Página Inicial » Musculação e Suplementação » A Furada do “Projeto de Verão”

A Furada do “Projeto de Verão”

Troque o “projeto verão” pelo estilo de “projeto vida”, seu corpo e sua saúde agradecem! Não siga a boiada e nem seja manipulado por publicidades enganosas que prometem corpos esculturais em 2 meses.

Uma cena bastante comum nestes meses que antecedem as festas de fim de ano e a temporada de praia é ver pessoas postando nas redes sociais ou falando em rodas de amigos sobre os famosos “Projetos de Verão”. Estes “projetos” acontecem apenas em detrimento da estética e seu único objetivo é exibir um “shape” melhor na praia. Confesso a vocês que chego até a sentir calafrios quando vejo algo assim, meu coração falseia e sinto que a vida não faz sentido. Sem brincadeiras ou melodrama digno de novelas mexicanas, acredito que estes “projetos” são invenções midiáticas com o intuito de vender a falsa ideia que pode-se alcançar o tão sonhado corpo em três meses de treino e dieta. Culpa de uma sociedade imediatista, que quer resultados rápidos e sem esforço contínuo. Costumo dizer que se alguém descobrir uma maneira saudável de ter um corpo legal sem grandes esforços, esta pessoa será a mais rica do mundo em poucos meses, pois esta é com certeza a procura mais incessante de nossa sociedade. E isso tudo fica claro com a chegada do verão, onde os corpos e todos os excessos do ano ficarão a mostra para quem quiser ver. Com isso os “projetos/milagres de verão” ganham força e adeptos.

Para ilustrar melhor o por que acreditar que um projeto de verão de 3 ou 4 meses vai salvar seu “shape”, te faço a seguinte indagação, quanto tempo você demorou para deixar seu corpo do jeito que esta agora? Você adquiriu 12 quilos em uma semana? Você aumentou seu percentual de gordura em poucas semanas? A não ser que você tenha alguma doença metabólica, creio que a resposta seja não. Por isso, por quais cargas d’água você acredita que seja possível perdas enormes de peso e gordura em curtíssimos períodos de tempo? Segundo Robergs (2002) perdas de peso de mais de 1,5 a 2,5 Kg por semana não são aconselháveis e nem tem respaldo fisiológico para que o corpo a suporte por maiores períodos de tempo. Os estoques de gordura corporal também tem um tempo útil de pelos menos 4 semanas para ter uma perda significativa. É importante ressaltar que estou falando do método seguro, onde sua saúde não está sendo colocada em risco e seu corpo terá o tempo para se adaptar a sua nova morfologia. Se para perder peso, existe um tempo útil que deve ser respeitado, para a hipertrofia então, nem se fala. Para ganhos significativos de massa magra, são necessários pelo menos 6 meses de treino sério e dieta, além de uma genética privilegiada. O problema é que estes resultados, mesmo com disciplina e bem executados, não vão te dar um corpo de dar inveja.

Nesta época também é bastante comum encontrarmos produtos, metodologias e dietas que prometem milagres praticamente instantâneos. Volto a indagar, se este método funciona, por que todas as pessoas obesas não o fazem? Por que os governos não disponibilizam para todos, afinal se gastam quantias bilionárias todos os anos em saúde pública, decorrentes da obesidade e de seus males? Na verdade algumas pessoas defendem algumas dietas e métodos, dizendo que de fato trazem resultados. O problema é que todas elas se baseiam na restrição radical de calorias ou de nutrientes, o que além de ser insustentável a longo prazo, pode trazer complicações para sua saúde.

Enfim, acreditar que em 3 meses você irá consertar o que fez de errado durante toda uma vida não passa de mera tolice. Se você quer realmente montar um projeto de verão consistente e que priorize sua qualidade de vida e saúde, que tal fazermos um projeto para o verão de 2014/2015? Em caso afirmativo, pode contar com meu apoio.

Referências:

Robergs, Robert A. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício: para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo, Editora Phorte, 2002.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

como tomar creatina

Creatina – O que é, para que serve, efeitos e como tomar

Quer saber para que serve a creatina? Se ela faz mal ou engorda? Como tomar …

Creatina Universal (200g) – Como tomar, seus resultados e preço

A creatina da Universal Nutrition é comercializada em embalagens de 200g, 300g e 1kg em pó. …

  1. E então professor tenho 54 anos faço em março 55 estou com 76,4kg, tenho 1,75m de altura e estou correndo,… não trotando cerca de 5km por dia ( 2,5km na hora do almoço e 2,5km a noitinha ) faço musculação 3 x por semana, nossa como são pesados aqueles pesos,mas nossa em 6 meses passei da barra com algumas anilhas de 1Kg/2Kg para algumas de 15kg/18kg ( de cada lado né…), nado cerca de 1000mts 1200mts por aula de 40m, e estou com uma persistente barriguinha adquirida em 30 anos de inatividade,….. é verdade depois que casei aos 24 pendurei milhas sapatilhas… e nunca mais enfrentei pista,… em futebolzinho regularmente,…. nossa e to vivo.
    Tentei voltar para a pista e logo descobri que tenho um musculuzinho na parte interna dos glúteos

  2. Olá tudo bem, sempre acompanho suas matérias é muito interessante, queria lhe perguntar o seguinte tenho a certa dificuldade de me adaptar em academias e o horários para treinar, por isso fico 3 meses em ai vou pra outra mudo o horário direto de treino, queria saber até quando isto pode me prejudicar e se tem alguma coisa haver o horário de treino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!