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Existe diferença entre alimentos e bebidas light, diet e zero? Descubra aqui!

Se você tem dúvidas na hora de escolher entre diet, light e zero, leia aqui como pode diferenciá-los e qual é melhor para cada situação.

Quando queremos emagrecer, sempre procuramos alimentos que com as denominações diet, light ou zero. As prateleiras dos supermercados são repletas deles, mas há como diferenciá-los? A resposta é sim. Cada um deles é indicado para um caso diferente, com quantidades de calorias diferentes e nem todos eles ajudam na hora de emagrecer.

Principais diferenças entre diet, light e zero

Alimentos e bebidas diet
Os alimentos denominados diet, são modificados especialmente para se ajustar a diferentes tipos de dieta ou pessoas que tenham necessidades metabólicas específicas. Não possuem açúcar, sal, glúten, proteína ou gorduras em sua composição. Por causa disso são indicados especialmente para pessoas que sofram de diabetes, hipertensão, celíacos ou outras doenças que afetem o metabolismo.

Porém, tome cuidado: este tipo de alimento pode ser ainda mais calórico do que os que contem açúcar. Portanto, não são sempre indicados para aqueles que desejam perder alguns quilinhos.

Alimentos e bebidas light
Já os produtos light, apresentam redução de pelo menos 25% das calorias de alguns nutrientes em relação aos alimentos originais, como por exemplo: gorduras, açúcares e sódio. Muito indicados para aquelas pessoas que desejam reduzir a quantidade de açúcar, gordura e sal nas refeições, porém não é sempre indicado na hora de perder peso. Isto se deve ao fato de que a redução calórica dos alimentos light quase sempre é muito pequena.

Em alimentos como a pipoca light, por exemplo, a diferença de calorias é muito pequena; a quantidade da margarina é reduzida pela metade; o sorvete também, com a diferença de que possui menos carboidratos do que o original, porém o dobro de sódio.

Alimentos e bebidas zero
O mais recente termo adotado por empresas em suas embalagens, é o zero. Ele diminui (ou elimina) a quantidade de alguns alimentos em relação aos seus originais. Se no caso, houver a isenção de açúcar, o produto apresentará uma quantidade menor de calorias. Muito semelhante aos alimentos light, descritos anteriormente, só é indicado para portadores de diabetes se ele for totalmente isento de açúcares.

Comparação entre os três tipos
Tanto o refrigerante light, como o zero tem zero caloria, porém uma quantidade muito maior de sódio. Já quando o assunto é chocolate, a diferença não é tão grande. O zero não possui açúcar, nem lactose e uma quantidade menor de carboidratos e calorias, enquanto o diet contém mais gordura e carboidrato do que o normal e pode ser até mais calórico!

Independente de qual alimento preferir consumir, é importante prestar muita atenção aos rótulos na hora da compra e na porção que será ingerida de cada um. Também vale lembrar que uma opção não exclui a outra: um mesmo alimento pode ser diet, light e zero.

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