimentação.

Por diminuir a quantidade de açúcar que é absorvido pelo corpo, o glucomannan evita que se formem picos de insulina, que fazem a pessoa sentir necessidade de comer mais alimentos gordurosos.

Consequentemente, os picos de insulina fazem com que a pessoa ganhe mais peso, já que a maior parte da gordura proveniente dos alimentos vai para os tecidos de reserva.

Estudos já realizados sugerem que o consumo regular do glucomannan pode fazer com que a pessoa perca cerca de um quilo por mês.

Os mesmos estudos apontam que cerca de 4 gramas por dia da fibra ajudam a reduzir o peso, especialmente de pessoas que estão com o peso acima da média. Embora não existam dados científicos suficientes para comprovar a eficácia do glucomannan nesse sentido, acredita-se que a redução de peso se deve ao fato de ele reduzir o apetite.

Bula e Como tomar

O recomendado antes de tudo, é seguir orientação profissional para avaliar suas reais necessidades e a dosagem de acordo com sua individualidade.

Já os fabricantes do glucomannan, informam na bula para se consumir a substância duas vezes ao dia, sendo que a primeira dose deve ser antes do almoço e a segunda antes do jantar, ou antes das principais refeições que você fizer durante o dia.

glucomannan 500mg e 1200mg

Os fabricantes do glucomannan em embalagens de 60 doses com 500mg cada cápsula, indicam o o consumo 3 vezes ao dia, antes  das principais refeições (café da manhã, almoço e janta). Ingerir sempre tomando 2 copos de água, para ajudar na digestão das fibras.

O glucomannan costuma ser vendido também em embalagens com 60 cápsulas, de 1200 mg cada cápsula. O consumo deve durar um mês. Nessa dosagem, não use mais do que duas cápsulas por dia, já que o aumento diário não irá promover um emagrecimento mais rápido. Sempre ingerindo 2 copos de água junto a cada cápsula.

Por outro lado, o ideal é que você consuma a fibra em pó ao invés dos comprimidos e cápsulas, já que a absorção da água começa antes mesmo de a cápsula chegar ao intestino. Isso pode causar alguns efeitos colaterais ligados ao sistema respiratório.

Sendo assim, use a recomendação de acordo com o fabricante do produto, sempre diluindo a fibra em uma boa quantidade de água para evitar futuros problemas.

Qual o preço? Onde comprar?

O glucomannam tem seu preço médio em torno de R$40,00 as embalagens de 60 cápsulas, com 1200mg cada cápsula. Para comprar pelo melhor preço em uma farmácia de manipulação de confiança, clique no banner abaixo.

Comprar o Glucomannan pelo menor preço

Contra indicações e efeitos colaterais

O glucomannan não apresenta efeitos colaterais relevantes. Em alguns casos, ele causa apenas formação de gases, o que pode causar alguns desconfortos como dores na região peitoral, as famosas pontadas.

O glucomannan, apesar de natural, não deve ser consumido por gestantes ou lactantes. Idosos e crianças também devem evitar o seu uso, a não ser em casos de recomendação médica.

Caso você já faça uso regular da fibra, deverá parar de consumir caso passe por uma cirurgia de qualquer natureza. O recomendado é que o uso seja suspenso duas semanas antes do procedimento.

O glucomannan é eficiente no processo de emagrecimento porque absorve uma boa quantidade de água no organismo.

Contudo, para que ele funcione corretamente, é importante que ao ingerir o glucomannan a pessoa ingira água junto. Caso contrário, a fibra poderá endurecer ao ser ingerida e não cumprir com a sua função. Pelo contrário, ela pode gerar alguns efeitos colaterais que podem levar até a casos de insuficiência respiratória (em um grau mais leve).

É preciso sempre seguir a recomendação do fabricante. Nunca ingira mais do que o recomendado. Se você exagerar na quantidade, tanto da fibra quanto da água que deve ser ingerida junto, poderá criar uma grande massa que ao invés de ajudar a emagrecer poderá causar alguns danos na parede intestinal.

Por isso é recomendado que a quantidade de água seja sempre maior do que a quantidade do glucomannan, mas também não exagere na água. O ideal é manter um equilíbrio entre os dois seguindo sempre a recomendação de uso.

Deixe seu depoimento

Já tomou ou ainda está tomando o glucomnnan e quer deixar seu depoimento a respeito dos resultados dessa subatância? Por favor utilize a área de comentários logo abaixo para deixar seu relato. Faça perguntas se ainda restar dúvida e veja os relatos de quem já tomou!

Referências:
Keithley, Joyce K. et al. “Safety and Efficacy of Glucomannan for Weight Loss in Overweight and Moderately Obese Adults.” Journal of Obesity 2013 (2013): 610908. PMC. Web. 24 Nov. 2017. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3892933/

Leia também

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. …

Quais esportes queimam mais calorias?

O gasto calórico de um determinado esporte, é um dos fatores que atraem as pessoas. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!